Frango com Banana em Molho de Caril (Murgh Kari Kadali)





1 frango partido em pedaços pequenos
1 cebola bem picada
1 dente de alho picado
4 bananas
1/2 garrafa de cerveja 
1 lata de leite de coco
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de caril
2 colheres de sopa de amêndoa pelada
óleo de amendoim q.b.
sal q,b,


Limpe o frango de peles e gorduras e corte-o em pequenos pedaços, reserve. Numa caçarola larga coloque o óleo de amendoim, a cebola e o alho picados, mexa um pouco. Em seguida junte a carne, e volte a mexer, acrescente então a cerveja, o leite, o caril, o leite de coco e tempere de sal. Deixe cozinhar em lume brando mexendo com alguma frequência. Corte as bananas em rodelas não muito finas e reserve. Assim que a carne se apresentar tenra junte as amêndoas e, por fim, as bananas, deixando apurar em lume brando, mas tendo o cuidado para que as bananas não se desfaçam. Sirva imediatamente e acompanhe com arroz basmati.

Cubinhos de Porco com Castanhas




1 kg de carne de porco em cubinhos
1 cebola grande, picada
1 raminho de salsa picada
2 folhas de louro
4 dentes de alho, picados
500 g de castanhas sem pele
120 g de banha
sal, pimenta preta e nos-moscada



Corte a carne em pequenos cubos (se estiver um pouco congelada é mais fácil) e reserve. Num tacho largo ou wok leve a banha ao lume, quando esta derreter junte a carne, os alhos, a cebola, o louro despedaçado, uma pitada de noz-moscada, a salsa, o sal e a pimenta, deixando estufar em lume brando e mexendo diversas vezes até que a carne se encontre tenra e dourada. Entretanto coza as castanhas em água e sal ( se comprar com casca deixe-as estar 5 minutos em água a ferver e de seguida retire as cascas com o auxílio de uma faca), escorra-as e junte-as à carne por 5 a 10 minutos. Por fim retire o preparado do lume e mexa um pouco para que as castanhas fiquem bem distribuídas. Pode comer assim, simples, ou acompanhado de arroz e salada.

Cheesecake de Morango










Base:
1 pacote de bolacha maria
100g de manteiga/margarina

Creme:
200g de queijo creme
200ml de natas
200g de açúcar
6 folhas de gelatina

Cobertura:
5 colheres de sopa de doce de morango (cheias)
6 colheres de sopa de água
1 folha de gelatina



Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar. Deixe o queijo creme amolecer um pouco, em temperatura ambiente, antes de o usar.
Triture as bolachas numa picadora até obter uma espécie de farinha e junte-lhe a manteiga/margarina derretida, amassando bem com as mãos. Unte uma forma de aro amovível (de 23 cm de diâmetro) com margarina e forre o fundo com a massa de bolacha. Leve ao frigorífico por 5-10 minutos.
Entretanto, demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria, durante, cerca de 10 minutos.
Bata as natas até obter um chantilly firme. Reserve.
Num recipiente misture o queijo-creme com o açúcar e em seguida as natas batidas em chantilly, envolvendo-as bem. À parte, dissolva as folhas de gelatina e junte-as ao preparado anterior, mexendo bem. De seguida retire a base de bolacha do frigorífico e coloque sobre ela o creme de natas e queijo, levando ao frigorífico para solidificar durante, pelo menos, 5 horas. No fim de solidificar coloque a cobertura e decore a gosto.


A cobertura faz-se da seguinte forma: coloque a folha de gelatina de molho, leve um tacho ao lume com 5 colheres de sopa de doce de morango (não muito cheias) com 6 colheres de água mexendo muito bem até que o doce se dissolva. Em seguida junte a gelatina demolhada e mexa que se dissolva completamente. Depois de pronto deixe arrefecer um pouco e , com a ajuda de uma colher, coloca-se este preparado sobre o cheesecake e leve novamente ao frigorífico.



Bolo de Café, Chocolate e Whisky








Este bolo é uma verdadeira delícia. O seu aroma desperta os sentidos, o seu sabor é intenso e exótico, enquanto que a sua consistência tão suave, fofa e aveludada quase que se desfaz na boca.





