Fettuccine à Carbonara com Cogumelos, Delícias e Manjericão





300 g de massa fettuccine 
1 embalagem de natas carbonara da Parmalat
azeite/óleo
1/2 cebola picada
1 lata de cogumelos inteiros/laminados
150-200 g de delícias do mar
tomate cherry q.b.
sal e pimenta q.b.
manjericão q.b.


Coza a massa em água e sal até estar "al dente", escorra e reserve.
Num wok ou numa panela larga aqueça o azeite e junte a cebola. Quando esta dourar junte os cogumelos escorridos, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até apresentarem um ar "murcho". Corte os tamates ao meio e junte-os ao preparado, mexendo bem. Adicione as delícias do mar partidas  em pedacinhos e junte as natas, voltando a mexer. Por fim, acrescente a massa escorrida e envolva muito bem, deixando cozinhar durante uns minutos. Ao servir polvilhe o prato com manjericão moido.

Molho Rosa



Este molho tem um sabor muito suave e delicado e é muito utilizado para qualquer tipo de salada.



3 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de ketchup
1/2 colher de chá de aguardente-velha
Pimenta preta q.b. 



Num recipiente junte todos os ingredientes, mexa bem com uma vara de arames, mas sem bater e vá  adicionando mais um pouco dos ingredientes e provando até que esteja do seu agrado. Reserve no frigorífico até à hora de servir.


Nota: Para dar um sabor mais exótico ao molho acrescente  um pouco de calda (da lata) de ananás.


Molho Cocktail





Este é um molho usado para o Cocktail de Camarão, mas também fica óptimo com qualquer salada ou, até mesmo, com carnes e marisco.



1 colher de (chá) vinho do Porto seco ou Whisky
2 colher de (sopa de natas
sal
25 g de ketchup 
80 g de maionese
pimenta preta moída q.b.

 
Junte a maionese, o ketchup, as natas, o vinho do porto seco, o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem mas sem bater e está pronto a ser utilizado.

Wrap de Bacon, Queijo e Alface


O Wrap é originario dos E.U.A. e é uma variante moderna de um taco ou burrito. Na verdade é uma sanduíche embrulhada numa tortilla de farinha de trigo. O mais popular contem frango, mas também são característicos a carne bovina, peru, presunto e camarão. Os recheios típicos incluem alface picada, tomate em cubos, cogumelos salteados, bacon, cebola grelhada, queijo cheddar, entre muitos outros.



Tortilhas (ver receita aqui)
Bacon (pode usar Paio ou Fiambre)
Queijo em fatias
Folhas de alface
Maionese


Estenda a tortilha e sobre ela coloque o bacon cobrindo toda a área da mesma. Em seguida, e sobre o bacon, faça uma camada de queijo e outra de alface. Por fim, salpique um pouco de maionese sobre a alface e dobre a extremidade sobre o recheio, enrolando cada wrap. Apare as pontas e sirva.

Burrito




O Burrito é um célebre prato tradicional da gastronomia mexicana, sendo consistindo por uma tortilha recheada. Tradicionalmente era recheada unicamente com carne (bovina, suína ou frango) ou com chilli de carne. Enquanto que nos dias de hoje o recheio já inclui milho, queijo, tomate, alface, entre outros ingredientes.




Chili com Carne (ver receita aqui)
Tomate em cubos
Pimento verde/vermelho em cubos pequenos
Alface em juliana fininha
Milho 
Queijo cheddar ralado (ou em tiras)
Tortilhas (ver receita aqui)
Tabasco q.b.



Faça as tortilhas com alguma antecedência, mas tento o cuidado de permanecerem quentes quando for usa-las. Corte o tomate em pequenos cubos e tempere com sal. Corte o pimento em pedacinhos muito pequenos e a alface em juliana fininha. Aqueça o chili e reserve.  
Coloque uma tortilha num prato, no centro da mesma coloque uma pequena porção de todos os ingredientes citados acima, sendo o tabasco o último a ser colocado. Enrole a tortilha no sentido do comprimento. Sirva acompanhado de nachos com molho de queijo cheddar.

