Sopa Campestre






2 L de água
150g de carne de porco
300g de grão cozido
3 cenouras grandes
500g de batatas
1/4 de couve lombarda
massinhas q.b.
nabiças q.b.
1 caldo de carne
1 raminho de salsa picada
1 cebola pequenina
sal q.b.




Coloca-se a água na panela, tempere de sal e deixe ferver. Junte as batatas,  as cenouras,  a cebola e a couve lombarda, ambas cortados em pedaços pequenos. Acrescente o grão, o pedaço de carne e a salsa picada. Mexe-se um pouco e deixa-se cozinhar até tudo estar bem cozido. Em seguida passa-se o preparado pela varinha mágica até obter um creme. Leve novamente ao lume, adicione o caldo de carne, as massinhas e as nabiças cortadas em farrapos. Se achar necessário acrescente mais um pouco de água. Envolva bem e deixe cozinhar até tudo estar bem cozido. Rectifique os temperos e sirva.



Costeletas Grelhadas com Ananás








4 costeletas de porco
8 rodelas grandes de ananás
3 dentes de alho
0.75 dl de vinho branco
1 colher de sopa de óleo de amendoim
1 colher de chá (rasa) de pimentão-doce
sumo de 1 limão pequeno
sal e pimenta q.b.
azeitonas pretas q.b.
alface q.b.
batata frita q.b.



Tempere as costeletas com os dentes de alho em lascas, o vinho branco, o sumo do limão, o óleo de amendoim, o pimentão-doce, sal e pimenta. Envolva muito bem  esta mistura e deixe marinar por 2  horas, ou mais tempo.
No momento de de preparar a refeição corte as rodelas de ananás em dois ou em quartos. Reserve.
Escorra as costeletas da marinada e coloque-as numa frigideira-grelhador sem adicionar qualquer tipo de gorduras. Deixe grelhar, em lume médio, de ambos os lados até estarem cozinhadas. Quando já estiverem prontas coloque-as, umas sobre as  outras,  a um canto da frigideira-grelhador para se manterem aquecidas. Na mesma frigideira coloque o ananás a grelhar de ambos os lados. 
Entretanto frite as batatas e faça a salada de alface.
Sirva a carne acompanhada de ananás, batatas fritas, salada de alface e azeitonas.

Bifes à Holandesa



3 bifes (porco ou vaca)
200g de cogumelos frescos, laminados
3 dentes de alho, picados
3 fatias de queijo (usei mozarella)
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de chá de mostarda
3 colheres de chá de Vinho do Porto
molho de tomate q.b.
tabasco ou molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
sal q.b.




Tempere os bifes com sal e dois alhos bem picados.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com a margarina. Quando esta derreter junte os bifes e o restante alho picado, deixando fritar a carne de ambos os lados. Retire os bifes da frigideira e reserve entre dois pratos.
Na mesma frigideira, coloque os cogumelos laminados a mostarda, as natas, o tabasco e o molho de tomate e deixa-se cozinhar até engrossar. Rectifique os temperos.
Adicione depois o Vinho do Porto, mexa bem e volte a juntar os bifes ao molho. Sobre cada bife coloque uma fatia de queijo e regue-os com o molho da própria frigideira para que o queijo derreta. Deixe ferver mais um pouco. Retire a carne da frigideira com cuidado para não desviar o queijo do bife e sirva com o molho.

Pipocas Caramelizadas







1/2 xícara de milho para pipocas
óleo de amendoim

Caramelo:

2 e 1/2 xícaras de açúcar
100g de manteiga
1 pitada de canela em pó
1 colher de sopa de mel
50 ml de água



Coloque um pouquinho de óleo numa panela pesada, adicione o milho para pipocas e coloque ao lume com a tampa. Em poucos minutos as pipocas começarão a saltar e deve agitar o tacho de vez em quando para que não fiquem coladas ao fundo da panela. Assim que o som do saltitar das pipocas diminuir, estando quase parado, desligue o lume e retire a panela do fogão.
Coloque as pipocas numa tigela de vidro/cerâmica (não use nada que seja de plástico pois poderá derreter devido ao caramelo estar muito quente).
Entretanto deve fazer o caramelo: coloque todos os ingredientes numa panela, misture bem e leve ao lume. Deixe cozinhar em lume brando-médio até formar um caramelo dourado-escuro (cuidado para não queimar o caramelo). Quando estiver no ponto certo, retire do lume e deite sobre as pipocas que fez e misture bem (seja o mais rápida possível para que o caramelo não endureça).
Deixe arrefecer um pouco e separe as pipocas que ficarem grudadas. 


