Doce de Leite Caseiro (Dulce de Leche)











A origem do doce de leite remete-nos a vários países da América Latina. Pois não se sabe em qual deles surgiu primeiramente. Apenas sabe-se que a sua origem está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade do seu uso para preservação do leite. Como primeiro edulcorante de produção em grande escala, o açúcar de cana passa a ser usado na conservação de vários produtos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, dando origem a produtos similares ao doce de leite actual, pastoso ou sólido, em toda a América Latina e em determinadas localidades ibéricas.
Com o doce de leite pode rechear bolos, tortas, biscoitos (alfajores, por exemplo) para sobremesas ( como a baba de camelo e o crème caramel ) ou até como aroma de gelados.





2 l de leite 
750g de açúcar
1 colher de chá (bem cheia) de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de extracto de baunilha



Numa panela grande com o fundo bem pesado, coloque o leite e junte os restantes ingredientes e, em lume médio, vá  mexendo sempre com uma colher de pau, até ferver (cerca de 15 minutos). Durante este tempo, mexa muito bem e sem parar até que o açúcar se dissolva por completo, pois caso contrário o doce de leite ficará com uma consistência granulada.
Diminua o lume para médio-baixo e mexa, apenas de vez em quando, até que este se transforme num caramelo bege ou marrom claro de consistência cremosa e suave (cerca de 1:30-2 horas). Passe o doce para um recipiente, deixe arrefecer bem e sirva. Ou, depois de pronto, coloque em frascos esterilizados e guarde no frigorífico até ao momento de o usar.


1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/