3 colheres de sopa de manteiga
200g de açúcar
2 ovos (à temperatura ambiente)
50g de chocolate em tablete
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de café instantâneo em pó
150 ml de água quente
100 ml de whisky
1 pitadinha de sal
1 colher de chá de fermento
220g de farinha





Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha, uma forma redonda (20 cm). Num recipiente, juntar o chocolate em pó e café, adicionar a água quente e mexer até dissolver. Adicionar o whisky e o sal. Deixar arrefecer completamente. Partir o chocolate em pedacinhos, derrete-lo em banho-maria ou no microondas. Deixar arrefecer. Com a batedeira eléctrica, bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, batendo entre cada adição. Adicionar o chocolate derretido e o açúcar baunilhado, bater bem. Com a batedeira na velocidade lenta, juntar metade da mistura de café à massa do bolo. Posteriormente adicionar metade da farinha e do fermento (previamente peneirados), misturar bem. Finalmente, adicionar a restante mistura de café e a restante farinha. Bater bem com a batedeira, até a massa ficar homogénea. Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Depois de 15 minutos no forno, tapar com uma folha de papel de alumínio. Retirar do forno e deixar arrefecer. Desenformar o bolo para o prato de servir.

Frango Agridoce com Ananás




A gastronomia tailandesa está cada vez mais difundida e apreciada. O segredo desta culinária milenar vai além do preparo dos pratos. Conta-se que há dois séculos os tailandeses comiam sentados numa esteira ou tapete. No lugar de mesas, eram usados grandes vasos de bronze com uma tampa, sobre as quais era colocada uma toalha vermelha. A carne era cortada em pequenos pedaços e o arroz colocado numa tigela funda no chão. O equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores é muito valorizado. As refeições tailandesas são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo: sopa, salada, um prato picante (caril) e vários molhos em geral à base de "nam pla" (molho de peixe) onde são mergulhados vegetais ou frutos do mar.



2 peitos de frango
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
1 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de concentrado de tomate (ou polpa)
1 colher de café de pimentão doce
1 dl de calda de ananás (de conserva)
4 rodelas de ananás
molho de soja q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.



Corte os peitos de frango aos pedacinhos (tiras finas) e tempere com molho de soja, sal e pimenta, reserve durante duas horas. 
Numa frigideira coloque 2 colheres de sopa de manteiga, deixe-a derreter e adicione os pedacinhos de frango e vá mexendo de vez em quando até que se apresente cozido. Em seguida adicione metade do vinho branco e mexa até que evapore. Acrescente o restante vinho, a polpa de tomate, o pimentão doce, misture bem e deixe apurar em lume brando. Quando estiver quase sem molho vá adicionando, aos poucos, a calda de ananás e deixe cozinhar mais um pouco. Por último, junte o ananás partido em pedacinhos e deixe ficar mais um pouco ao lume. Sirva quente e acompanhe com arroz jasmim ou basmati.

Frango com Mel à Marroquina




O exotismo de Marrocos tem a sua expressão mais vincada nos hábitos alimentares, onde a explosão de sabores desperta todos os sentidos.
A sua requintada gastronomia mostra uma simbiose perfeita entre legumes e frutos secos, especiarias e ervas...



1.5 kg de frango cortado em pedaços
1.5 kg de tomate pelado
1/2 colher de café de açafrão
1 colher de sopa de caril
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de mel
150 g de tâmaras
azeite/óleo de sésamo
1 cebola picada finamente
sal e pimenta q.b.
coentros picados para polvilhar



Corte o frango em pedaços pequenos e limpe-o de peles e gorduras, reserve. Leve a cebola a uma picadora até que fique muito bem picadinha. Numa caçarola coloque o óleo e o tomate partido em pedaços (a quantidade de tomate tem de ser equivalente à quantidade de frango), junte a cebola e o frango, mexa bem. Tempere com sal, pimenta e açafrão. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo com frequência para que não pegue. Quando a carne se apresentar tenra (quase no ponto) junte as tâmaras, a canela, o caril e o mel. Mexa muito bem e deixe apurar. Por fim, polvilhe com coentros picados e acompanhe com couscous.



  

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/