Bolinhas do Mar





400 g de delícias do mar
1 ovo grande
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de pão ralado
1 cebola pequena
sal q.b.
óleo para fritar


Triture as delícias do mar e coloque-as numa tigela larga. Junte-lhes o ovo, a salsa picada, o pão ralado e o sal. Pique finamente a cebola e envolva tudo muito bem. Com as mãos molde bolinhas e se for necessário acrescente mais um ovo. Coloque óleo numa frigedeira e quando este estiver quente frite as bolinhas, virando-as de vez em quando para fritar de todos os lados. Por fim, retire-as do óleo e escorra-as sobre papel absorvente.

Arrufadas/Pães de Deus









Massa:
250 ml de leite morno
4 ovos
200 g de margarina derretida
150 g de açúcar
500 g de farinha 
20 g de fermento biológico


Creme de côco:
1 ovo + 1 gema 
140 g de açúcar
150 g de côco ralado


Amorne o leite e junte-lhe o fermento e aguarde até que este último se desfaça. Num recipiente largo junte todos os outros ingredientes para a massa, junte o leite com o fermento e mexa com uma vara de arames. Vá juntando mais farinha até que a massa se torne mais seca, mas não demasiado e amasse bem entre cada adição. Em seguida  forme uma bola com a massa, tape-a com um pano e deixe-a levedar durante meia hora. No fim deste tempo passe as mãos por farinha e molde 16 bolinhas com o mesmo tamanho e em cada uma delas faça um orifício no meio, mas sem romper a massa. Reserve.
Num recipiente coloque os ingredientes do creme de coco e mexa bem com a ajuda de uma vara de arames. Com este último preparado e com o auxilio de uma colher, encha os orifícios que fez nas bolinhas de massa até gastar todo o creme. Num tabuleiro forrado com papel vegetal (ou untado com margarina e polvilhado com farinha) coloque as bolinhas com um intervalo grande entre elas, pois ainda crescerão bastante. Leve ao forno a 200ºC por, aproximadamente, 40-50 minutos, ou até que fiquem lourinhas.




Nota: Rende 16 arrufadas/pães de deus.

Broas de Mel e Noz







900g de farinha trigo
100g de farinha milho
600g de açúcar amarelo
100g de margarina
2 colheres de sopa de mel
1 colheres de chá de fermento
1 colher de sopa de erva-doce moída
6 ovos inteiros
Raspa de 1 limão
250 g de nozes picadas



Junte todos os ingredientes (excepto as nozes picadas) e amasse bem. ate obter uma massa homogénea e um pouco grudenta. Junte as nozes picadas e misture bem com as mãos de modo a que as nozes fiquem bem distribuídas pela massa. Entretanto, forre alguns tabuleiros com papel vegetal.  Para fazer as broas deve passar as mãos por farinha e, com um pedaço de massa, molde o formato de uma broa. Siga este procedimento até esgotar a massa.  Leve ao forno a 220ºC até ficarem douradinhas
Caso goste, pode pincela-las com mel assim que saírem do forno.



Quiche Lorraine




Embora actualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, esta espécie de tarte é originária da Alemanha. A palavra "quiche" vem do alemão "kuchen", que significa tarte. A quiche lorraine, que aqui apresento, é uma receita tradicional de Lorena, uma região do nordeste da França.


1 base de massa quebrada (usei folhada)
200 ml de natas
3 ovos grandes
100 g de bacon cortado em cubinhos
150 g de queijo ralado grosseiramente (usei mozarella) 
sal e pimenta q. b.