Trifle de Chocolate e Banana




1 pacote de natas
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar
2-5 gotas de limão
pedaços de bolo de chocolate
1-2 bananas em rodelas
granulados coloridos



Bata as natas com o açúcar e algumas gotas de limão (o limão serve para dar consistência ás natas), quando obtiver chantilly junte a baunilha e bata mais um pouco. Reserve no frigorífico. Corte um bocado de bolo de chocolate em quadradinhos e as bananas em rodelas, reserve.
Numa taça grande ou em taças individuais, disponha alguns pedacinhos de bolo, banana e chantilly seguindo este procedimento até encher a taça. Por ultimo coloque mais um pouco de chantilly de modo a fazer uma "copa" na taça e salpique com granulados coloridos. Reserve no frigorífico e sirva fresco. 

Rôti de Porco com Ameixas e Ananás




1 lombo de porco
louro em pó q.b.
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
mistura de 7 pimentas q.b.
pimentão doce q.b.
3 dentes de alho esmagados  
1/2 dl de vinho branco
óleo q.b.
sal q.b.
ameixas secas q.b.
ananás de lata q.b.



Limpe o lombo de gorduras. Em seguida abra-o formando um bife grande, cortando-o ao meio no sentido do comprimento sem separá-lo (se não conseguir opte por fazer um golpe profundo na lateral do lombo) e reserve.
À parte faça um molho com louro em pó, piripiri líquido, os alhos esmagados, a mistura de 7 pimentas, pimentão doce, 1/2 dl de vinho branco, sal e um pouco de óleo. Com este molho rega-se a carne por dentro e por fora.  Deixe tomar gosto por, pelo menos, 30 minutos. Guarde o molho que sobrar para ir banhando a carne quando estiver a assar. Após este tempo, estenda o lombo como se fosse uma folha de papel e disponha sobre ele ameixas secas e ananás, dispostas no sentido da largura do lombo. Enrole cuidadosamente e amarre bem com uma linha resistente. Coloque o lombo num tabuleiro, volte a regar com a marinada e leve-o ao forno a 200ºC por, aproximadamente, 1:15h. Regue alternadamente durante o cozimento com o molho que sobrou e com aquele que se vai formando no tabuleiro. Sirva com puré de batata e salada mista.

Bolo Húmido de Chocolate e Coco










Massa:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó


Calda:
10 colheres de sopa de açúcar
10 colheres de sopa de leite
10 colheres de sopa de chocolate em pó
5 colheres de sopa de margarina


Cobertura:
Coco ralado q.b.


Num recipiente largo junte os ovos com o açúcar e mexa bem com uma vara de arames. Em seguida incorpore a farinha, o fermento e o chocolate em pó e volte a mexer. Por fim, junte os líquidos à massa e bata bem até que esta fique bem homogénea e sem grumos.
Numa forma de aro removivel de 25 ou 30 cm de diâmetro, untada com margarina e polvilhada com farinha, deite a massa do bolo e leve-o ao forno a 170ºC por, aproximadamente, 45 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura).
Após o cozimento do bolo, retire-o do forno e desenforme para um prato de servir. Com um palito de madeira ou outro utensílio afiado espete toda a parte superior do bolo.
Entretanto faça a calda do bolo levando ao lume todos os ingredientes e mexendo bem até obter um molho homogéneo. Após arrefecer um pouco, e com o auxilio de uma colher, deite a calda sobre o bolo, verificando se fez buracos suficientes para que todo o bolo fiquem bem ensopado (reserve um pouquinho). Deixe arrefecer. Coloque a restante calda sobre a superfície do bolo e deixe que seque um pouco. Por fim, cubra toda a sua superfície do bolo com coco ralado. 




Nota: Rende um bolo bastante grande.


Chili con Carne






A gastronomia mexicana é conhecida por muitos como sendo a mais apimentada, mas também é famosa pela riqueza de sabores e texturas.
Neste caso, o Chilli com carne é muito consumido como acompanhante das tortillas de trigo, nachos, molho picante, salada e guacamole, mas também é usado como recheio para tacos, enchilladas e burritos.




