Brigadeiro





O Brigadeiro é um docinho de origem brasileira criado na década de 1940. Este é um dos doces mais populares do Brasil e é comum por todo o país. Normalmente está sempre presente nas festas de aniversário.



1 lata de leite condensado
Leite (quase 1/2 lata do leite condensado)
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de cacau (ou 4 de achocolatado)
Chocolate granulado para envolver



Numa panela de fundo grosso e pesada (que não seja anti-aderente) misture todos os ingredientes. Leve a lume brando, mexendo sempre, até que comece a querer despegar-se das paredes do tacho (deverá levar entre 10 a 20 minutos).  Retire do lume e passe a mistura para um prato untado com manteiga/margarina e deixe arrefecer. Quando a massa estiver fria o suficiente para a moldar, prepare as forminhas de papel dispondo-as individualmente. Unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as de seguida em chocolate granulado (é importante que vá untando as mãos com margarina ocasionalmente, pois, caso contrário, o chocolate não grudará na bolinha). Coloque nas forminhas de papel e sirva. Não é necessário guarda-los no frigorifico e até não convém porque irão tornar-se muito rijos, mas deve consumi-los no prazo de 3 dias.  


Nota: Rende 20 brigadeiros.



Leite Creme





1 litro de leite
7 colheres de sopa de açúcar
5 gemas
4 colheres de amido de milho (rasas)
1 pau de canela
1 casca de limão



Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca do limão, mexendo ocasionalmente.
Entretanto, com uma vara de arames, bata o açúcar com as gemas e a farinha até obter um creme homogéneo e amarelo.
Quando o leite ferver retire a canela e a casca de limão (lave e guarde o pau de canela para decorar o prato). Em seguida,  junte ao leite a mistura de ovos, muito lentamente, mexendo sempre. Leve novamente ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Quando estiver no ponto coloque numa travessa/taça e  aguarde que arrefeça. Quando já estiver frio polvilhe, generosamente, açúcar e queime-o com um ferro ou com uma colher de sopa aquecida no fogão. Decore com o pau de canela reservado e leve ao frigorífico até ao momento de servir.


Galette des Rois





"La galette des Rois" (o bolo ou "bolacha" dos Reis) é um bolo de origem francesa que celebra a Epifania e era tradicionalmente vendido e consumido alguns dias antes e após esta data. Na França moderna, os bolos podem ser encontrados na maioria das padarias durante o mês de Janeiro. Duas versões existem, no norte da França o bolo é composto por camadas de massa folhada com um centro denso com recheio. No sul, o bolo é uma espécie de brioche muito parecido com o Tortell catalão.




2 rolos de massa folhada redonda
3 ovos
100 g de amêndoas em pó
100 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha
70 g de manteiga amolecida
1 colher de sopa de rum
1 colher de sopa de leite
1 fava seca (opcional)



Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Com uma vara de arames bata muito bem os ovos com as amêndoas em pó, o açúcar e a manteiga amolecida (apenas amolecida naturalmente). Junte a farinha e o rum, misture bem, mas delicadamente. Reserve.
Estenda uma das bases de massa folhada sobre uma folha de papel vegetal untada e coloque no tabuleiro que levará ao forno. Disponha o recheio de amêndoa que preparou na massa e introduza a fava no recheio. Cubra com a outra base de massa folhada unindo-a bem à que colocou primeiro. Pincele as bordas de ambas as massas com um pouquinho de água e pressione com a ponta dos dedos para as unir. Decore a superfície da massa com a ponta de uma faca  (desenhe um gradeado, por exemplo) e pincelar com o leite. Leve ao forno, a 200ºC, por 30-35 minutos, ou até a massa folhada estar igualmente cozinhada.


Floresta Negra



Este ano, no Natal, voltei a fazer a Floresta Negra, este é o verdadeiro bolo natalício. Simplesmente delicioso, irresistível (ver receita aqui).