Molho Quatro Queijos






Este é um tradicional molho de quatro queijos, muito sedoso, suave e delicioso. E é perfeito para usar em massas, saladas ou simplesmente como dip.



1/2 litro de leite
25g de manteiga
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
100g de queijo gorgonzola picado
125g de queijo provolone picado
125g de queijo-creme
50g de queijo parmesão ralado
Sal e noz moscada q.b.




Numa panela coloque a manteiga, deixe derreter. Junte a farinha, mexa bem e deixe cozinhar por uns 3 minutos.
Acrescente o leite, misture bem e deixe ferver e engrossar, deixando cozinhar por mais alguns minutos até que o creme fique sem sabor a farinha.
Adicione todos os queijos e misture. Nesse bata o molho com uma vara de arames para que os queijos derretam mais rapidamente e deixe o molho cozinhar em lume baixo até que os queijos derretam. Se o molho apresentar grumos ou pedaços de queijo use a varinha mágica para que fique bem cremoso.
Tempere com noz moscada e sal.
 Sirva quente com massa, como molho de salada ou, ainda, como um dip.


Nota: A receita rende aproximadamente 1 litro de molho. 
Se sobrar molho pode congela-lo, bastando que ao descongelar coloque o molho a ferver em lume brando para que volte à sua textura original.


Adaptado de:Aromas e Sabores  

 


Tandoori Masala





O Tandoori Masala é uma mistura de especiarias de origem indiana que é usada, especificamente, para uso no forno tandoor (forno indiano) ou de barro. Esta mistura é imprescindível para a maioria dos assados na Índia, Paquistão e Afeganistão.
Na Índia é adicionado corante vermelho a esta mistura para realçar, ainda mais, a sua cor avermelhada. E esta é usada tradicionalmente em marinadas para aves, carnes, peixes ou queijo, que, mais tarde, serão assados no tandoor. Na ausência do forno indiano, a carne pode ser assada num forno comum ou grelhada. 
A mistura, pode ainda, ser usada para dar um toque especial ao caril e a pratos com vegetais e combina muito bem com molhos de tomate. Basicamente, o Tandoori Masala pode ser adicionado a guisados/estufados, grelhados ou assados (de carne, porco, frango ou legumes) pois irá conferir um sabor exótico a estes pratos.
Existem diversas versões da mistura, abaixo indico uma delas.




 

1 colher de sopa de coentros em grãos
1 colher de sopa de cominhos em grãos
1/2 colher de sopa de cravo-da-índia, inteiros
2 cardamomos negros, inteiros
1 colher de chá de pimenta de cayena (ou piripiri)
1 colher de chá de noz moscada, ralada
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de açafrão
2 colheres de sopa de pimentão-doce

 

Toste as especiarias inteiras (coentros, cominhos, cravo e cardamomo negro) numa frigideira sem adição de gorduras por, aproximadamente, 3 minutos. 
Deixe arrefecer, abra o cardamomo negro (o cardamomo negro ajuda a dar um aroma defumado que o forno comum não consegue), retire as sementes e deite fora a casca. 
Moa as especiarias inteiras (pode usar um moedor de café, um bom moedor de pimentas ou o robot de cozinha) e misture com as especiarias em pó. Se preferir um pó mais fino passe a mistura por uma peneira.
Guarde em frasquinhos hermeticamente fechados num lugar seco, fresco e escuro até 6 meses.


Nota: Se tiver dificuldade em moer as especiarias em casa, compre-as já moídas e misture. 


