Molho Shoarma






Aqui está o molho shoarma, também conhecido como molho de alho. Este molho é usado para muitos pratos Israelitas, tais como o Pita Shoarma (receita está aqui). E é óptimo numa boa saladinha.




6 colheres de sopa de maionese
8 colheres de sopa de natas
1/2 colher de sopa de cebolinho seco
1/2 colher de sopa de salsa em pó
4 colheres de chá de sumo de limão
2/3 colheres de chá de  alho em pó
água (conforme a consistência que desejar)


Num recipiente coloque as natas com o sumo de limão e aguarde 15 minutos ou até que estas talhem, isto preparado irá transformar-se em natas azedas (sour cream).
À parte misture os restantes ingredientes e quando as natas estiverem no ponto adicione-as também. A água deve ser adicionada conforme a consistência que desejar. Entretanto, mexa muito bem o molho com uma vara de arames, e prove para que saiba se é necessários ajustar os ingredientes (caso queira um sabor mais intenso a alho ou a limão adicione mais mais um pouco destes ingredientes).
Como este molho tem tendência a ficar ainda mais saboroso com  o passar das horas, aconselho que o façam de véspera (ou guardá-lo no frigorífico durante 24 horas entes de ser consumido), mas para tal, terão de o ajustar em termos de consistência, ou seja, se após as horas em que esteve guardado no frigorífico o molho se encontrar demasiado espesso, devem colocar um pouco mais de água antes de servir (mais 2/3 colheres de água, aproximadamente). Se ficar um pouco líquido adicione 1 colher de maionese.





Pita Shoarma








Desde a primeira vez que provei Pita Shoarma que queria imenso fazê-la em casa, mas não encontrava nenhuma receita que me parecesse ser a verdadeira, nenhuma das que lia pareciam ser Israelitas, eram todas demasiado portuguesas... até que um dia descobri uma receita muito interessante no fórum petiscos, tão interessante que, pelos ingredientes, me lembrava aquele saborzinho especial de uma boa Pita Shoarma. Experimentei e... era mesmo aquilo, igualzinha, saborosa, deliciosa...





Shoarma:
0,5 Kg de carne de porco em cubinhos (a receita israelita leva vaca)
1 alface (cortada em juliana)
6/8 pães pita
1 colher de sopa sumo de limão
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de banha de porco
Sal q.b.
Piripiri q.b.
Molho de alho (aconselho o Molho Shoarma caseiro, a receita está aqui)


Mistura de especiarias:
1 colher de sopa de: cominhos em pó
1 colher de sopa de: coentros em pó
1 colher de sopa de: alho em pó
1 colher de chá de: açafrão em pó
1 colher de chá de: gengibre em pó
1 colher de chá de: pimenta preta em pó
1/2 colher de chá de: paprika em pó
1/2 colher de chá de: cravinho em pó
1/2 colher de chá de: pimenta de cayenne em pó
1/2 colher de chá de: canela em pó


Preparação da mistura de especiarias:
Num recipiente, junte os ingredientes e misture-os muito bem com uma colherzinha. A quantidade de especiarias que vai render dará para duplicar a receita de Pita Shoarma. Se não utilizar tudo guarde a mistura de especiarias num frasquinho para usar da próxima vez.


Preparação do Shoarma:

1- Corte a carne em tirinhas ou em cubinhos (se a carne estiver um pouco congelada é muito mais fácil ou pode comprar carne para strogonoff que é mais prático). 
Após a carne estar cortada, coloque-a num recipiente largo, colocando 2 colheres de sopa do preparado de especiarias, que foi previamente reservado, 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sumo de limão. Envolva a carne muito bem no preparado de sumo de limão e óleo. Coloque o recipiente dentro do frigorífico, tapando-o (usei película aderente) e deixando-o lá 24h para que a carne tome gosto (sim, tem de ser mesmo 24 horas ou o sabor não será o mesmo).

2- Após as 24 horas, retire a carne do frigorífico e tempera-se com sal e picante (se preferir muito picante, eu não ponho porque sem ele já fica um pouco picante)
Coloque 1 colher de banha de porco, bem cheia, numa frigideira e deixa-se derreter, sem deixar a mesma aquecer demais. Acrescente a carne e deixe-a cozinhar em lume brando.
Paralelamente, lave 4 a 5 folhas de alface, escorra-as e corte-as em juliana. 

3- Coloque o pão pita na torradeira durante 1 minuto, abra-o com cuidado e coloque, alternadamente, uma porção da alface em juliana, o molho de alho (ou o molho shoarma) e em seguida o preparado de carne, e assim sucessivamente, até o pão estar cheio, tendo o cuidado de terminar com uma camada de alface com molho.