500g de carne de vaca picada 
350g de feijão encarnado 
1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
500 g de tomate  fresco pelado (pode usar de lata)
3 tiras de pimento verde/vermelho
algumas gotas de
molho de piripiri (ver receita aqui)
sal e pimenta q.b.
cominhos q.b.
tabasco q.b.
nachos (opcional)



Descasque, corte e pique a cebola. Num tacho coza a cebola com o azeite, até estar macia. Junte a carne picada e continue a cozer até alourar. Introduza o feijão escorrido e mexa bem. Corte o tomate em pequenos pedaços ou leve-o a uma picadora/varinha mágica (se o tomate for de lata adicione também o líquido que vem na mesma) e junte-o à carne. Corte as tiras de pimento em pequenos pedacinhos e junte ao preparado, envolvendo bem.Tempere com sal, pimenta, piripiri líquido (molho de piripiri) e os cominhos. Tape e deixe cozinhar até a carne estar cozida. Depois de servido coloque umas gotas de tabasco em cada prato.
Sirva com arroz branco e nachos.






Pizza 5 Queijos





1 base de pizza (ver receita aqui ou aqui)
Molho de tomate para pizza (ver receita aqui)
Queijo Mozarella ralado q.b.
Queijo Emmental ralado q.b.
Queijo Cheddar em pedacinhos q.b.
Queijo Mimolette (em quadradinhos pequenos) q.b.
Queijo Brie (2 fatias fininhas)
Oregãos q.b. 



Faça a base de pizza (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça  e fina veja aqui), coloque-a num tabuleiro e leve-a ao forno por, aproximadamente, 20-30 minutos ou até estar cozida. Entretanto faça o molho de tomate, reserve e deixe arrefecer (ver receita aqui). Em seguida, corte o queijo Cheddar em pedacinhos bastante pequeninos e reserve. Corte o queijo Mimolette em cubinhos pequeninos e reserve também.  Sobre a base de pizza cozinhada coloque bastante molho de tomate e, sobre este, salpique, generosamente, oregãos picados. Sobre o molho salpique um pouco dos 4 queijos (Mozarella, Emmental, Cheddar e Mimolette) em quantidades semelhantes e de forma a ficarem bem distribuídos. Por último, corte duas fatias fininhas de queijo Brie e coloque no centro da pizza, separadamente.
Leve ao forno a 180º C até que o queijo derreta e a massa se apresente estaladiça (ou no ponto que mais gostar dela).

Laranja Cristalizada





cascas de laranja
açúcar (50 g por cada laranja)
água (50 ml por cada laranja)



Descasque as laranjas e retire a maior quantidade possível da parte branca (interior da casca) porque é a parte mais amarga e quanto mais se retirar melhor.(aconselho a espalmar a casca e usar uma faca afiada). Em seguida corte as cascas em tirinhas bem fininhas e reserve.
Colocam-se as tirinhas numa panela e cobrem-se com água. Leva-se ao fogo até ferver e deixa-se estar uns 2 ou 3 minutos. Depois escorrem-se muito bem e passam-se em água fria e repete-se o processo, com nova água.
Entretanto, num tacho ao lume, junta-se a água ao açúcar, mexe-se bem e colocam-se as tirinhas lá dentro. Deixa-se o lume no mínimo e cozinha-se por uma a duas horas (depende da quantidade), até a calda estar grossa e reduzida e as tirinhas estarem translúcidas. 
Após este tempo, enrole as tirinhas em açúcar ou mergulham-se em chocolate e estendem-se sobre grades, para secar( se as tiver feito com açúcar ou chocolate levará 1 dia a secar, mas se as preferir simples, só com a calda levará 2 dias). No fim de pronta guarde em caixas herméticas.

  
Nota: Pode usar qualquer citrino á sua escolha como, por exemplo, limão, toranja, lima, clementina, etc.

