Pizza Tropical



Esta pizza é uma verdadeira delícia. É, sem duvida, uma das minhas favoritas.


1 base de pizza (ver receita aqui ou aqui)
Molho de tomate para pizza (ver receita aqui)
Fatias de chourição
Rodelas de ananás
1 lata de milho pequena
Queijo mozarella ralado 


Coloque a base de massa para pizza num tabuleiro de ir ao forno (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça  e fina veja aqui). Sobre ela coloque bastante molho de tomate que deve preparar com alguma antecedência . Corte o chourição fatiado em pequenos quadrados e disponha sobre a pizza. Em seguida corte as rodelas e ananás em pedacinho e acrescente também tal como o milho. Por fim, salpique, abundantemente, com  mozarella ralado. Leve ao forno a 200º C durante, aproximadamente, 15 minutos ou até que o queijo derreta.

Massa para Pizza





Aqui está uma receita bem fácil de massa para pizza. Ela vai ao forno a cozer antes de colocar os ingredientes da cobertura para ficar estaladiça e deve, ainda, ter pouca altura de massa.



400 g de farinha
2 dl de água morna
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de café de açúcar
1 colher de chá de sal
11 g de fermento fresco



Coloque o fermento na água morna e aguarde que este se dissolva (aproximadamente 5 minutos).  Entretanto, misture os restantes ingredientes e por fim junte o fermento dissolvido na água. Amasse bem até que fique uma massa uniforme e um pouco elástica. Coloque-a, depois, a descansar tapada com um pano por 30 minutos. Assim que finde este tempo dívida a massa em 3 bolas e com o rolo forme círculos. Em cada círculo deve espetar um grafo diversas vezes e levar de seguida ao forno até dourar um pouco. Pode usar de seguida ou congelar. Antes de colocar os ingredientes deve levar a base de pizza ao forno a 200º-220º C, durante, aproximadamente, 20-30 minutos ou até estar cozida. Esta massa de pizza deve ser cozida no forno antes de levar a cobertura pois só assim ficará estaladiça.




Molho de Tomate Italiano (para pizzas)














Depois de experimentar este molho de tomate deixei de compra-los já preparados, à venda em hipermercados, pois este é muito superior. O sabor que dá a uma pizza é divinal, maravilhoso mesmo.






1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite/óleo
400 g de tomate pelado
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de manjericão seco
1/2 colher de chá de oregãos secos
1 folha de louro
2 a 3 colheres de chá de concentrado de tomate
sal e pimenta q.b.


Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite ou óleo, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate, mexendo bem. O molho não deve ficar muito líquido portanto, se isto acontecer, junte mais tomate em pedaços ou concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer  antes de usar para que a base da pizza não rompa.







Arroz de Pato


  






1 pato
3 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 limão
arroz q.b.
chouriço de carne q.b.



Coza o pato em água, alho, louro e o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Depois de o pato estar bem cozido deve desfia-lo. Retire os alhos da água de cozedura e coloque lá o pato já desfiado, deixe ferver e junte o arroz. Quando o arroz estiver quase praticamente cozido retire-o do lume e disponha-o num pirex ou num tabuleiro de ir ao forno. Decore com umas rodelas de chouriço de carne e um raminho de salsa. Leve ao forno até que seque e fique com uma cor ligeiramente dourada.



Cordon Bleu








Aqui está uma receita muito prática e simples para se fazer no dia-a-dia ou numa pressa, mas sem deixar de ser uma delícia. Estas em particular foram feitas com a ajuda do meu namorado quando estivemos uns diazinhos juntos ao pé da praia.




5 febras de porco
5 fatias de fiambre
5 fatias de queijo mozzarella
2 ovos
Pão ralado q.b.
Palitos de madeira q.b.
1 noz de margarina
1 dente de alho
Sal e pimenta q.b.
óleo para fritar


Tempere as febras com o alho, sal e pimenta. Reserve durante uma hora, aproximadamente. Numa frigideira coloque um pouco de margarina e frite ligeiramente a carne. Retire-a do lume e coloque-a sobre uma superfície lisa. Sobre cada febra coloque uma fatia de fiambre e outra de queijo, e enrole de modo a que o queijo fique bem coberto. Use alguns palitos de madeira para prender a carne.
Bata bem os ovos e passe cada um dos rolinhos de carne por eles. Em seguida cubra com pão ralado até que fiquem totalmente tapadas.
Numa frigideira coloque óleo e deixe aquecer. Frite os cordon bleu de ambos os lados, colocando-os, depois, a escorrer sobre papel de cozinha. 
Acompanhe com batata frita ou arroz e uma boa salada.