Barrinhas de Muesli







Aqui está uma óptima receita para regular o trânsito intestinal. Saborosa e saudável.





2 chávenas de muesli
100 g margarina
1 ovo
1/2 chávena de farinha integral
Canela q.b.



Pré-aqueça o forno a 180º C. Num recipiente junte o muesli com o ovo batido, a margarina derretida e os restantes ingredientes. Mexa e misture bem com as mãos e molde barrinhas não muito grandes. Em seguida coloque papel vegetal num tabuleiro e disponha as barras de muesli sobre ele. Leve ao forno até dourarem.




Nota: Rende 20 bolinhos (barrinhas).

Pão Pita Grego








25 gr de fermento de padeiro 
1 / 2 xícara de água morna 
3 xícaras de farinha de trigo 
1/4 colher de chá de sal 
1 colher de chá de açúcar  
1 xícara de água quente



Dissolva o fermento em meia xícara de água morna. Adicione o açúcar e mexa até dissolver. Deixe descansar por 10-15 minutos até que a água é ganhe espuma. Misture a farinha e o sal numa tigela grande.Faça uma pequeno buraco no meio e coloque a água com o fermento dissolvido.Lentamente, adicione 1 xícara de água quente e mexa com colher de pau ou espátula de borracha até que fique uma mistura elástica.Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e dê-lhe alguns murros  por 10-15 minutos. Quando a massa tornar-se lisa e elástica está pronta. Adicione, depois, um pouco de óleo vegetal de modo a cobrir toda a superfície da massa e coloque-a num recipiente tapado com uma toalha por, aproximadamente, 3 horas, ou até que tenha dobrado de tamanho. Assim que duplicar de tamanho faça 10/12 bolinhas pequenas de massa. e coloque-as numa superfície enfarinhada. Com a mão espalme as bolinhas (ou estenda a massa com o rolo e com o auxilio de uma almoçadeira faça as pitas), cubra-as com um pano e aguarde 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 240º C com um tabuleiro metálico para aquecer (é necessário pré-aquecer o tabuleiro que vai usar para que as pitas fiquem iguais dos dois lados). Enquanto o forno aquece estenda cada bola de massa com um rolo de forma a fazer círculos. Cada um deve ser de cerca de 5-6 centímetros de diâmetro e 1 cm de espessura. Leve ao forno. Cada pita deve assar 10 minutos ou até o pão inchar e alourar um pouco. Em seguida deve virar cada circulo e deixar no forno por 4/6 minutos, até que alourem também. Retire as pitas com a ajuda de uma espátula. Com uma faca abra a pita de forma a que pareça um saquinho.



Nota: Pode congelar as pitas depois de cozidas no congelador. Na altura de as usar deve apenas deixar descongelar e leva-las ao microondas por 1 minuto ou coloca-las numa torradeira por 2/3 minutos.


Pão Branco








Mais um pãozinho. Este é o pão básico que se come todos os dias, muito fofinho e com côdea estaladiça.





365 ml de água
2 colheres de chá de sal
600 gr de farinha
6 gr de fermento


Colocar os ingredientes na máquina pela ordem indicada, seleccionar o programa básico para pão de 1 kg e nível de tostagem elevado.





Pato no Forno com Batatinhas










1 pato
1 kg de batatinhas pequeninas
2 dentes de alho inteiros
1 folha de louro
1 cebola pequena
sal q.b.


Molho:
louro em pó q.b.
piripiri liquido q.b. (ver receita aqui)
mistura de 7 pimentas q.b.
pimentão doce q.b.
3 dentes de alho esmagados 
1/2 dl de vinho branco
óleo q.b.
sal q.b.


Comece por cozer o pato com uma cebola pequena, 2 dentes de alho inteiros, 1 folha de louro e sal. Entretanto coza as batatinhas descascadas e inteiras com água e sal. Assim que o pato e as batatas estiverem cozidos coloca-se o pato no centro de um tabuleiro de ir ao forno com as batatinhas em volta. À parte faz-se um molho com louro em pó, piripiri líquido, os alhos esmagados, a mistura de 7 pimentas, pimentão doce, 1/2 dl de vinho branco, sal e um pouco de óleo. Com este molho rega-se o pato e as batatinhas e polvilha-se mais um pouco de sal. Em seguida leva-se ao forno a 200º C durante, aproximadamente, uma hora.

