Pizza Primavera

 





1 base de pizza (ver receita aqui ou aqui)
Molho de tomate para pizza (ver receita aqui)
100 g de chourição
50 g de bacon
2 rodelas e ananás
2 delícias do mar
cogumelos laminados
milho q.b.
queijo mozarella q.b.
azeitonas pretas q.b.



Coloque a base de massa para pizza num tabuleiro de ir ao forno (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça  e fina veja aqui). Sobre ela coloque bastante molho de tomate que deve preparar com alguma antecedência . Corte o chourição em pequenos quadrados e disponha sobre a pizza, faça o mesmo procedimento com o bacon. Em seguida corte as rodelas e ananás em pedacinho e acrescente também, tal como as delícias.  Junte ainda o milho e os cogumelos. Por fim, salpique, abundantemente, com  mozarella ralado e decore com azeitonas pretas. Leve ao forno a 200º C durante, aproximadamente, 30 minutos ou até que o queijo derreta e a massa se apresente cozinhada (ou no ponto que mais gostar dela).

Korma de Camarão (Prawn Korma)

 


O Korma tem as suas raízes na culinária Mughlai (cozinha do Sul da Ásia influenciada pelo Império Mughal) da Índia moderna, mas, na verdade, é um prato característico persa-indiano, que pode ser rastreado até ao século XVI e que nos dias de hoje é confeccionado no norte da Índia, Paquistão e Bangladesh. Classicamente, o korma é definido como um prato de carne ou de legumes que são cozinhados com água, creme de coco, iogurte e/ou natas. 
Este prato que aqui apresento tem a particularidade de levar camarão como ingrediente principal e estou certa que é por isso que tem um paladar tão especial. Adoro, é o meu prato indiano predilecto, é tão doce, suave, aromático...



1 xícara de iogurte natural (100-125 ml)
300 ml de água de cozedura do camarão 
1/4 de colher de chá de pimenta de cayenne
2 colheres de chá de Garam Masala
2 colheres de chá de açafrão em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó  
2 colheres de chá de alho em pó 
2  colheres de chá de caril
200 ml de creme de coco (ou 250-300 ml de leite de coco)
1 kg de camarões 
1 cebola bem picada
4 c. sopa de manteiga/margarina
2 gemas (para misturar com o creme de coco)
200 ml de natas
Molho de piripiri q.b.
Folhas de coentros frescas
Amêndoas em lasca, tostadas 



Comece por cozer os camarões inteiros em água fervente temperada com sal, molho de piripiri e casca de cebola. Após 5 minutos de cozedura, retire os camarões da água, deixe-os arrefecer um pouco, descasque-os e reserve. Esmague cascas e cabeças e torne a adiciona-las ao caldo, que deve deixar ferver por mais 10 minutos. Ao fim deste tempo, coe a água.
Num tacho, derreta a manteiga e adicione-lhe a cebola bem picada, em lume reduzido. Para aumentar o aroma do prato pode acrescentar  1 flor de anis neste momento, contudo, deve remove-la assim que a cebola fritar e se mostrar translucida.
À parte faça uma pasta com o gengibre, alho, caril, açafrão, pimenta de cayenne e uma colher de sopa de água. Junte ao preparado anterior e deixe cozinhar durante 2 minutos. De seguida, adicione o camarão e mexa bem. Acrescente, também, o creme de coco previamente misturado com as gema.
Num recipiente medidor, verta as natas e o iogurte e acrescente 300 ml da água de cozedura do camarão, mexa bem e junte tudo ao tacho, envolvendo muito bem. Aumente a chama até que o molho comece a borbulhar e deixe-o ferver por 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
Finalmente, acrescente o Garam Masala, misture bem e deixe cozer por mais 2 minutos, tornando a mexer. No momento e servir, decore com lâminas de amêndoas torradas e polvilhe com folhas de coentros. Sirva com arroz basmati e papadum (ou outro pão indiano).

Patê de Delícias do Mar




1 pacote de delícias do mar
maionese
ketchup
mistura de pimentas
alho em pó
piripiri (opcional)



Parta das delícias do mar em pedaços e leve-as à picadora até se tornarem num creme homogéneo. Num recipiente junte todos os ingredientes a gosto, tendo o cuidado para colocar maionese em grande quantidade pois é ela que dará a consistência cremosa ao patê.