Bolachinhas de Aveia (para diabéticos)



 




120 g de farinha
6 colheres de sopa de adoçante
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
80 g de flocos de aveia
100 g de margarina
1 ovo batido
1 colher de chá de água ou leite


Bata o ovo e reserve. Num recipiente coloque todos os ingredientes secos, junte os líquidos e mexa bem. Amasse com as mãos até que fique no ponto. Com o rolo estique bem a massa e corte-a com a ajuda de cortadores de biscoitos. Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha.  Leve as bolachinhas a forno pré-aquecido a 220º C durante 15 minutos ou até dourarem um pouco.



Bolachas de Manteiga








500 g de farinha
250 g de açúcar
120 g de manteiga
100 ml de leite



Junta-se a manteiga amolecida com o açúcar. De seguida vai-se juntando a farinha, a pouco e pouco, assim como o leite. Depois mistura-se tudo muito bem até obter uma massa homogénea, amassando bem com as mãos.  Seguidamente, estende-se a massa com a ajuda de um rolo (não deve deixar a massa muito fina). E, com cortadores corta-se a massa até que esta se esgote. Por fim colocam-se as bolachas num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha (usei um tabuleiro anti-aderente) e leva-se ao forno a 190º C por 10 minutos, não deve deixa-las mais tempo no forno pois ficam muito rijas.


Dourada no Forno com Especiarias e Limão








1 dourada grande
500 g de batatas
1 cebola
2 tiras de pimento vermelho
4 raminhos de salsa
2 folhas de louro
cebolinho seco q.b.
tomilho q.b
pimentão doce q.b.
mistura de 7 pimentas q.b.
sumo de limão q.b.
óleo
sal


Limpe o peixe, coloque-o num tabuleiro e tempere-o bem com sal e sumo de limão. À parte faça uma marinada com pimentão doce, óleo, cebolinho, tomilho e a mistura de pimentas, mexa até dissolver todas as especiarias e reserve. Corte as batatas em rodelas, coza-as em água e sal. No fim de cozidas coloque-as em torno do peixe, sobre ambos coloque a cebola em rodelas, as tiras de pimento, as folhas de louro e a salsa. Volte a misturar a marinada e verta-a sobre o peixe, guardando apenas um pouco para salpicar as batatas. Reserve durante uma hora para tomar sabor. Ao fim deste tempo leve ao forno a 150º C, por, aproximadamente,  uma hora e meia.





Salada de Ananás, Milho e Delícias do Mar








2 colheres de sopa de milho
2 rodelas de ananás
5 delícias do mar


Molho rosa de ananás: 
3 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de ketchup
1/2 colher de chá de aguardente-velha
Pimenta preta q.b.
2 colheres de sopa de calda (da lata) de ananás



Num recipiente faça primeiro o molho rosa misturando todos os ingredientes e provando no fim para ver se está a seu gosto tanto a nível de sabor como se consistência. 
Desfie as delícias do mar directamente para o recipiente onde está o molho, mexa bem e adicione em seguida o milho e o ananás partido em pedacinhos. Mexa bem e rectifique os temperos do molho.