Bolachinhas de Aveia e Canela








150 gr de farinha
250 gr de farinha de aveia
350gr de açúcar
125gr de manteiga
2 ovos
1 colher de chá de canela


Numa tigela misture o açúcar e as farinhas, junte a manteiga amolecida, os ovos e a canela. Amasse bem. Coloque a massa numa bancada enfarinhada e com o rolo estenda-a até ficar fina. Com o auxílio de cortadores faça as bolachas. Entretanto pré-aqueça o forno a 200º e coloque as bolachas em tabuleiros untados com margarina e polvilhados com farinha. Leve-os ao forno até dourarem. Retire-as com uma espátula fina e deixam-se arrefecer para endurecerem.



Pastéis de Massa Tenra









Massa:
250g de farinha
100g de margarina
água morna
sal q.b.

Recheio:
1 cenoura grande
250gr de pá de porco em cubos pequenos
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
125 ml de leite
sal e pimenta q.b.
azeite/óleo q.b.
noz moscada q.b.
sumo de limão q.b.




Coloque a farinha num recipiente, abra-lhe ao meio uma cavidade e nela deite a margarina e o sal. Comece a amassar a margarina com a farinha e vá-lhes juntando água (apenas a necessária para obter uma massa homogénea) e amassando sempre. Depois de amassada, bata-a em cima da mesa, esticando-a com a mão algumas vezes e dobrando-a. Por fim, faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano e deixe repousar 2 horas.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite (ou óleo) e aloure os cubos de carne. Junte depois a cenoura em cubinhos, tempere de sal e pimenta e adicione o vinho branco. Deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia. Passe depois a carne pela picadora, e devolva-a novamente ao tacho. Adicione a farinha e o leite e leve novamente ao lume até a mistura engrossar e ficar homogénea. Rectifique os temperos e coloque um pouco de noz moscada e sumo de limão (cuidado para não colocar demasiada noz-moscada, é apenas um bocadinho). Retire e deixe arrefecer. 
Após as 2 horas divida a massa em duas partes iguais e com o rolo estenda-a de forma a ficar bem fina. Em seguida coloque na massa esticada  montinhos de recheio com intervalos regulares. Estenda a outra parte da massa e coloque-a por cima da massa com o recheio. Com a mão dê-lhes um jeito para fazer aderir e para moldar os pastéis e corte-os em forma de rectângulo com uma carretilha.Coloque-os num prato polvilhado com farinha. Frite os  pastéis  em óleo abundante e quente. Coloque-os, depois, a escorrer em papel absorvente.





Salame de Chocolate










100g de manteiga
100g de açúcar
100g de chocolate em pó
200g de bolacha Maria
1 ovo



Pique as bolachas ate que fiquem apenas pequenos pedacinhos. Amasse muito bem a manteiga com o açúcar, misture o ovo e volte a amassar muito bem. Junte o chocolate, volte a mexer bem e, por fim, as bolachas moídas. Com a massa obtida faça um rolo estreito e longo e enrole-o em papel de alumínio. Leve ao frigorífico algumas horas antes de servir.



Licor de Amora




No Verão passado eu e o meu namorado, num dos nossos passeios, encontrámos moitas enormes cheias de amoras e decidimos apanhá-las. Alguns Kg's depois... pensámos numa forma de dar utilidade ás amoras e foi assim que nasceu a ideia do licor. Ficou mesmo muito bom, um dos melhores que já provei.


1 kg de amoras
1 litro de aguardente
1 kg de açúcar

Calda de açúcar: medida igual de água e açúcar fervidos.


Num recipiente deve desfazer as amoras com a ajuda de uma colher de pau. Num garrafão de vidro ou um frasco grande coloque a aguardente, as amoras desfeitas e o açúcar.  Durante um mês deixa-se repousar num local escuro  e deve-se abanar o garrafão todos os dias. No fim deste tempo, deve provar o licor e se o considerar muito forte deve fazer uma calda de açúcar e adicionar. Feito isto deixe repousar mais um mês. Ao fim deste tempo filtre o licor com a ajuda de um pano ou um coador de café e engarrafe.

Bolo Floresta Negra







Adoro este bolo, é mesmo um dos meus favoritos. Fofinho, húmido, com um sabor divinal... O que está na imagem foi feito para este último Natal, mas de vez em quando, mesmo que não seja época, faço-o só para matar saudade.
Cada uma das imagens representa um Natal diferente.