Açorda de Camarão à Algarvia










350-400g de camarão inteiro
6 dentes de alho
1 molhinho de coentros frescos (picados)
1200ml de água da cozedura do camarão
400g de pão Alentejano
70g de azeite
1-2 ovos
sal e molho de piripiri q.b.
(ver receita aqui)



Comece por cozer os camarões em 1200ml de água temperada de sal, casca de cebola e molho de piripiri ou malagueta moída. Depois de cozidos descasque-os e aproveite o caldo da cozedura para mais tarde. Pisam-se as carapaças e as cabeças e leva-se ao lume a ferver na água em que o camarão cozeu, com a panela destapada; esta fervura tem por fim concentrar o aroma do marisco. Passa-se a água por um passador.
Entretanto parta o pão em pedaços pequenos e reserve.
Num almofariz esmague os alhos com os coentros e um pouco de sal.
Leve um tacho com azeite ao lume e misture aí os coentros e os alhos. Deixe fritar um pouco e junte o pão. Mexa e, lentamente, vá juntando a água de cozedura dos camarões até o pão ficar desfeito e com a consistência de uma papa mole. Retire o tacho do lume, junte um ovo batido e mexa até o ovo estar integrado na mistura e cozinhado, se a açorda estiver muito seca junte outro ovo. Adicione os camarões previamente descascados e polvilhe com um pouco mais de coentros picados, se desejar, envolva bem. Sirva ainda quente.




Nota: Em vez de camarão inteiro pode usar descascado mas, deste modo, terá de fazer o caldo de camarão com cubos de caldo de marisco (2 a 2.5, aproximadamente).




Pastéis de Bacalhau




300 g de bacalhau
300 g de batata
4 ovos
60 g de farinha
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta q.b.
óleo para fritar





Descasque as batatas e cote-as aos bocados. Reserve. Num tacho coloque o bacalhau a cozer com sal e adicione as batatas. Quando o bacalhau estiver cozido livre-o de espinhas e peles e desfie-o esfregando-o dentro de um pano (é essencial que o bacalhau fique em fios). Depois das batatas cozidas escorra-as e esmague-as, reduzindo-as a puré (usei o passe-vite). Entretanto, bata as claras em castelo e reserve. À parte bata as gemas com a salsa picada. Reserve. 
Misture as batatas, o bacalhau desfiado e a mistura de gema e salsa. Em seguida, misture bem com um garfo para que o bacalhau fique bem desfiado. Junte a farinha e torne a mexer mais um pouco. Acrescente as claras em castelo e envolva delicadamente até obter um creme homogéneo. Deixe a massa descansar meia hora. Com o auxilio de 2 colheres de sopa molde os pastéis, fritando-os em seguida em óleo abundante e muito quente. Escorra-os em papel absorvente e sirva-os decorados com um raminho de salsa.



Creme de Camarão






1 L de água de cozedura do camarão
300 g de camarão inteiro
1/2 colher de sopa de margarina
1 cebola
1 dentes de alho
5 batatas médias
2 colheres de sopa de amido de milho
Coentros para enfeitar
sal, pimenta e piripiri q.b.



Coza os camarões num litro de água com sal e piripiri. Descasque os camarões e retira-se a cabeça e a casca e volta-se a colocar na água, para ferver mais um pouco juntamente com as batatas. Reservam-se os camarões descascados.
Coloca-se a margarina num tacho, pica-se uma cebola e um dente de alho e vai ao lume a refogar um pouco. Em seguida junte o caldo onde cozeram os camarões (previamente coado). Junte as batatas  e triture tudo muito bem com a varinha mágica. Leve novamente a ferver e junte um pouco de amido de milho até que o creme tenha a espessura que deseja. Rectifique o sal. Por fim, junte os camarões que reservou  e envolva bem. Na hora de servir, polvilhe um pouco de cebolinho ou coentros picados e decore com cubinhos de pão torrado.

Bolo de Iogurte, Cacau e Coco (para diabéticos)







3 ovos
1 iogurte natural
80 g de margarina
50 g de coco ralado
50 ml de óleo
300 g de farinha
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de cacau 




Bata a margarina com o iogurte até obter um creme. Adicione os ovos, um a um e mexa bem. À parte misture a farinha com o fermento, o coco e o cacau e envolva no preparado anterior. Por fim, junte o óleo e mexa muito bem até obter um creme homogéneo.Verta o preparado para uma forma  previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 200º C por 35 minutos.


Pizza 3 Queijos





1 base de pizza  (ver receita aqui ou aqui)
Molho de tomate para pizza (ver receita aqui)
Queijo Mozarella ralado q.b.
Queijo Emmental ralado q.b.
Queijo Brie (4 fatias fininhas)
Oregãos q.b. 