Maionese




1 ovo
150 ml de óleo
1 colher (chá) de mostarda
1/2 limão (sumo)
sal e pimenta q.b.



Num recipiente alto ou no copo da varinha mágica coloque o ovo, o sumo de limão e a mostarda, tempere com sal e pimenta. Junte depois 1/3 do óleo e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo emulsionando todos os ingredientes. Vá depois acrescentando o restante óleo, em fio, ao mesmo tempo que mantêm o movimento da varinha mágica. No final a maionese deverá estar espessa. Rectifique o sal e a pimenta e guarde no frigorífico até servir.

Pão Doce







200 ml de leite morno
50 ml de água morna
25 de fermento fresco
100 g de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de farinha custard
2 colheres (sopa) de margarina
500 g de farinha 




Numa tigela grande coloque os líquidos mornos e dissolva o fermento. Junte de seguida todos os restantes ingredientes e amasse bem durante 15 minutos, aproximadamente, formando uma bola homogénea. Deixar levedar 1.3h tapado com um pano em lugar aquecido. Divida a massa em dois e faça dois pães ou, se preferir, pese a massa e divida o peso por 10 separando bolinhas de massa com o peso respectivo. Tenda as bolas fechando-as em baixo com os dedos e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincela-as as com água (pode ser gema ou leite) e salpique com açúcar. Cubra com papel vegetal e um pano e deixe levedar por 30 minutos. Leve ao forno a 200ºC durante 20min., sensivelmente, ou até ficarem douradas por cima (faça o teste do palito  para saber se está cozido).

Pão Integral de Trigo e Centeio com Sementes




260 ml de água
1 colher de sopa de margarina
1,5 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavado (não usei-opcional)
200 g de farinha de centeio
200 g  de farinha de trigo integral
200 g de farinha de trigo
25 g de fermento fresco
1 colher de sopa de sementes de linhaça (branca e preta)
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Aqueça a água e junte-lhe o fermento aguardando que este se desfaça. Num recipiente largo coloque todos os ingredientes secos e quando o fermento estiver dissolvido junte-o também. Misture bem  e acrecente os restantes ingredientes. Amasse durante, pelo menos, 10 minutos, até que a massa deixe de grudar nos dedos e pareça estar homogénea ( se for necessário acrescente mais farinha ou água, consoante a situação). Faça uma bola com a massa e coloque-a num sitio sem correntes de ar e bem tapada com panos durante 1:30. Após este tempo divida a massa ao meio (pode dividir em 6 partes  iguais porque a massa cresce bastante) e faça dois pães do mesmo tamanho. Decore com algumas sementes e leve a forno aquecido a 200ºC por 45 minutos sensivelmente (faça o teste do palito para verificar a cozedura do pão).

Filhós





1 kg de farinha
8 a 10 ovos 

2 colheres de chá de fermento
1 copa de aguardente (pequeno)
1/2 chávena de leite
1 pitada de sal
óleo para fritar

 
Coloque a farinha num alguidar e o fermento no meio da farinha com a pitada de sal. Comece a amassar com as mãos, em seguida deite a aguardente e o leite. Continuando a amassar, deitam-se os ovos, um a um, lentamente. Quando estiver tudo envolvido, trabalhe bem a massa molhando as mãos em azeite até a massa se despegar do alguidar. Continue a amassar durante dois minutos. Deixe levedar durante duas horas.
Faça pequenas bolas de massa e por fim ponha a fritar. No fim polvilhe as filhoses com açúcar e canela.

Molho Mornay




O Molho Mornay descende do molho Béchamel e surgiu, pela primeira vez, num restaurante parisiense do séc. XIX, Le Grand Vefour nas arcadas do Palais-Royal, onde foi apresentado pelo marquês de Mornay e seu irmão, o conde Charles.
Na verdade, a maior diferença entre este molho e o Béchamel, é o facto de este levar queijo picado ou ralado para a sua confecção. Normalmente, consiste de metade gruyère e metade do queijo parmesão, apesar de, em algumas variações, ser usado diferentes combinações de Gruyère, queijo emental, ou queijo cheddar branco.
Este molho é muitas vezes servido com frutos do mar, peixe, aves ou vegetais, mas é em gratinados e massas que é mais utilizado.



