Pita Shoarma








Desde a primeira vez que provei Pita Shoarma que queria imenso fazê-la em casa, mas não encontrava nenhuma receita que me parecesse ser a verdadeira, nenhuma das que lia pareciam ser Israelitas, eram todas demasiado portuguesas... até que um dia descobri uma receita muito interessante no fórum petiscos, tão interessante que, pelos ingredientes, me lembrava aquele saborzinho especial de uma boa Pita Shoarma. Experimentei e... era mesmo aquilo, igualzinha, saborosa, deliciosa...





Shoarma:
0,5 Kg de carne de porco em cubinhos (a receita israelita leva vaca)
1 alface (cortada em juliana)
6/8 pães pita
1 colher de sopa sumo de limão
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de banha de porco
Sal q.b.
Piripiri q.b.
Molho de alho (aconselho o Molho Shoarma caseiro, a receita está aqui)


Mistura de especiarias:
1 colher de sopa de: cominhos em pó
1 colher de sopa de: coentros em pó
1 colher de sopa de: alho em pó
1 colher de chá de: açafrão em pó
1 colher de chá de: gengibre em pó
1 colher de chá de: pimenta preta em pó
1/2 colher de chá de: paprika em pó
1/2 colher de chá de: cravinho em pó
1/2 colher de chá de: pimenta de cayenne em pó
1/2 colher de chá de: canela em pó


Preparação da mistura de especiarias:
Num recipiente, junte os ingredientes e misture-os muito bem com uma colherzinha. A quantidade de especiarias que vai render dará para duplicar a receita de Pita Shoarma. Se não utilizar tudo guarde a mistura de especiarias num frasquinho para usar da próxima vez.


Preparação do Shoarma:

1- Corte a carne em tirinhas ou em cubinhos (se a carne estiver um pouco congelada é muito mais fácil ou pode comprar carne para strogonoff que é mais prático). 
Após a carne estar cortada, coloque-a num recipiente largo, colocando 2 colheres de sopa do preparado de especiarias, que foi previamente reservado, 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sumo de limão. Envolva a carne muito bem no preparado de sumo de limão e óleo. Coloque o recipiente dentro do frigorífico, tapando-o (usei película aderente) e deixando-o lá 24h para que a carne tome gosto (sim, tem de ser mesmo 24 horas ou o sabor não será o mesmo).

2- Após as 24 horas, retire a carne do frigorífico e tempera-se com sal e picante (se preferir muito picante, eu não ponho porque sem ele já fica um pouco picante)
Coloque 1 colher de banha de porco, bem cheia, numa frigideira e deixa-se derreter, sem deixar a mesma aquecer demais. Acrescente a carne e deixe-a cozinhar em lume brando.
Paralelamente, lave 4 a 5 folhas de alface, escorra-as e corte-as em juliana. 

3- Coloque o pão pita na torradeira durante 1 minuto, abra-o com cuidado e coloque, alternadamente, uma porção da alface em juliana, o molho de alho (ou o molho shoarma) e em seguida o preparado de carne, e assim sucessivamente, até o pão estar cheio, tendo o cuidado de terminar com uma camada de alface com molho.




1 comentário:

  1. Adoro Pita Shoarma! Experimentei a tua receita e foi a melhor que já comi na vida!
    Parabens plo teu blog.

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/