Faça a base de pizza (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça  e fina veja aqui), coloque-a num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha e espete-a com um garfo (o tabuleiro não deve ser muito grosso ou , então, a meio da cozedura coloque a pizza a cozer na grade do forno, isto fará com que a massa coza devidamente e que não fique mole ou meio crúa). Entretanto faça o molho de tomate, reserve e deixe arrefecer (ver receita aqui).  Sobre a base de pizza coloque bastante molho de tomate e salpique oregãos picados. De seguida, espalhe, generosamente, o queijo Mozarella, e sobre este o Emmental. Por último, corte quatro fatias de queijo Brie e distribua pela pizza. Leve ao forno a 220º C por 20-30 minutos, aproximadamente, ou até que o queijo derreta e a massa se apresente estaladiça.


Massa para Pizza (sem precisar levedar)





Esta base de pizza é fina e estaladiça...deliciosa.  Mas a sua maior vantagem é que não precisa de levedar. Fácil, rápida e saborosa.




3 chávenas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de azeite
sal fino q.b.





Num recipiente largo junte todos os ingredientes e amasse bem durante uns minutos (se for necessário acrescente mais farinha até que a massa não grude nas mãos). Divida a massa em duas partes iguais se preferir uma base de massa grossa ou divida em 3 se preferir uma massa mais fina. Depois polvilhe uma superfície lisa com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo da massa. Passe farinha por toda a massa, pois desta forma ela não grudará. Com um garfo espete toda a área da base de pizza e aguarde uns 5 a 10 minutos (não deixe a base com uma altura muito grande de massa pois esta crescerá no forno). Após este tempo a massa estará um pouco mais rija e facilmente conseguirá soltá-la e leva-la para um tabuleiro polvilhado de farinha. Leve ao forno a 250ºC até estar cozinhada e estaladiça, durante 20 minutos, aproximadamente.
Retire-a do forno, cubra-a com molho de tomate para pizza (ver receita aqui). Recheie a gosto e leve novamente a forno alto (250º C) até o queijo gratinar.



Nota: Rende 2 bases de pizza familiar e 1 pequena.


Crème Brûlée



O Crème Brûlée é uma das sobremesas mais prestigiadas de França. O seu nome significa "creme queimado" e a sua origem francesa remonta ao ano 1691, onde foi atestado no livro de receitas de Massialot.



5 gemas
1/3 xícara de (chá) de açúcar
350 ml de natas
100 ml de leite
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
açúcar para caramelizar



Pré-aqueça o forno a 160º C. 

Separe as claras das gemas e reserve as gemas (não irá precisar das claras). Junte o açúcar ás gemas e bata até obter um creme claro. Pare de bater e adicione as natas, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher e deixe a mistura descansar por 10 minutos. 
Enquanto isso, leve uma panela com água a lume alto (ela será usada para o banho-maria) e reserve-a. 
Entretanto, veja como está a mistura de gemas: com uma colher retire toda a espuma que se formou na superfície da mesma. Distribua o creme entre seis tigelinhas pequenas ou uma grande (que possam ir ao forno). Arrume as tigelinhas num tabuleiro rectangular, encha-o com a água a ferver que reservou e coloque-o no forno com cuidado. Deixe o Crème Brûlée cozinhar em banho-maria por 40 minutos. 
Após este tempo, retire o tabuleiro do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe arrefecer e leve ao frigorifico por 6 horas (este tempo fará muita diferença no sabor do creme). Apenas perto da hora de servir (é importante que esta parte seja feita na hora de servir para que o caramelo esteja estaladiço) deve polvilhar, generosamente, o creme com açúcar e queima-lo com um isqueiro ou uma colher de sopa colocada na chama do fogão para aquecer bem (use uma luva ou um pano dobrado para não se queimar). Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.




Bicho de Pé




Este é um docinho tipicamente brasileiro que foi inspirado no famoso brigadeiro e que é muitas vezes chamado de "brigadeiro rosa".