1 colher de sopa de margarina/manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 L de leite quente
60 a 125 g de queijo gruyère ralado (ou outro tipo)
Sal e Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.


Derreta a manteiga numa panela de tamanho médio e em lume brando. Acrescente a farinha e misture bem. Acrescente o leite, aos poucos, misturando sem parar, a fim de que os ingredientes se fundirem. Por fim, acrescente o queijo e os temperos, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer um pouco, volte a mexer e está pronto a usar.

Hambúrguer



Pães de hambúrguer (ver receita aqui)
Hambúrguers de vaca
Folhas de alface
Tomate
Queijo edam ou chedar (fatiado)
Pickles/pepino (opcional)
Molho de alho (ver receita aqui)
Batatas para fritar
Sal e pimenta


Faça os pães de hambúrguer com alguma antecedência (ver receita aqui) ou use os de compra. 
Grelhe os hambúrgers com um pouco de sal e pimenta, quando estiverem quase prontos coloque sobre cada um deles uma fatia de queijo chedar, mas sem deixar derreter completamente. Entretanto frite as batatas. 
Abra o pão a meio e sobre a parte inferior coloque o hambúrguer com a parte de queijo virada para cima. Sobre este coloque rodelas de tomate e o pickle de pepino. Por fim adicione o molho de alho (ver receita aqui) e a folha de alface. Coloque a parte superior do pão e aperte um pouco. Sirva acompanhado por batatas fritas.


Pão de Hambúrger




240 ml de água
20 g fermento biológico
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó (opcional)
430g de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal fino
2 colheres de sopa de óleo
leite (para pincelar)
sementes de sésamo (para enfeitar)



Aqueça a água num recipiente, junte-lhe o fermento e mexa bem até que este de desfaça por completo. Num recipiente largo junte todos os outros ingredientes (o leite em pó é opcional mas a sua função é a de deixar os pães ainda mais fofos). Quando o fermento se apresentar desfeito junte-o à massa e mexa bem, amassando até obter uma massa homogénea e elástica. A massa irá ficar um pouco pegajosa, pelo que o ponto da massa não deve ser corrigido. Após estar pronta coloque a massa num recipiente bem tapado com um pano e aguarde entre 1 hora a 1:30 para que levede adequadamente. Ao fim deste tempo retire a massa para uma superfície enfarinha e divida-a em 8 bolas. Tenda as bolas, deixando a superfície lisa. Em seguida coloque-as sobre uma superfície enfarinhada e deixe-as levedar espaçadas. Polvilhe-as com farinha e cobra-as com um pano. Deixar levedar 30 min.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Com uma espátula larga coloque as bolas num tabuleiro polvilhado com farinha ou forrado com um tapete de silicone. Pincele as bolas com leite e salpique com as sementes de sésamo.
Leve ao forno até ficarem dourados durante 15-20 m. Retire-as do forno e deixar arrefecer numa grelha. 


Nota: Rende 8 pães de hambúrguer.

Waffles de Baunilha na Sandwicheira



Há muito tempo que andava com vontade de esperimentar waffles mas como não tinha a máquina para os fazer ficava-me apenas pela vontade... até que um dia lembrei-me que tenho uma sandwicheira que é muito parecida com a máquina de waffles... experimentei e ficaram muito bons.



2 ovos
100 g de manteiga (pode usar margarina)
100 ml de leite
120 g de açúcar
250 g de farinha
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 pitada de sal



(Como não tenho máquina de waffles, liguei a sandwicheira, untei-a com margarina e deixei-a fechada e ligada enquanto preparava a massa.) Leve todos os ingredientes ao liquidificador até obter uma massa homogénea (pode usar a varinha magica ou batedeira). Em seguida coloque massa no centro da superfície inferior da máquina, espalhe bem com uma espátula e feche. Estarão prontas quando adquirirem uma cor dourada.
Pode servir com chocolate derretido e nozes, mel, compotas ou até com gelado.