Crepes com Creme Caramelizado de Ananás








Crepes:
3 ovos
3,5 dl de leite
50 g de açúcar
125 g de farinha
30 gr de margarina derretida
Raspa de limão


Recheio e molho:
30 g de margarina
100 g de açúcar
4 rodelas de ananás
2 ovos
20 g de maisena
2 dl de leite



Desfaça os ovos com uma vara de arames, junte-lhes o leite e o açúcar e misture bem. Deite a farinha numa tigela, adicione-lhe a mistura anterior e a margarina derretida, mexendo sempre com a vara de arames até obter uma massa lisa. Perfume com a casca de limão e deixe repousar enquanto prepara o recheio.
Leve ao lume a margarina com 80 g de açúcar numa frigideira larga e de preferência anti-aderente. Introduza o ananás na frigideira quando o açúcar começar a caramelizar e deixe-o alourar. 
Enquanto isto, parta os ovos, separando as claras das gemas. Desfaça as gemas com a maisena e o leite. Retira as fatias caramelizadas de ananás, corte-as em pedacinhos e junte-as à mistura anterior também com a calda caramelizada. Leve a engrossar sobre o lume ou microondas durante 4 a 5 minutos, na potência máxima, mexendo de minuto a minuto. Deixe arrefecer enquanto coze os crepes. 
Leve a aquecer uma frigideira anti-aderente com 18 cm de diâmetro. Coloque um pouco de margarina nela e espera que derreta. Deite uma concha de massa e rode de modo a cobrir todo o fundo. deixe cozer, volte o crepe e coza do outro lado.  Repita as operações até gastar toda a massa.
Bata as claras em castelo, junte-lhes o restante açúcar (20g) e continue a bater até estarem bem firmes. Envolva delicadamente as claras com o creme preparado.
distribua o ananás caramelizado com o creme pelos crepes, dobre em quatro e sirva. Por cima do crepe pode por um pouco do creme e acompanhar com pedacinhos de fruta (eu usei framboesas) ou chocolate.





Fonte: Vaqueiro

Salada de Verão








1 alface pequena
1 lata pequena de milho
6 rodelas de ananás
150 g de camarão descascado
12 nozes
Molho de alho (ver receita aqui)


Coza os camarões com um pouco de sal e piripiri. Reserve, aguardando que arrefeça. Corte o ananás em pedaços e as nozes em quartos. Num recipiente junte todos os ingredientes, faça o molho de alho e adicione-o mexendo bem.





Caracóis Doces




Vi esta recita no blog 100% açúcar e decidi logo que tinha de experimentar. No entanto, não usei a máquina do pão para fazer a massa como era sugerido, pois fi-la eu mesma. O resultado não podia ser melhor, a massa é muito fofinha e saborosa, fez-me lembrar uma massa de croissants que ás vezes se encontra em pastelarias.



Massa:
2 ovos
240 ml leite morno
40 g de açúcar
530 g de farinha
1 colhercafé de sal
1 saqueta de fermento de padeiro (ou 10 g de fermento biológico)
80 de manteiga em cubos



Creme pasteleiro:
2 gemas
50 de açúcar
20 g de Maizena
250 ml de leite

80 g pepitas de chocolate (ou pedacinhos de chocolate)
1 ovo para pincelar



 No leite mordo desfaça o fermento e reserve. Junto todos os outros ingredientes e mexa bem, adicione a mistura de leite e fermento e vá amassando. Se a massa estiver um pouco grudenta acrescente mais farinha. Amassa bem até que a massa pareça elástica e resistente. Assim que estiver pronta coloque num recipiente polvilhado com farinha e deixe levedar (tapado com um pano) durante uma hora, pelo menos. Quando passar este tempo volte a amassar mais um pouco, faça uma bola com a massa e coloque-a no frigorífico por mais uma hora.
Entretanto,bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junto a Maizena e misture bem. Aqueça o leite e deite-o, pouco a pouco, na mistura anterior. Leve ao lume até engrossar. Reserve e deixe arrefecer.
Quando a massa estiver pronta, retire, divida-a  em duas metades, estenda a massa com o rolo em forma de rectângulo. polvilhando a bancada de trabalho com farinha. Sobre o rectângulo de massa bem esticada, e com a ajuda de uma espátula, coloque metade do creme pasteleiro que reservou. Sobre este polvilhe pedacinhos (ou pepitas) de chocolate. Enrole a massa no sentido do comprimento e corte fatias com cerca de 3 cm de largura, colocando-as, depois,  num tabuleiro com papel vegetal. Em seguida cobre-se o tabuleiro com um pano e deixa-se descansar,  à temperatura ambiente, por 40 minutos. Com o outro pedaço de massa que sobrou deve fazer o mesmo procedimento. Por fim, bate-se o ovo e pincelam-se os caracóis por cima e pelos lados. Leve depois ao forno a 180ºC por 15 a 20 minutos, ou até que ganhem uma cor dourada.