 

Massa:
4 ovos à temperatura ambiente
70g de chocolate negro em tablete
2 + ½ colheres de sopa de manteiga
170g de açúcar
130g de farinha
1 colher de chá de fermento

Calda:
+/- 12 cerejas em calda
5 colheres de sopa whisky
1 colher de sopa de sumo de limão
100 ml de água
2 colheres de sopa de açúcar

Cobertura:
2dl de natas (ou 1 embalagem de chantilly instantâneo)
3 + 1/2 colheres de sopa de açúcar



Decoração:
+/- 100g de chocolate
Cerejas q. b.






Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga uma forma redonda (22 cm) e polvilhar com farinha. Partir o chocolate em pedacinhos pequenos, levar ao lume em banho-maria com a manteiga (utilizei o microondas). Mexer até dissolver e reservar. Bater as gemas com o açúcar, envolver o creme de chocolate e bater mais um pouco. Bater as claras em castelo e envolva-as no preparado, alternando com a farinha e o fermento previamente peneirados.Verter o preparado para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário cobrir o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar o topo. Desenforme o bolo e deixe-o arrefecer e corte-o em 2 camadas.


Calda:
Corte as cerejas em pequenos pedaços. Coloque num tacho, as cerejas, com a água, o açúcar, o sumo de limão e 4 colheres de sopa de whisky. Leve a lume brando, e deixe ferver durante 4 minutos. Retire e acrescente o restante whisky. Deixe arrefecer.


Cobertura:
Bater as natas até que fiquem bem firmes, adicionar o açúcar e bater mais um pouco. Coloque uma parte do bolo sobre o prato de servir. Regue com metade da calda, e distribua as cerejas uniformemente. Por cima coloque uma camada de natas e de seguida a outra camada de bolo. Regue com a restante calda e cubra o bolo com as restantes natas. Decore o bolo com lascas de chocolate e cerejas. Coloque no frigorífico até servir. 


Nota: Como eu queria um bolo grande fiz duas receitas da massa, ou seja, dois bolos e coloquei um sobre o outro, para tal também precisei fazer o dobro da calda.

Enchiladas do Mar













1 cebola
2 dentes de alho
6 colheres de sopa de óleo
200 g de delícias do mar
200 g de miolo de camarão
1 colher de chá de sumo de limão
200 ml de natas
150 ml de leite
200 g de queijo mozarella
8 tortilhas (ver receita aqui )
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Tabasco q.b.


Se pretender tortilhas caseira, que são muito fáceis de fazer, a receita encontra-se aqui
Num tachinho coloque o óleo, a cebola e o alho finamente picados, deixe alourar. Adicione o camarão, as delícias cortadas em pedacinhos, o sumo de limão, sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Assim que o camarão estiver cozinhado apague o lume e reserve.
À parte misture as natas com o leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Aqueça cada tortilha no microondas cerca de 10 segundos ou se forem caseira, cozinhe-as apenas nesta altura. Sobre um pano coloque as tortilhas abertas e deite nelas uma colher de sopa do recheio de camarão, salpique com queijo ralado, enrole a tortilha em canudo e coloque-a no tabuleiro onde irá ao forno. Repita esta operação até não restar mais recheio nem tortilhas (deve reservar um pouco de queijo).
Depois de todas as enchiladas estarem bem aconchegadas no tabuleiro, deite a mistura de natas por cima, e, por fim, polvilhe com o  restante queijo ralado. Leve a forno pré-aquecido a 180º cerca de 25 minutos.
Quando servir deve colocar uma enchilada no prato e regar com o molho. Ao comer abra a tortilha na horizontal e salpique um pouco de tabasco.
Deve servir imediatamente.



Nota: Não faça grandes quantidades deste prato de forma a que sobeje, pois não fica nada bom depois de requentado.
Adaptado de: Mesa para 4


Tortilhas









A tortilha é o pão característico do México, ela é usada em quase toda a culinária mexicana. A mais comum é feita de farinha de trigo e serve tanto para pratos doces como salgados. Podem adquiri-las na maioria dos hipermercados mas como são tão simples de fazer deixo-vos aqui a receita. Eu faço-as com bastante frequência pois ficam muito boas e o meu namorado adora pratos mexicanos.




200g de farinha de trigo
50g de manteiga/margarina em pedaços
uma pitada de sal
uma pitada de açúcar
água 


Peneire a farinha com o sal e o açúcar. Incorpore a manteiga/margarina à farinha e adicione água pouco a pouco, até obter uma massa homogénea e elástica. Faça 8 bolinhas (as tortilhas ficam pequenas),  coloque-as sobre um pano polvilhado com alguma farinha  e, com a mão fechada, achate-as um pouco. Depois tape-as com outro pano e deixe descansar por 30 minutos.
Abra as bolinhas com um rolo da massa e estique-as de forma a ter um circulo. Coloque uma frigideira anti-aderente (sem gordura) ao lume e quando estiver bem quente, coloque um disco da massa e deixe tostar cerca de 30 segundos de cada lado, ou até que fique dourado.
Mantenha as tortilhas envoltas num pano até o momento de consumi-las.


