Compota de Abóbora e Nozes







1kg de abóbora menina (sem casca e sementes)
0.5 kg de açúcar louro
200g de miolo de noz
1 pau de canela



Corte a abóbora em pedaços pequenos. Reserve.
Coloque os pedaços da abóbora num tacho, leve ao lume e deixe cozer (deve apresentar-se mole/tenra, quase a desfazer-se). Escorra a abóbora e passe-a pelo passe-vite até obter um puré. 
Em seguida coloque o puré num tacho juntamente com o açúcar e o pau de canela e deixe ferver, em lume brando mexendo sempre para não pegar. Deixe ferver até obter um creme grosso e espesso.  Para verificar que a compota está no ponto deve colocar uma colher de pau  espetada no centro do doce e se ela não se mover é porque está pronto. 
Retire o pau de canela. Pique as nozes grosseiramente e junte-as à compota, envolvendo bem.
Coloque a compota ainda quente em frascos previamente esterilizados*.
Sirva a acompanhar requeijão (ver receita aqui).



*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida deve mergulhar os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar a compota/doce ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.




1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/