Bifinhos com Natas e Cogumelos

 






2 bifes de vaca
1 lata de cogumelos inteiros
1 pacote de natas
1 folha de louro
1 dente de alho
Sumo de limão q.b.
sal e piripiri q.b. (ver receita aqui)


Com um maço de cozinha bata os bifes de vaca para os deixar mais tenros. Após isto tempere-os com sal, sumo de limão, piripiri, 1 dente de alho e a folha de louro. Aguarde pelo menos uma hora.
Numa frigideira coloque um pouco de óleo/azeite e frite os bifes, quando estiverem quase no ponto retire-os da frigideira e reserve-os num prato. No óleo de fritura coloque os cogumelos inteiros, tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Assim que estiverem no ponto acrescente os bifes de vaca, misture bem e salpique uma gotas de piripiri líquido, volte a mexer.  Por fim adicione as natas e deixe cozinhar mais um pouco até que o molho engrosse. Rectifique os temperos e sirva.


Frango no Espeto







1 frango inteiro
1 kg de batatas pequenas
louro em pó q.b.
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
mistura de 7 pimentas q.b.
pimentão doce q.b.
3 dentes de alho esmagados
 
1/2 dl de vinho branco
óleo q.b.
sal q.b.
forno com espeto



Seleccione um frango inteiro não muito grande (para assar mais depressa). Umas horas antes de confeccionar o frango, e com o auxilio de uma agulha e linha, coza-lhe as pernas de modo a ficarem presas uma à outra. À parte faça um molho com louro em pó, piripiri líquido, os alhos esmagados, a mistura de 7 pimentas, pimentão doce, 1/2 dl de vinho branco, sal e um pouco de óleo. Com este molho rega-se o frango por dentro e por fora. Em seguida reserve e deixe tomar sabor durante umas horas (pelo menos duas). O molho que sobrar guarde para ir banhando o frango e as batatas enquanto estiverem a assar.
Entretanto descasque 1 kg de batatinhas pequenas e coza-as em água e sal, reserve. Após terminar o tempo em que o frango está a marinar, pegue nele e com o espeto perfure-o de modo a que fique bem preso, coloque-o no forno a 200ºC. Num tabuleiro coloque as batatinhas e leve-o também ao forno (coloque o tabuleiro das batatas mesmo abaixo do espeto com o frango para que estas fiquem também com molho). Quando o frango estiver assado retire-o do espeto e aguarde que as batatas assem. 





Muffins de Morango




O Muffin vem da palavra francesa “moufflet” que significa pão macio, ou da palavra alemã “muffe” que é o nome para um tipo de bolo. Embora haja dois tipos de muffins (Inglês e Americano), a maioria das receitas existentes, e as mais conhecidas, são do estilo Americano.
Estes que fiz ficaram muito bons. A massa faz lembrar as Madalenas da "Dan Cake", muito fofinha e saborosa.


2 e 1/4 de xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de açúcar
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de morangos em fatias


Pré-aqueça o forno a 200°. Prepare cerca de 14 formas de queques (normais ou de papel) ou 7 formas de muffins (aquelas grandes) e unte-as com margarina e polvilhe com farinha.
Misture a farinha, o açúcar, o sal, o fermento. Num outro recipiente bata os ovos e acrescente o óleo, a baunilha e o leite. Acrescente essa mistura aos ingredientes secos e mexa rapidamente, apenas para incorporar, deixando a massa levemente irregular. Junte os morangos e incorpore. Distribua nas forminhas e leve ao forno por 25 minutos, ou até que passe no teste do palito e estejam douradas (não deixei dourar muito).

Scones com Passas



O scone é um pequeno pão Britânico (ou bolo, se a receita incluir açúcar) de origem escocesa. Mas nos dias de hoje pode ser encontrado nas mesas de pequeno-almoço pelo mundo inteiro e nos mais variados sabores.
Gosto muito de scones, simples ou com guarnição, são todos muito bons.