Coloque a base de massa numa tarteira de aro removivel e leve-a ao forno por 10-15 minutos. 
Retire o courato ao bacon  e corte-o em tirinhas e aloure-o numa frigideira anti-aderente sem colocar qualquer gordura, pois este fritará  na sua própria gordura. Escorra-o sobre papel absorvente e reserve. Quando a massa estiver pouco loura retire-a do forno e distribua o bacon sobre ela, acrescentado, em seguida, o queijo ralado. Reserve. 
Num recipiente bata os ovos com um apitada de sal e pimenta, adicione as natas e envolva tudo muito bem. Com cuidado verta este preparado sobre a base com bacon e queijo que reservou e leve novamente ao forno durante 30-40 minutos, a 180ºC, ou até ficar bem douradinho

Pão com Passas








350 ml de leite
1 e 1/2 colher de sopa de margarina/manteiga
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
540 g de farinha
10 g de fermento fresco
100 g de passas


Coloque os ingredientes na máquina pela ordem indicada acima (excepto as passas), seleccione o programa básico para pão de 1 kg e nível de tostagem elevado. Adicione as passas somente quando a sua máquina emitir um bip para que estas não sejam desfeitas pela pá da mesma.

Frango Marroquino












A requintada gastronomia marroquina é pródiga na combinação de sabores: legumes e frutos secos, especiarias perfumadas, carnes soberbamente condimentadas, peixes e mariscos delicadamente preparados... 
Este é o prato de eleição da minha mãe, ela adora a gastronomia de Marrocos. E eu concordo plenamente com ela, é um dos meus pratos favoritos. Só de me lembrar daquele saborzinho adocicado e suave, das tâmaras e das ameixas a desfazerem-se na boca...



1 frango cortado aos pedacinhos e sem peles
1 dl de óleo/azeite
2 colheres de sopa de mel (bem cheias)
2 colheres de sopa de coentros em pó
1 cebola média picada
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá cominhos
1 colher de chá gengibre em pó
100 g de ameixas secas
60 g de passas
50 a 100 g de tâmaras 
50 g de amêndoas torradas
1/2 limão cortado em gomos
sal e pimenta q.b.



Num recipiente pequeno coloque água e junte-lhe as passas, demolhando-as por 5 minutos. Num pratinho coloque as amêndoas palitadas e leve ao microondas por 1 minutos, ou menos, para que torrem. Reserve ambos. 
Numa caçarola anti-aderente deite o óleo, o mel,  a cebola bem picada, o gengibre, a canela, o açafrão e os cominhos. Leve ao lume e deixe ferver 2 minutos. Coloque o frango em pedaços, os coentros, o sal e a pimenta. deixe refogar mais 4 minutos. Junte as passas, as ameixas e as tâmaras, tape, e, sobre lume brando, deixe cozinhar aproximadamente 45 minutos, mexendo com alguma frequência para que as especiarias não queimem.
Assim que passar este tempo e a carne estiver tenra mexa bem, rectifique o sal, adicione o limão em gomos (com casca) e as amêndoas previamente torradas. Tape, apague o lume e deixe repousar durante 10 minutos. Sirva com cuscus.

Cheesecake de Chocolate e Amora

 








Já fiz bastantes cheesecakes, principalmente de morango, mas desde que provei este que se tornou especial. Tem um sabor diferente, mais suave e agradável.





Base:
1 pacote de bolacha maria
180 g de manteiga/margarina
50 g de cacau 


Creme:
1 caixa de queijo-creme de 200 g (uso philadelphia ou marca continente)
1 pacote de natas (200 ml)
200 g de açúcar
6 folhas de gelatina


Cobertura:
Cobertura:
5 colheres de sopa (cheias) de compota de amora (ver receita aqui)
6 colheres de sopa de água
1 folha de gelatina




Base:
Pique as bolachas na picadora até obter uma espécie de farinha. Reserve.
Junte o cacau e a manteiga derretida, amassando bem com as mãos, até obter uma massa consistente.
Forre uma tarteira/forma de aro removivel com papel vegetal untado com margarina/manteiga (isto é para que o cheesecake não fique colado à forma) mas se usar uma forma anti-aderente/silicone não precisa de fazer este passo.
Coloque a massa de cacau na tarteira e alise-a muito bem com a ajuda de uma colher (mas não pressione muito).
Leve ao frigorífico por uns minutos (10-15 minutos).


