Lasanha de Espinafres e Roquefort










500g de massa lasanha pré-cozida (uso "Lasagne all'uovo" Gourmet da Milaneza)  
500g de folhas de espinafre (congelado ou fresco) cozidas, escorridas e picadas
200g de Roquefort (ou outro queijo azul: Gorgonzola, Danish Blue, Cabrales, Silton...) 
200g de queijo muzarella
1 cebola grande (bem picada)
1 litro de leite
2 colheres de sopa de manteiga/margarina
2.5 colheres de sopa de farinha
Queijo parmesão ralado q.b.
Bicarbonato de sódio q.b.
Sal q.b.
Óleo para untar q.b.



Coza a massa lasanha, escorra e reserve ( eu uso a massa de lasanha Milaneza que é pronta a ir ao forno, não necessitando de pré-cozedura).
Num tachinho com água a ferver coloque as folhas de espinafres previamente lavadas, tempere com um pouco de sal e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio. Coza-os até que fiquem tenros. Depois de bem cozidos, escorra-os muito bem e pique-os. Reserve.
Num outro tacho, aqueça a manteiga, junte a cebola muito bem picada e refogue-a até que esteja lourinha. Acrescente o espinafre picado e mexa por 5 minutos.
Dissolva a farinha em metade do leite e adicione-a, a pouco e pouco, aos espinafres, mexendo sempre. Junte o restante leite e misture bem até obter um creme espesso. em seguida, junte os queijos e, em lume baixo, deixe cozinhar mais um pouco até que os queijos estejam totalmente derretidos. Tempere com um pouco de sal. Reserve.
Unte um recipiente rectangular/quadrado de ir ao forno com o óleo e nele coloque por colocar massa de lasanha e intercale-a com o molho de espinafres. E faça assim diversas camadas até que deve finalizar com uma camada de molho (certifique-se que coloca uma camada bem fina de creme de espinafre entre cada massa, pois se for grossa será um pouco enjoativo). Por fim, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno a 200ºC por 30-45 minutos ou até que a massa esteja cozinhada e o queijo gratinado e levemente dourado. Quandpo pronta, desligue o forno e deixe a lasanha lá dentro por 15-20 minutos, pois isto fará com que o mollho seque um pouco e ficará mais saborosa.




Nota: 
A quantidade de cada ingrediente indicado renderá uma lasanha bastante grande, portanto, se preferir,  poderá fazer apenas metade ou 1/3 da receita.