2 latas de leite condensado
1 pacote de gelatina em pó de morango (85 g)
1 pudim de morango instantâneo (ou 4 colheres se sopa de nesquick morango)
2 colheres de sopa de margarina/manteiga
Corante rosa/vermelho q.b.
Enfeites a gosto (confetis ou açúcar)



Numa panela de fundo grosso (que não seja anti-aderente) misture o leite condensado e a manteiga, leve a lume brando até ferver, mexa sempre, depois coloque o pó da gelatina e mexa até soltar-se do fundo da panela e despegar-se das suas paredes. Retire do lume e passe a mistura para um prato untado com manteiga/margarina e deixe arrefecer. Deixe arrefecer um pouco, faça bolinhas com as mãos untadas de margarina e passe no açúcar peneirado ou em confetis coloridos (tomo o chocolate granulado de cor). Coloque em forminhas de papel e sirva.

Nota: Rende 40 bolinhos.

Grissinis




Os Grissinis são aqueles famosos palitos crocantes originários de Turim (Itália) servidos geralmente como entrada/aperitivo.



Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
25 g de fermento biológico fresco
2 colheres (chá) de sal
8 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de água morna


Sugestões de temperos:
2 colheres (sopa) de alho seco em pó
2 colheres (chá) de pimenta preta
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
3 colheres (sopa) de orégaos
3 colheres (sopa) de sementes (papoila, sésamo, linhaça, girassol)


Misture todos os ingredientes da massa e bata até que fique homogénea e elástica. Unte a mesa e cubra a massa com azeite (ou óleo, se preferir). Divida a massa e deixe descansar por 20 minutos, bem tapada. Abra a massa com a ajuda de um rolo com mais ou menos 1 cm de espessura. De seguida humedeça a superfície com água e salpique a cobertura. Corte a massa com um cortador, torça os palitinhos e disponha sobre um tabuleiro untado com azeite/margarina. Leve ao forno a 170º até que estejam dourados.


Nota: Rende 25-30 grissinis.

Lombinhos com Molho de Espumante e Açafrão





4 lombinhos de peixe branco (pescada, tamboril, etc)
75 ml de vinho espumante branco
100-200 ml de natas
1 colher de sopa de óleo
1 pitada de açafrão em pó
alho em pó q.b.
sal e pimenta q.b.



Tempere os lombinhos de peixe (usei pescada) com sal, pimenta e alho em pó. Deixe a tomar gosto por meia hora, pelo menos.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com o óleo e e aloure os lombinhos de ambos os lados, mas por muito pouco tempo, senão começarão a desfazer-se. Entretanto aqueça o espumante no microondas durante 1 minuto e junte-lhe depois o açafrão, mexendo bem para que comecem a libertar a sua cor amarela. Junte a mistura de açafrão e espumante ao peixe e deixe cozinhar em lume alto até o líquido reduzir para metade. Nesse momento adicione as natas, rectifique o sal e a pimenta e vá provando até adicionar a quantidade de natas a seu gosto. Assim que levantar fervura retire do lume e sirva de imediato com arroz branco.


Massada de Entrecosto





1 kg de entrecosto (cortado em pedaços pequenos)
1/2 kg de macarrão
1 cebola picada
2 folhas de louro
3 dentes de alho picado
4 tomates pelados
1 dl de vinho branco
1 colher de sobremesa de pimentão-doce
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
sal q.b.
óleo q.b.



Num tacho largo coloque um pouco de óleo/azeite e junte-lhe a cebola e o alho picados, deixando alourar em lume brando. Junte o entrecosto partido em pequenos pedaços, mexa um pouco e regue com o vinho branco. Em seguida acrescente o louro, o tomate partido em pedacinhos, o pimentão-doce, o piripiri e o sal. Incorpore bem e deixe cozinhar em lume brando até que a carne esteja tenra. Durante este espaço de tempo, deve juntar um pouco de água ao refogado caso ele esteja a secar para que não se apegue ao tacho. Quando o entrecosto se encontrar tenro e cozinhado junte um pouco de água, deixe ferver e junte a massa. Mexa e deixe que a massa coza (se for necessário vá acrescentando mais água) certificando-se que o comer ficará com bastante molho. Rectifique os temperos. Deixe apurar mais um pouco e sirva de imediato.