Creme:
Para fazer o creme deve demolhar as folhas de gelatina em água fria, deixando-as lá por uns minutos.
Num recipiente misture o queijo-creme com o açúcar, mexa bem. Em seguida junte as natas batidas em chantilly (antes de as usar leve-as ao congelador por 15 minutos), envolvendo-as bem.
À parte leve as folhas de gelatina ao microondas até que derretam e junte-as ao preparado anterior, mexendo bem até obter um creme homogéneo.
De seguida retire a base de cacau do frigorífico e coloque sobre ela o creme de natas e queijo. Leve novamente ao frigorífico para solidificar durante, pelo menos, 3 horas.


Cobertura:
Ao fim das 3 horas (pode deixar durante a noite no frigorifico e só colocar a cobertura no dia seguinte) e quando o cheesecake já estiver bem solidificado deve colocar a cobertura e decorar a gosto.
A cobertura de amora faz-se levando um tacho ao lume com 2 colheres de sopa de doce de amora com 2 colheres de sopa de água, mexendo sempre até que o doce se dissolva completamente e obtenha uma espécie de calda espessa. Retire do lume e deixe arrefecer completamente (não coloque a cobertura logo no cheesecake pois esta irá derrete-lo).
Quando já estiver frio, e com a ajuda de uma colher, coloque a cobertura de amora no cheesecake, com cuidado, e alisando-a o máximo possível. Decore a gosto e leve ao frigorifico até ao momento de servir.



Quiche de Bacon e Fiambre




Encontrei esta receita no blog As minhas Receitas mas fiz-lhe uma pequena alteração; acrescentei mais 1 pacote de natas porque achei que o quiche ficaria com demasiados enchidos e usei massa quebrada em vez de folhada.


1 rolo de massa quebrada
2 pacote de natas (ou 200 ml de natas e 200 ml de leite)
3 ovos
sal e pimenta
75 g fiambre aos cubinhos 
75 g bacon aos cubinhos 
100 g queijo Mozzarela ralado

 

Frite o bacon numa frigideira anti-aderente e na sua própria gordura até este ficar crocante. Retire da frigideira e reserve. Entretanto forre uma tarteira com a massa quebrada e coloque dentro dela o fiambre aos cubos e, depois de frito, o bacon.
Numa taça bata os 3 ovos com as natas (ou o leite, se preferir), junte o queijo ralado e tempere de sal e pimenta. Coloque por cima da tarte e leve ao forno a 200º C durante 40 minutos.

Massada de Tamboril e Camarão










800 g de tamboril congelado em filetes
300 g de camarão descascado
camarão inteiro q.b.
500 g de massa cotovelos grande
1 cebola
2 dentes de alho
azeite/óleo q.b.
vinho branco q.b.
2 tomates
coentros q.b.
sal, pimenta e piripiri q.b.
casca de cebola



Coza o peixe juntamente com os camarões descascados e os inteiros em água temperada com sal e junte-lhes a casca de cebola (para dar a cor alaranjada ao camarão). Salpique um pouco de piripiri e deixe cozer cerca de 7 minutos. No fim de cozidos, coe e água para retirar os pedaços da casca do camarão que se soltaram, escorra o peixe e deixe arrefecer. Corte-o em pedacinhos e reserve o caldo. À parte pique a cebola, os dentes de alho e o tomate. Refogue-os em azeite/óleo, acrescente os coentros e junte o vinho branco. E vá adicionando um pouco da água da cozedura do peixe. Quando ferver acrescente a massa e deixe cozinhar. mexendo de vez em quando. Quando esta estiver quase cozida adicione o camarão descascado, o tamboril e o camarão inteiro. Cozinhe durante mais 5 minutos e rectifique os temperos.



Pão de Leite





Encontrei esta receita no blog Pão, Bolos & Cia. e, de todas as que já havia testado, é a que mais se aproxima dos verdadeiros pães de leite. A receita original era feita na máquina do pão mas eu preferi altera-la um pouco e fi-la manualmente. Em conclusão; ficaram muito bons, fofinhos, saborosos...tão bons que eu até comi muitos deles simples, assim sem nada mesmo.