Adaptado de:Aromas e Sabores



Garam Masala






O Garam Masala é uma mistura de especiarias muito comum na gastronomia indiana mas também pode ser encontrada em pratos de outros países do sul da Ásia.
Esta mistura de especiarias é utilizada em todo o norte da Índia, em todos os tipos de prato (desde os aperitivos e sopas, aos molhos e salada e até nos pratos principais), pode afirmar-se que é indispensável na gastronomia indiana.
Em termos de sabor, o garam masala, é forte, aromático mas não é picante como uma malagueta (é subtilmente picante).
Existem diversas versões da mistura, abaixo indico uma delas.




1,5 colher de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa de sementes de cominhos em pó
2 colheres de sopa de sementes de coentros em pó
2 colheres de sopa de sementes de cardamomo verde em pó
2 colheres de sopa de pimenta preta em pó
1 colher de chá de cravo-da-índia em pó
1 colher de chá noz-moscada, ralada ou em pó
1/2 colher de chá de açafrão em pó




Num recipiente misture todas as especiarias em pó, envolvendo-as bem até obter uma mistura homogénea.
Antes de usar, toste o Garam Masala numa frigideira sem adição de gorduras e em lume baixo até que solte o aroma, tendo cuidado para não queimar.
Guarde em frasquinhos hermeticamente fechados.


Nota: Se preferir um caril ainda mais genuíno use as especiarias inteiras e moa-as em casa (pode usar um moedor de café, um bom moedor de pimentas ou o robot de cozinha).



Adaptado de:Aromas e Sabores 


Caril



O Caril é uma mistura de especiarias muito usada nos países asiáticos, nomeadamente na Índia e Tailândia. 
Na verdade, esta mistura de especiarias é originaria da Índia, onde cada cozinheiro faz a mistura de caril na hora e tem a sua própria receita, lá, a estas misturas de especiarias, é dado o nome de massalas. 
O caril em pó que conhecemos foi uma invenção inglesa datada do séc. XVIII. Estes, os ingleses, resolveram padronizar e comercializar uma das misturas que encontraram na Índia na época da colonização. Ela é chamada internacionalmente de “Madras Curry”.
O caril serve para condimentar e temperar variadíssimos pratos, sendo o caril de frango o mais conhecido. No entanto, esta mistura é bem versátil e pode ser usada em todos os tipos de ensopados/guisados/refogados/estufados (de carnes, aves, peixes, marisco, vegetais e até mesmo combinando com temperos ocidentais). Pode, ainda, ser usado em molhos e em saladas (fica óptimo misturado com maionese), em marinadas ou esfregado em carnes antes de as grelhar.
Existem diversas versões da mistura, abaixo indico uma delas.



4 colheres de sopa de sementes de coentros em pó
2 colheres de sopa de sementes de cominhos em pó
1 colher de sopa de feno-grego em pó
2 colheres de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de sementes de mostarda em pó
1 colher de chá de pimenta preta em pó
½ colher de chá de gengibre em pó



Num recipiente misture todas as especiarias em pó, envolvendo-as bem até obter uma mistura homogénea.
Antes de usar toste o pó de caril numa frigideira sem adição de gorduras e em lume baixo até que solte o aroma, tendo cuidado para não queimar. 
Guarde em frasquinhos hermeticamente fechados.


Nota: Se preferir um caril ainda mais genuino use as especiarias inteiras e moa-as em casa (pode usar um moedor de café, um bom moedor de pimentas ou o robot de cozinha).


Adaptado de:Aromas e Sabores 


Pollo alla Cacciatora






Pollo alla Cacciatora, que é o mesmo que dizer Frango à Caçadora, é um prato delicioso de origem Italiana. No entanto, e sem diminuir a qualidade desta iguaria, a receita que aqui indico é da Chef Nigella Lawson.


500g de peito de frango
1 lata de feijão manteiga (já cozido)
1 colher de sopa de óleo/azeite
4 talos de cebolinho verde (ou cebolinho seco - 3 colheres de café)
3 dentes de alho, esmagados
4 fatias de bacon 
1/2 copo de vinho branco
1 lata pequena de tomate pelado
2 folhas de louro
1 colher de chá de alecrim picado
½ colher de chá de açúcar
sal q.b.