1 + 2/3 de uma chávena de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de manteiga
125 ml de iogurte de aroma
2 colheres de sopa de leite
2 a 3 colheres de sopa de uvas passas


Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Num recipiente junte todos os ingredientes indicados acima, adicionando por último os frutos secos e envolvendo tudo muito bem. Com as mãos molde 8 bolinhas e reserve. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal previamente untado e polvilhado com margarina e farinha. Disponha os scones no tabuleiro com  intervalos entre si. Leve ao forno por, aproximadamente, 15 minutos, ou até dourar.

Torta de Morangos e Molho de Porto











250 g de morangos
1 dl de vinho do Porto
250 g de açúcar
2 dl de natas
5 ovos
4 colheres de sopa de farinha
manteiga e farinha para untar 


Corte os morangos e reserve alguns para decorar. Deixe os restantes a macerar com o vinho do Porto e 100 g de açúcar, por 20 minutos. Bata as natas em chantilly (coloque-as no congelador 15 minutos antes de usar e junte algumas gotas de limão para bater mais facilmente) e junte delicadamente aos morangos escorridos. Reserve.
Bata as gemas com o restante açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Bata as calaras em castelo firme e adicione ás gemas alternando com a farinha peneirada. 
Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve a cozer em forno quente (200ºC) durante 15 minutos.
Desenforme a torta sobre um pano polvilhado com açúcar e barre toda a superfície com o creme de morangos que preparou. Enrole, cubra com o restante creme e decore com os morangos que reservou.


Fonte: Boa Mesa - Festa de Morangos

Tarteletes de Morango e Amêndoa











Massa:  (ou pode usar uma embalagem de massa quebrada)
250 g de farinha
125 g de manteiga
1 ovo
0,5 dl de água
sal q.b.


Recheio:
50 g de açucar em pó
50 g de manteiga
50 g de miolo de amêndoa
( eu adicionei um pouco de leite)
açúcar em pó para polvilhar q.b.


Peneire a farinha sobre uma superfície lisa e faça uma cova no meio. Deite um pouco de sal e 125 g de manteiga cortada em bocadinhos. Trabalhe a massa em areia grossa com a ponta dos dedos. Adicione a água e 1 ovo de uma só vez e amasse mais um pouco. Reserve, tapado com um pano, pelo menos durante uma hora.
Estenda a massa e forre formas de tarteletes, previamente untadas com margarina e polvilhadas com farinha. Pique o fundo com um garfo, cubra com uma folha de papel de alumínio, encha com feijões secos e leve ao forno, durante 20 minutos, a 200ºC.
Entretanto, misture 50 g de açúcar em pó com 50 g de manteiga e as amêndoas picadas. (Aqui eu juntei um pouquinho de leite e mexi). Mexa ate obter um creme homogéneo. Junte o ovo, misture e guarde no frigorífico por 10 minutos.
Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os ao meio (eu cortei em pedacinhos). Assim que a massa estiver cozida, retire os feijões e o papel de alumínio. Deite o creme que preparou e disponha os morangos. Polvilhe açúcar em pó por todos os morangos. Leve ao forno moderado durante 30 minutos.




Nota: Rende 6 tarteletes das maiorzinhas.


Fonte: Boa Mesa - Festa de Morangos



Perna de Peru com Esparguete













1 perna de peru
louro em pó q.b.
piripiri liquido q.b. (ver receita aqui)
mistura de 7 pimentas q.b.
pimentão doce q.b.
3 dentes de alho esmagados
 
1/2 dl de vinho branco
óleo q.b.
sal q.b.
nozes de margarina q.b.


Num tabuleiro de ir ao forno coloque a perna de peru e reserve. À parte faça uma marinada com louro em pó, piripiri líquido, os alhos esmagados, a mistura de 7 pimentas, pimentão doce, 1/2 dl de vinho branco, sal e um pouco de óleo. Com este molho rega-se o a perna de modo a que toda a superfície da carne fique banhada com este. Em seguida reserve e deixe tomar sabor durante umas horas (pelo menos uma).
Na altura de colocar a perna de peru no forno espalhe algumas nozes de margarina sobre a carne e asse a 200º C por, aproximadamente, 1 hora e meia. Quando a carne estiver quase assada faça a esparguete e acompanhe com uma salada.





Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/