Bolo de Pêssego Encharcado






Esta  receita é uma verdadeira delícia, a massa é muito fofa e húmida, e até se desfaz na boca. É óptimo para se comer no Verão.





Massa:
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de farinha com fermento
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite

Recheio e a cobertura:
2 pacotes natas
5 colheres sopa de açúcar
sumo de meio limão
1 lata de pêssego em calda 


Bater as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Adicionar a farinha e bater até a massa fazer bolinhas. Juntar o óleo e o leite e bater mais 3 minutos, a massa ficará cremosa. Bater as claras em castelo e adicionar ao preparado sem bater, só envolvendo-as. Levar a cozer em forma untada e polvilhada por 1 hora.
Depois de cozido, deixar arrefecer. Bater então as natas com o açúcar, enquanto bate ir juntando aos poucos o sumo de limão, visto que as natas têm de ficar bem firmes. Reduza 3 metades de pêssego em calda a puré e junte 3 ou 4 colheres de natas. Cortar cuidadosamente o bolo ao meio e coloca-se o preparado de pêssego na parte de baixo do bolo , volta-se a colocar a parte de cima pica-se o bolo e rega-se com a calda de pêssego. Cobre-se o bolo todo com as natas e decora-se a gosto. Depois e só levar ao frigorífico pelo menos durante duas horas antes de servir. 


Pão Integral com Sementes








Desde que tenho a máquina do pão Tefal Home Bread que não há dia aqui em casa que ela não tenha utilidade. O pão feito nela fica muito saboroso e fofinho, uma delícia. Desta vez fiz um pão bastante saudável, muito rico em fibras e ômegas.






360 ml de água
2 colheres de chá de sal
240 g de farinha comum
365 g de farinha integral
10 g de fermento
sementes de linhaça branca e preta q.b.
sementes de girassol q.b.
sementes de sésamo q.b.


Coloque os ingredientes na máquina pela ordem acima indicada (excepto as sementes), tendo o cuidado de verificar se a farinha cobre toda a água para que, ao adicionar o fermento este não entre em contacto com a água. Ligue a máquina no programa para pães normais de 1 kg com tostagem elevada. Aguarde que a máquina apite (20  minutos, mais ou menos) para que possa colocar as sementes.





Mousse Tang de Maracujá












Vi esta receita em tantos blogs que decidi testá-la e valeu mesmo a pena.
Eu fiz de maracujá, é muito boa, mas podem experimentar com qualquer sabor de Tang que deve ficar igualmente boa.
Ah, e o mais interessante nesta receita é que se a colocarem no congelador torna-se num gelado perfeito, delicioso.




500 ml de natas
1 saquete de Tang (usei maracujá)
1 lata de leite condensado
2, 5 dl de leite frio



Bata as natas em chantilly firme, adicione o leite condensado com cuidado até estar tudo bem ligado, tornando-se espesso e homogéneo. À parte dissolva o tang no leite que deve estar bem frio ( fica logo espesso) e mexa bem. Em seguida junte este preparado ás natas, misture bem, com uma vara de arames ou com a batedeira e leve ao frigorífico. Se preferir um gelado em vez de uma mousse basta coloca-lo no congelador durante umas horas.



Bolinhas de Delícias do Mar
















Vi esta receita em vários blogs e decidi experimentar, no entanto a receita indicava 4 batatas para 250 gr de delícias e eu não gostei muito do resultado pois sabia demasiado a batata. E foi devido a tal que fiz a receita novamente mas usando apenas 2 batatas médias e o resultado foi muitíssimo melhor, uma vez que já se sentia o sabor intenso a delícias.





2 Batatas cozidas (não muito grandes)
sal
250gr de delícias do mar
1 raminho de salsa
pimenta
2 ovos
pão ralado


Coza as batatas com um pouco de sal, e depois de cozidas leve-as à picadora. Pique também as delícias do mar juntamente com a salsa ( pode usar salsa fresca ou seca). Tempere com sal e pimenta e, no final, envolva nesta mistura um ovo batido. Misture muito bem e molde pequenas bolas. Não deve esperar muito tempo para moldá-las pois a massa começara a produzir fendas.  Passe-as pelo restante ovo batido e, depois, pelo pão ralado. Frite-as e escorra-as sobre papel absorvente.







Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/