Bolo de Noz com Doce de Ovos







250 g de miolo de noz
250 g de açúcar louro
6 claras

6 gemas
1dl de água
250 g de açúcar branco




Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Parta as nozes e leve-as à picadora até obter uma espécie de farinha. Coloque-as num recipiente e junte-lhes o açúcar louro, mexendo bem. Bata as claras em castelo bem firme e incorpore as nozes e o açúcar nas claras. Forre uma forma de mola com fundo amovível  (simples ou com buraco no meio) com papel vegetal untado de margarina ou apenas muito bem untado com margarina e polvilhado com farinha. Coloque a massa do bolo e leve ao forno durante 30 a 40 minutos ou até estar cozido (faça o teste do palito no centro do bolo). Desenforme e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o doce de ovos: leve a água e o açúcar ao lume até o açúcar derreter, junte as gemas batidas e deixe cozinhar até as gemas estarem cozidas e o creme ligeiramente engrossado.
Coloque por cima do bolo, barre com uma espátula e enfeite com meias-nozes.


Molho Béchamel




O Molho Béchamel, também conhecido como molho branco, é um dos primeiros molhos a surgirem na cozinha francesa, mas que também é usado em muitas receitas da cozinha italiana Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do séc. XIX, o francês Antoine Carême (considerado o primeiro "chef-celebridade"). No entanto, o nome Béchamel poderá vir também de outro francês que vivei dois séculos antes do cozinheiro Antoine. O seu nome era Louis Béchameil de Nointel, Maître d'hotel do rei Lúis XIV e há registos de que nessa época já existiam molhos à base de natas.
Nos dias de hoje, o Béchamel também serve como base para outros molhos, como é o caso, por exemplo, do molho Mornay (que é Béchamel com queijo).



500 ml de leite
40 g de manteiga/margarina
50 g de farinha
sal e pimenta q.b.
noz-moscada q.b.


Num tachinho coloque a manteiga ou margarina a aquecer e mexa até que fique espumosa, nessa altura junte a farinha e mexa bem até dourar. Incorpore o leite aos poucos, batendo sempre com uma vara de arames até o molho começar a ferver. Deixe ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada, mexa bem e está pronto a usar.

Gratinado de Penne com Frango, Cogumelos e Nozes




250 de penne (ou outro macarrão)
250 g de frango cozido ou assado (sobras)
100 g de presunto
150 g de chouriço de carne
1 lata pequena de cogumelos laminados
100 g de nozes (partidas em quatro partes) 
1 cebola finamente picada
1 alho picado
500 ml de molho Béchamel caseiro (ver receita aqui)
1 pacote de natas
Queijo Mozarella ralado q.b.
Óleo/azeite q.b.
Sal, pimenta e noz-moscada


Coza a massa em água a ferver temperada com sal, escorra e reserve. Num tacho largo ou wok faça um refogado com o azeite ou óleo e a cebola e o alho finamente picados. De seguida corte o presunto e o chouriço em pedacinhos e junte, deixando fritar um pouco no refogado. Desfie o frango e adicione também juntamente com os cogumelos escorridos, envolva bem  e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deixar apurar um pouco. 
Entretanto faça o molho Béchamel (ver receita aqui) e quando estiver pronto junte-lhe um pacote de natas (ou 2, se preferir que fique bastante cremoso) e reserve. 
Por fim, junte a massa escorrida à mistura de frango e envolva bem, adicione cerca de 2/3 do molho Béchamel com natas volte e envolver muito bem.
Num tabuleiro de ir a forno deite esta mistura, espalhando-a bem, e, por cima desta, deite o restante molho Béchamel com natas. Por fim, distribua uniformemente o queijo Mozarella ralado cobrindo todo o tabuleiro. Leve a forno pré-aquecido a 200º C até que o queijo se apresente dourado e gratinado.

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/