Corte o cebolinho e o alecrim em pequenos pedaços com o auxilio de uma tesoura (pode usa-los secos). Reserve. Num almofariz esmague os alhos, reserve.
Aqueça o óleo num tacho e frite o bacon cortado em tirinhas grossas (ou em quadrados), o cebolinho, o alecrim e o alho por 2-3 minutos, mexa de vez em quando.
Acrescente o frango cortados em quadradinhos e tempere com sal. Mexa bem e acrescente o vinho branco e em seguida o tomate em pedacinhos pequenos juntamente com as folhas de louro e o açúcar.
Cubra o tacho com uma tampa e deixe cozinhar por 20-30 minutos. 
Quando o frango já estiver cozinhado junte o feijão escorrido e deixe ao lume por mais 5 a 7 minutos, até que tudo esteja completamente cozido. Rectifique os temperos e sirva acompanhado de arroz branco.

   

Sopa Chinesa de Noodles, Couve, Peru e Ovo






1.2 L de água
1 placa de noodles de ovo
2 colheres de sobremesa de molho de soja (opcional)
2 cubos de caldo de galinha
1/2 couve lombarda (em juliana)
1 bife de peru com 200g (cortado em strogonoff-tirinhas)
2 ovos
sal q.b.



Corte o bife de peru em strogonoff muito fininho, quase em lascas. Reserve.
Coloque a água numa panela e deixe ferver. Junte o cubo de caldo de galinha, o molho de soja e as lascas de peru, mexa e deixe cozer um pouco. Junte a couve cortada em juliana grossa e envolva. Deixe cozinhar até a carne e a couve estarem cozidos. Rectifique os temperos. Junte os ovos, um a um, e no momento que colocar o ovo no caldo fervente deve remexe-lo freneticamente com um grafo para que fique em farrapos. Deixe o ovo cozinhar e apague o lume. Retire a panela do fogão e junte os noodles, envolvendo-os com um garfo e deixando-os na panela por 6-8 minutos, até ficarem cozidos. Sirva de imediato.


Pão de Centeio com Sementes de Girassol e Linhaça






Pão de 500g:

210ml de água
1 colher de café de sal
200g de farinha de trigo comum
160g de farinha de centeio
5g de fermento fresco
1 colher de sopa de sementes de linhaça preta
1 colher de sopa de sementes de girassol


Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, com excepção das sementes, e pela ordem que indiquei acima, tendo o cuidado de verificar se a farinha cobre toda a água para que, ao adicionar o fermento este não entre em contacto com a água. Seleccione o programa  de "Pão Integral", peso 500gr, tostagem elevada.
Após o "bip" da máquina adicione as sementes.





Pão de 1 kg: 

360 ml de água
2 colheres de chá de sal
265 g de farinha de centeio
340 g de farinha de trigo comum
10 g de fermento fresco
2,5 colheres de sopa de sementes de linhaça preta
2,5 colheres de sopa de sementes de girassol


Coloque os ingredientes na máquina pela ordem acima indicada (excepto as sementes), tendo o cuidado de verificar se a farinha cobre toda a água para que, ao adicionar o fermento este não entre em contacto com a água. Ligue a máquina no programa de "Pão Integral", peso 1 kg, tostagem elevada. 
Após o "bip" da máquina adicione as sementes.


 

Buttermilk





O buttermilk à venda em supermercados é feito através da adição de bactérias ao leite desnatado. O buttermilk tradicional ou "caseiro" é bem líquido e levemente ácido, enquanto que o industrializado é espesso e azedo. 
A maior vantagem de usar buttermilk é que este confere uma textura mais leve a pães, panquecas e waffles. E é ideal como base para sopas e molhos para saladas.



200 ml de leite ou natas
1 colher de sopa de sumo de limão



Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de sumo de limão num recipiente graduado, e acrescente leite até completar 200ml (o equivalente a uma xícara de chá). Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.


Batido de Banana





2 bananas
0,5 litro de leite
2 colheres de sopa de açúcar


 
Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-os num liquidificador ou no copo da varinha mágica, junte o leite e o açúcar, triturando tudo muito bem até obter um líquido cremoso e homogéneo.
Verta em copos e sirva.