Arroz Chau-Chau







1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 dl de óleo
1 chávena de arroz
150 g de ervilhas
150 g de fiambre cortado aos cubinhos
2 chávenas (dobro da quantidade do arroz) de água fervente
3 ovos mexidos
sal e pimenta
1 raminho de cebolinho picado e/ou salsa picada



Coloque o óleo num tacho e refogue o alho e a cebola bem picados. Acrescente o arroz e envolva bem na gordura até que este fique um pouco translucido (aproximadamente 3 minutos), mexa de vez em quando. Em seguida acrescentar as ervilhas e os cubinhos de fiambre e cobre-se com duas vezes a medida de arroz de água quente. Tempere com sal e pimenta. Tape o tacho e deixe cozer normalmente (aproximadamente 10-15 minutos). Assim que estiver pronto bata 3 ovos e tempere com um pouco de sal, coloque-os numa frigideira anti-aderente e sem gordura e vá mexendo, fazendo círculos com uma colher de pau. Adicione os ovos mexidos ao arroz, salpique um pouco de cebolinho e envolva bem.




Esferas de Pato e Foie Gras



Este é um prato de origem francesa muito vezes servido em restaurantes mais requintados. Muitos deles acompanham este prato com um molho de cereja (este é feito com 1 frasco de mostarda e 1 frasco de doce de cereja, misturando-os muito bem e colocando-o sobre as esferas de pato).


700 g de pato (apenas carne)
100 g de foie gras
1 alho francês
1 raminho de tomilho
80 g de uvas passas
1 cálice de aguardente velha
sal e pimenta q.b.
óleo para fritar


Limpe o pato removendo os ossos, a pele e todas as gorduras, desfie-o. Coloque as passas numa tacinha com água durante uns minutos, escorra e reserve. Numa picadora coloque o pato e o alho francês e pique muito bem até obter uma pasta. Com as mãos envolva o foie gras com a pasta e junte as passas e a aguardente velha, envolvendo tudo muito bem. Junte, por fim, o tomilho, o sal e a pimenta, e amasse bem até ficar homogéneo. Faça pequenas bolas com esta mistura e leve-as a fritar até ficarem estaladiças por fora. Escorra-as em papel absorvente e sirva-as quentes acompanhadas por arroz e salada ou com o molho de cereja que indiquei mais acima.

Bagels (tipo Americano)

 











O bagel nasceu na Polónia mas é muitas vezes associados á cidade de Nova Iorque e ao seu pequeno-almoço clássico de bagels e queijo-creme. E foi lá que nasceram diferentes receitas a partir da base polaca, muitas delas que levam o comum bagel a parecer, não um pão, mas algo mais semelhante a um bolo.





225 ml de leite 
50g de manteiga 
25g de açúcar 
15g de fermento fresco
1 pitada de sal 
400g de farinha 
1 ovo batido 
sementes de sésamo 
sementes de papoila 
sementes de linhaça branca e preta



Aqueça o leite até este ficar morno. Junte-lhe o fermento e o açúcar e mexa até este se dissolver. Junte-lhe a farinha, o sal e a manteiga e misture até formar uma massa homogénea. Deixe repousar cerca de 1:30-2 horas, ou até dobrar de volume. Ao fim desse tempo forme pequenas bolas (8) e fure-as no meio de forma a ficar com a forma de um "donuts". Coloque-as sobre um tabuleiro forrado com um pano com algum espaço entre cada uma e tape-as com um pano. Deixe repousar por mais 30minutos.
Leve uma panela ao lume com água. Assim que esta ferver coloque os pães lá dentro e espere que eles subam até a superfície o que demora cerca de 20 segundos. Retire-os e escorra ligeiramente sobre um pano de cozinha. 
Coloque depois os bagels num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele-os com o ovo batido e salpique-os abundantemente com sementes de sésamo ou de papoila. 
Leve ao forno (180ºC) durante 20 a 30 minutos, até os bagels estarem cozidos e dourados. 


Sugestão: Pode come-los com queijo, manteiga, enchidos, saladas, compotas ou como mais gostar. Ou então pode fazer ao estilo americano e torra-los e barra-los com queijo-creme.

Nota: Rende 8 bagels.


Bacalhau com Natas





500 g de bacalhau demolhado
500 ml de leite
2 pacotes de natas (400 ml)
3 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
800 g de batatas cortadas em cubos pequenos
1 cebola picada
100 ml de azeite/óleo
40 g de margarina
50 g de farinha
noz-moscada, sal e pimenta q.b.
óleo para fritar



Coloque o bacalhau, os alhos esmagados e a folha de louro num tacho, junte o leite e deixe a ferver. Retire o tacho do lume pouco depois de o leite começar a ferver e cubra com uma tampa, reservar (o bacalhau acabará por cozer enquanto estiver tapado). Corte as batatas em pequenos cubos eleve-as a fritar em óleo  quente até ficarem douradas. Deixe-as a escorrer sobre papel absorvente e tempere com um pouquinho de sal, reserve. Escorra o bacalhau (reserve o leite), retire-lhe as peles e as espinhas e desfie em pedaços pequenos. Com um passador de rede filtre o leite e reserve-o. Num tacho largo ou wok aqueça o azeite/óleo e junte a cebola picada até que amoleça. Adicione o bacalhau desfiado e as batatas fritas. Refogue por mais uns minutos em lume médio, mexendo sempre com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta. Desligue o lume e reserve. Entretanto, pré-aquecer o forno a 220ºC.