Fettuccine ao Molho de Queijo




1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha (peneirada directamente na panela)
3 xícaras de leite quente
1 cubo de caldo (de legumes, carne, use o que preferir)
1 embalagem de natas
1 xícara de queijo ralado (parmesão, mussarela, gruyére, emmenthal, gorgonzola, provolone, etc.)
sal  e noz-moscada q.b.
fettuccine cozida q.b.


Comece por cozer a massa que deve ser cozinhada numa panela com bastante água, um fio de azeite/óleo e sal até ficar "al dente". Escorra-a e reserve-a num lugar aquecido.
Entretanto, coloque o leite para aquecer numa panela juntamente com o cubo de caldo de sua preferência. mexendo com alguma frequencia até que o caldo se dissolva, mas sem deixar o lite ferver. Desligue o lume e reserve.
Noutra panela, aqueça a manteiga em lume baixo, quando derreter acrescente a farinha, e vá mexendo bem até misturá-las bem. Quando estiverem incorporadas, junte, aos pouquinhos, o leite quente. Tenha atenção porque o leite tem que ser juntado bem devagar: junte um pouquinho, mexendo sempre e pare. Mexa muito bem e junte mais um bocadinho, mexendo sempre e pare. Mexa muito bem... Siga este processo até acabar o leite. Retire a panela do lume e acrescente as natas e o queijo que escolheu, mexendo muito bem com uma vara de arames. Quando os ingredientes estiverem incorporados, prove e tempere de sal e noz-moscada (se usar parmesão deve temperar o molho só no final e com pouco sal pois este queijo é muito salgado). Leve novamente a panela ao lume para aquecer, sem deixar ferver. Mexa bem e junte-o à massa escorrida, incorpore muito bem e sirva.

Frango Frito à Americana




1 frango (em pedaços pequenos)
2 limões (sumo)
10 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de pimentão-doce
sal e pimenta q.b.
piripiri q.b.
queijo ralado (opcional)
óleo para fritar
1 saco de plástico



Corte o frango em pequenos pedaços e regue-os com o sumo de dois limões. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Num saco de plástico (que não pode estar furado) deite 10 colheres de sopa de farinha temperada de sal, pimenta, piripiri e 1 colher de sopa de pimentão-doce (se preferir pode juntar um pouco de queijo ralado a esta mistura). Introduza o frango no saco e agite até que os pedaços de frango absorvam a mistura de farinha. Coloque o saco no frigorifico durante meia hora, pelo menos, para a farinha adeir bem ao frango.
No momento de preparar o frango, coloque óleo numa frigideira funda e deixe aquecer bem. Frite os bocadinhos de frango virando-os de todos os lados para cozerem bem por dentro. Escorra sobre papel absorvente e sirva com massa/arroz e uma salada mista.

Colchão de Noiva com Creme de Natas e Ananás








Massa:
6 ovos
250g de açúcar
100gr de fécula de batata
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento
sumo de meio limão
 (eu fiz o dobro da receita) 


Recheio e Cobertura:
2 pacotes de natas
4 colheres de sopa de açúcar
1 lata de ananás grande
granulados coloridos





Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo bem firme e reserve as gemas. Depois, sem bater, junte ás claras o açúcar e a farinha. Assim que estiver bem mexido juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão. Mexe-se muito bem até que a massa forme bolhinhas.
Leve a forno pré-aquecido a 185ºC, numa forma bem untada e polvilhada, por, aproximadamente, 36 m. (faça o teste do palito para conferir). Quando estiver pronto retire-o do forno, deixe arrefecer, desenforme e corte o bolo em duas partes iguais (no sentido horizontal). 
Entretanto batas as natas em chantilly (deve deixá-las 15 m. no congelador antes de as usar) e, se for necessário, acrescente algumas gotas de limão para ficarem mais firmes. Junte quatro colheres de açúcar e bata mais um pouco.
Cubra metade do bolo com uma camada generosa de chantilly e, sobre este, coloque pedacinhos pequenos de ananás (use quase toda a lata, mas guarde 2-3 fatias para a decoração do bolo). De seguida cubra também um dos lados da outra metade do bolo com um pouco de chantilly e coloque sobre o ananás, pressione um pouco com as mãos para unir as camadas mas sem fazer muita força. Com o restante chantilly forre todo o bolo e decore com ananás e granulados coloridos.

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/