Chimichangas






Chimichangas é um prato de origem mexicana que é confeccionado com tortilhas fritas e recheadas, ou seja, é um taco/burrito frito.
O prato costuma ser preparado preenchendo uma tortilla com uma vasta gama de ingredientes; feijão, queijo, carne desfiada, carne marinada, e dobrando-o num pacote rectangular. Então, é frito e pode ser acompanhado com pico-de-gallo, sour cream e guacamole.





1 kg de carne porco/vaca/frango (usei vaca)
1.5 L de água
2 dentes de alho picados
1-2 colheres de sopa de chili/piripiri em pó (deve colocar a gosto - pois esta receita é bastante picante)
1 colher de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de oregãos
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de cominhos
1/8 colher de sopa de pimenta preta
12-16 tortilhas médias/grandes (ver receita aqui - deve fazer o triplo da receita)
500g de queijo cheddar ralado
12-16 fatias de queijo cheddar (não tinha-usei muzarella)
Óleo de amendoim q.b.


Acompanhamentos:
Pico-de-gallo (ver receita aqui)
Guacamole (ver receita aqui)
Sour cream (ver receita aqui)




Numa panela larga/wok coloque a água, os alhos picados, sal, chili, vinagre, orégãos, cominhos e a pimenta. Leve a lume forte e depois de ferver junte a carne cortada em 4 partes (250g cada), diminua para lume brando e deixe cozinhar, com a tampa, até que a carne fique tenra.
Quando a carne estiver cozinhada, destape a panela e deixe ferver por 15 minutos para reduzir o molho, caso este ainda esteja muito líquido acrescente farinha ou amido de milho dissolvidos num pouco de água.
Retire a carne da panela e reserve o molho num recipiente.
Usando dois garfos, desfie toda a carne e misture novamente com o molho. Leve ao congelador ou frigorifico para arrefecer. 
Entretanto deve fazer as tortilhas; para este prato será necessário que as tortilhas sejam grandes portanto, para esta quantidade de recheio, irá precisar de 12-16 tortilhas grandes, ou seja, deverá fazer o triplo da receita que indico aqui). Depois das tortinlas feitas deve mantê-las quentes entre dois pratos (se usar tortilhas de compra deve aquece-las de ambos os lados numa frigideira sem gordura).

 

Montagem da Chimichanga:
Sobre uma superfície lisa coloque uma tortilha, no centro desta coloque uma colher de sopa (ou mais-depende do tamanho da tortilha) do preparado de carne e molho. Sobre a carne, e entre ela, coloque queijo cheddar. 
Dobre a parte esquerda da tortilha quase até se juntar à outra (mas deixando alguns centímetros entre as duas partes), em seguida faça um dobra para dentro na parte de cima da tortilha. Faça o mesmo na parte de baixo e, finalmente, dobre para dentro a parte da direita que havia sobrado, deste modo a tortilha ficará fechada como se fosse uma trouxa, mas, se preferir, pode colocar alguns palitos para a segurar melhor. Vire a tortilha ao contrário de modo a ficar com a parte lisinha para cima, parecendo uma trouxinha. Execute este processo para cada uma das tortilhas e reserve.
Numa frigideira funda aqueça óleo de amendoim em abundância e, quando este estiver bem quente, frite cada uma das trouxas que reservou, virando-as a meio da fritura. Coloque sobre papel absorvente para que absorva o óleo em excesso e reserve-a num lugar aquecido.
Depois de fritas todas as chimichangas, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e com algum espaço entre si. Sobre cada uma das tortilhas coloque uma fatia de queijo cheddar e leve a forno médio-baixo até gratinar.
Retire os palitos antes de servir as chiminingas.
Sirva com pico-de-gallo, guacamole e sour cream.



 

Nota: Pode fazer esta receita de outra forma, substituindo o queijo cheddar ralado por fatias de abacate (irá precisar de dois abacates pequenos).


Sour Cream

  





O sour cream, ou creme azedo, é usado na culinária há centenas de anos tanto em doces como em salgados.