200 ml de leite morno
50 ml de água morna
20 g de fermento de padeiro fresco
100 g de açúcar
3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha custard
2 colheres de sopa de margarina
500 g de farinha 


Num recipiente coloque a água e o leite mornos e neles dissolva o fermento. Num outro recipiente junte os restantes ingredientes, acrescente o fermento com os líquidos e amasse bem até que a massa fique homogénea. Em seguida forme uma bola, coloque-a num lugar seco e tape-a bem, deixando-a levedar 1h30m. Findo este tempo divida a massa em 10  bolinhas  com o mesmo tamanho. Amasse bem cada uma delas e tente dar-lhes o formato de um pão de leite. Seguidamente coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal com um espaço generoso entre cada uma. Pincele os pães com água, gema  de ovo ou leite e salpique com açúcar (opcional). Cubra-as com um pano e deixar levedar por mais 30 minutos. Por fim, leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos, sensivelmente, ou até ficarem dourados por cima.

Nota: Rende 10 pães de leite.





Chicken Korma Coconut (Murg Sukka Korma)






1 iogurte natural
400 g de peitos de frango em pequenos pedaços
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de óleo
1 folha de louro
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de coentros em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de pimentão-doce
1 colher de sopa de açafrão
1/2 colher de chá de picante (piripiri em pó ou pimenta de cayenne)
200 ml de natas
100 ml de água quente
50 g de amêndoa laminada
50 g de côco ralado



Numa panela coloque o óleo e junte a cebola e o alho bem picados, acrescente o louro e deixe refogar um pouco. Junte o gengibre, os coentros, cominhos, açafrão, o pimentão-doce e o picante, deixar fritar um pouco e junte 50 ml de água quente, mexa bem até que a água evapore. Junte os peitos de frango cortados em pedacinnhos e frite um pouco. Assim que o frango mudar de cor junte o iogurte, mais 50 ml de água e sal. Deixar cozinhar em lume brando, meio tapado, cerca de 25 minutos, mexendo ocasionalmente. Num recipiente coloque o coco ralado e junte 100 ml de água e leve ao microondas (ou ao lume) por 1 minutos mexendo bem. Junte este preparado ao frango, adicione também as natas e deixar cozinhar mais 15 minutos mexendo ocasionalmente. Nos últimos 5 minutos junte a amêndoa e envolver bem. Pode ainda salpicar amêndoa sobre o prato já servido.

Crepes de Baunilha com Chocolate







Crepes de baunilha:
3 ovos
3,5 dl de leite
50 g de açúcar
125 g de farinha
30 gr de margarina derretida
1/2 colher de café de essência de baunilha



Recheio e molho:
6 quadradinhos de chocolate
6 colheres de sopa de natas
canela moída q.b.
aguardente-velha q.b.


Desfaça os ovos com uma vara de arames, junte-lhes o leite e o açúcar e misture bem. Deite a farinha numa tigela, adicione-lhe a mistura anterior e a margarina derretida, mexendo sempre com a vara de arames até obter uma massa lisa. Perfume com a essência de baunilha e deixe repousar enquanto prepara o recheio. 
Num recipiente coloque o os quadradinhos de chocolate e leve ao microondas por meio minuto, se após este tempo não estiver derretido volte a por mais meio minuto ( não deve colocar 1 minuto de seguida porque queima o chocolate). Mexa bem e com a ajuda de um garfo ajude a desfazer o chocolate, acrescente as natas e volte a mexer. Perfume com algumas gotas de aguardente-velha ou outra bebida do género e adicione também um pouco de canela. Leve ao lume por um minuto mexendo sempre, e reserve para arrefecer um pouco.
Leve a aquecer uma frigideira anti-aderente com 18 cm de diâmetro. Coloque um pouco de margarina nela e espere que derreta. Deite uma concha de massa e rode de modo a cobrir todo o fundo. Deixe cozer, volte o crepe e coza do outro lado.  Repita as operações até gastar toda a massa.  Sobre o crepe coloque um pouco do molho de chocolate e enrole como um canudo ou dobre em quatro e barre todas as partes internas com chocolate.

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/