Para fazer o molho branco aqueça a manteiga até esta começar a ficar espumosa, junte a farinha e mexa bem até dourar. Incorpore o leite reservado aos poucos, batendo sempre com uma vara de arames até o molho começar a ferver. Deixe ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. Retire o tacho do lume e envolva as natas. Transfira o preparado de bacalhau e batatas para um tabuleiro de levar ao forno, junte o molho branco e envolva bem os dois preparados. Por fim, leve ao forno a 220ºC até que a superfície fique douradinha (aproximadamente 40 minutos).

Rissóis de Camarão







Massa:
2 chávenas de farinha 
2 chávenas de água
1colher de sopa de margarina
1 pedaço de casca de limão
sal q.b.


Recheio:
30 camarões inteiros
200 g de camarão descascado
1 cebola
1 raminho de salsa
4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de margarina
500 ml de água de cozedura dos camarões
100 ml de leite
1 colher de sopa de creme de marisco instantâneo
Sal e pimenta q.b.



Leve um tacho ao lume com a água, a margarina, a casca de limão e um pouco de sal. Assim que a água levantar fervura retire o tacho do lume e acrescenta-se a farinha. Misture muito bem com uma colher de pau e leve, o tacho, novamente a lume brando, mexendo sem parar (este método serve para retira a humidade á  massa). Assim que a massa se apresentar bem seca e com aspecto de uma bola retire-a do lume. Coloque-a sobre uma mesa de trabalho e amasse bem até que arrefeça. Deixe descansar durante 20 minutos. Passado este tempo estenda a massa com um rolo (polvilhe com farinha para que a massa não grude).Quando a massa se encontrar estendida e muito fina disponha sobre ela montinhos de recheio, em seguida tape cada um deles com a massa, dobrando-a. Corte-a com o auxílio de um corta-massa, de um copo, corta-bolachas ou qualquer outro objecto redondo. Passam-se os rissóis por ovo batido, depois por pão ralado e fritam-se em óleo bem quente.


Coza os camarões (inteiros e descascados) em água temperada com sal, deixe arrefecer e descasque-os. Esmague as cascas e as cabeças e leve-as a refogar com metade da cebola picada e uma colher de sopa de margarina, cubra com água e deixe ferver. Côa-se e reserva-se. Ao leite junte uma colher de sopa de creme de marisco instantâneo e mexa bem, reserve. Em seguida pique a outra metade da cebola muito finamente e leve-a a alourar com a restante margarina (3 colheres). Polvilhe com a farinha, deixe cozer um pouco e regue com a água da cozedura e o leite. Deixe o creme cozer até se encontrar bem espesso. Por fim, tempere com sal e pimenta e acrescente a salsa picada e os camarões aos pedaços pequenos. Deixe arrefecer antes de usar.



Nota: Rende cerca de 50 rissóis.

Coelho com Camarão




 





1 coelho
300 g de camarão
500 g de camarão descascado
1 lata grande de cogumelos laminados
1 cebola com casca
4 dentes de alho
250 g de tomate sem pele
2 folhas de louro
mistura de cinco pimentas em grão
2 dl vinho branco
molho de piripiri (ver receita aqui)
arroz q.b.
sal q.b.



Num tacho coloca-se água, sal, piripiri e cascas de cebola, deixa-se ferver e junta-se os camarões inteiros. Deixe cozinhar por 10 minutos. Escorra os camarões e reserve. Coe o caldo. Reserve.
Corte o coelho em pedaços e reserve. Num tacho grande coloque óleo até tapar o fundo, junte vinho branco, a cebola e os alhos picados, o tomate pelado partido em pedaços, o louro, o sal e as pimentas e deixe cozinhar um pouco até que a cebola fique loura. Adicione em seguida o coelho, os cogumelos e o camarão descascado e deixe refogar, se estiver muito seco adicione um pouco de água. Quando a carne estiver tenra retire-a para um prato. No molho que ficou no tacho (neste molho devem ficar os cogumelos e o camarão descascado) adicione a água do camarão que reservou e coloque para ferver. Acrescente o arroz, rectifique o sal e deixe cozer. Decore e acompanhe o prato com os camarões que cozeu e reservou no início da receita.



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/