 
250ml de natas frescas
1 colher de sopa de sumo de limão 
1 pitada de sal



Opções de Aromas:
Cebolinho
Alho em pó
Cebola em pó
Outras ervas-aromáticas e especiarias 
Queijo (queijo-creme, azul, cottage)
Iogurte natural





Numa recipiente coloque as natas e junte-lhe o limão e o sa, misture bem como uma vara de arames. Deixe a mistura descansar em temperatura ambiente de 10 a 30 minutos, até engrossar.
Se preferir pode adicional um aroma à sua escolha ao sour cream, mas, normalmente, é usado simples.
Leve ao frigorifico por duas horas antes de usar.


Fonte: "Le Cordon Bleu"

Tarte de Amêndoa









Massa:
200g de farinha
150g de açúcar
100g de margarina
1 ovo


Cobertura:
100-150g de amêndoa laminada/palitada
125g de açúcar
125g de margarina
4 colheres de sopa de leite 




Junta-se o ovo inteiro com o açúcar e mexe-se até formar uma mistura esbranquiçada. Acrescente a farinha. Derreta a margarina e junte, mexendo bem até obter uma massa homogénea.
Unte uma tarteira (não use forma/tarteira anti-aderente pois o açúcar caramelizado poderá estraga-la) com margarina e polvilhe-a com frainha. Verta a massa para a tarteira, alise a superfície e leve ao forno a 170ºC por 20 minutos ou até ficar lourinha.
Enquanto a massa coze pode ir fazendo a cobertura. Num tacho junte as amêndoas, a margarina, o açúcar e o leite. Leve ao lume e vá mexendo sempre até obter um creme homogéneo e ligeiramente espesso de cor acastanhada. Retire do lume e reserve.
Quando a massa do bolo estiver lourinha e um pouco cozinhada, retire-a do forno mas não desligue o mesmo. Verta, com cuidado, o caramelizado de amêndoa sobre a massa do bolo, alise com uma colher e leve novamente ao forno até ficar tostadinha (levará cerca de 15-20 minutos).


Amêndoas Caramelizadas







1 chávena de chá de amêndoas inteiras, sem pele
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de água




Numa frigideira anti-aderente coloca-se a água, o açúcar e as amêndoas, e deixa-se caramelizar, depois mexe-se sempre em lume brando até fazer ponto areia e deixa-se o açúcar pegar ás amêndoas.
Em seguida, coloca-se as amêndoas num tapete de silicone (ou coloque um pouco de margarina /manteiga derretida na pedra de cozinha/papel  vegetal) e separa-se as amêndoas freneticamente com uma colher de pau (pois está muitíssimo quente, está em ponto caramelo). 
Depois de separadas, deixe arrefecer completamente. 
Guarde em caixas hermeticamente fechadas.



Strogonoff de Carne e Camarão








0.5 Kg de carne de porco em strogonoff (cortada em tirinhas)
200 g de miolo de camarão
10 delícias do mar
2 colheres de sopa (rasas) de mostarda
2 colheres de sopa (rasas) de ketchup
1 cálice de Vinho do Porto
1 pacote de natas
óleo de amedoim q.b.
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
sal e pimenta q.b.




Corte a carne em tirinhas finas e tempere com sal e pimenta, deixando tomar sabor por 1 a 2 horas.
Coza o miolo de camarão em água, sal e piripiri por 5 minutos. Escorra e reserve.
Num tachinho coloque um pouco de óleo de amendoim, deixe aquecer e junte a carne em strogonoff. Deixe a carne alourar de ambos os lados. Quando já estiver quase frita, junte os camarões que reservou e deixe cozinhar durante uns minutos. 
Em seguida junte a mostarda, o Vinho do Porto, o ketchup, envolva bem e junte as natas, incorporando-as delicadamente. Rectifique os temperos e deixe cozinhar mais um pouco.
Por fim, junte as delícias do mar cortadas em cubinhos e mexa bem. Deixe ferver e apurar um pouco, mas não muito para que as delícias do mar não se desfaçam.
Sirva com arroz branco e salada verde.



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/