Risotto de Camarão









O Risotto é um prato de origem italiana em que arroz é cozido num caldo até obter uma consistência cremosa. Este caldo pode ser à base de carne, peixe, marisco ou vegetais; em que muitos tipos incluem queijo parmesão, vinho, manteiga e cebola. 
Na Itália, o risotto é uma das maneiras mais comuns de cozinhar arroz.




1 chávena de arroz arbóreo (arroz para risotto)
3 chávenas de caldo de marisco (use a água de cozer o camarão ou  1 cubo de caldo de marisco)
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho picado
150g de camarão descascado
10 camarões inteiros
1 colher de sopa de manteiga (rasa)
4 colheres de azeite extra virgem
50ml de vinho branco
1/2 molhinho de coentros picados
Sal e pimenta preta q.b.


Tempere o camarão descascados com sal e pimenta preta moída.
Coza os camarões inteiros em água, sal e molho de piripiri por 5 minutos após a água ferver.
Num tacho, aqueça quatro colheres de sopa de azeite e frite os camarões, até que adquiram um tom rosado. Retire os camarões e reserve.
Nesse mesmo tacho, onde os camarões foram fritos, com o mesmo azeite que ficou no fundo, refogue a cebola e o alho, picados. 

Quando a cebola estiver translucida, adicione o arroz arbóreo e mexa, deixando refogar um pouco. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Envolva bem e adicione um pouco de caldo de marisco (se optar por camarões inteiros aproveite a água de os cozer, se usar camarões descascados use 1 cubo de caldo de marisco juntamente com a água indicada). Tenha em atenção que, a água adicionada deverá ser apenas a suficiente para que o arroz fique cremoso. A melhor forma é ir adicionando o caldo de marisco, concha por concha, e à medida que ele vai pedindo mais, mexendo, sem parar, até o arroz ficar al dente. Neste momento acrescente os camarões que reservou e os coentros picados, envolva e deixe cozinhar.
Quando o arroz já estiver no ponto, desligue o lume, acrescente uma colher de sopa (rasa) de manteiga e sirva imediatamente.


Nota: Pode substituir o arroz arbóreo por arroz carolino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/