Papas de Aveia









1 chávena de chá de flocos de aveia 
2 chávenas de chá de leite
2 pedaços (grandes) de casca de limão
1 pau de canela
2 colheres de sopa de açúcar
canela em pó q.b.




Coloque o leite num tacho, juntamente com o pau de canela e a casca de limão. Acrescente os flocos de aveia e leve ao lume.
Quando estiver a ferver, coloque em lume brando e vá mexendo com frequência. Acrescente o açúcar e a canela em pó (ambos devem ser colocados a gosto).
Quando a consistência for cremosa e idêntica ao arroz doce, retire do lume. Remova o pau de canela e a casca de limão. Rectifique o açúcar e a canela. Coloque numa tigela e sirva. Decore a gosto (pode polvilhar com canela).
Pode servir as papas de aveia quentes ou frias.


Nota: Rende uma taça grande de pequeno-almoço, mas como tem muita substancia é o equivalente a duas porções.




Torta de Morangos e Chantilly











200 g de morangos
170 g de açúcar
3-4 dl de natas
6 ovos
5 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de essência de baunilha
sumo de limão (algumas gotas)
manteiga e farinha para untar e polvilhar




Corte os morangos em pedacinhos pequenos e reserve alguns para decorar.
Bata as natas em chantilly (coloque-as no congelador 20 minutos antes de usar) juntando-lhes a essência de baunilha e algumas gotas de limão (para bater mais facilmente). Reserve no frigorifico.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Bata as calaras em castelo firme e adicione ás gemas alternando com a farinha peneirada. 
Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal (o tabuleiro deve ser  grande e rectangular), untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve a cozer em forno quente (200ºC) durante  20-25 minutos.
Desenforme a massa sobre um pano polvilhado com açúcar.
Barre uma das partes com uma camada fina de chantilly, polvilhe com os morangos que cortou em pedacinhos (estes devem ser distribuídos uniformemente por toda o chantilly) e barre com mais uma camada fina de chantilly.  Enrole com cuidado, cubra com o restante chantilly e decore com os morangos que reservou.


Morangos com Natas




1 pacote de natas
sumo de limão
morangos maduros q.b.




Coloque o pacote de natas no congelador por 20 minutos antes de o usar , pois deste modo será mais fácil de obter o ponto de chantilly.
Bata as natas em chantilly e junte algumas gotas de limão (para que estas fiquem bem firmes). Reserve.
Lave, retire os pés e corte os morangos em pedaços. Reserve.
Em tacinhas individuais coloque alguns morangos, cubra com o chantilly e decore com mais morangos.







Pão de Trigo e Sésamo







700g de farinha de trigo 
400ml de leite morno
15g de fermento fresco 
1 colher de sopa de açúcar
2 colher de chá de sal                           
leite q.b. (para pincelar)
sementes de sésamo q.b (para polvilhar )




Aqueça o leite num recipiente, junte-lhe o fermento e mexa bem até que este de desfaça por completo. Num recipiente largo junte todos os outros ingredientes.
Quando o fermento se apresentar desfeito junte-o à massa e mexa bem, amassando até obter uma massa homogénea e elástica. A massa irá ficar um pouco pegajosa, pelo que o ponto da massa não deve ser corrigido. Após estar pronta coloque a massa num recipiente bem tapado com um pano e aguarde entre 1 hora a 1:30 para que levede adequadamente. Ao fim deste tempo retire a massa para uma superfície enfarinha e divida-a em 9 bolas. Tenda as bolas, deixando a superfície lisa. 
Em seguida coloque-as sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal (este de estar untado com margarina e polvilhado com farinha), tape com panos e deixe-as levedar, espaçadas, por 30 minutos
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Pincele as bolas com leite e salpique com as sementes de sésamo.
Leve ao forno até ficarem douradas, o que deve levar 20-30 m, aproximadamente.
Retire-as do forno e deixar arrefecer numa grelha. 

 Nota: Rende 9 pães de tamanho médio.




Adaptado de: Cozinha da Duxa                              

Salada Fresca de Feijão Frade e Atum





500g de feijão frade cozido
250g de atum de conserva escorrido
1 cebola pequena bem picada
1 lata (pequena) de milho
3 ovos cozidos
2 cenouras (em cubinhos)
salsa picada q.b.
azeite q.b.
vinagre q.b.
sal fino q.b.




Coza os ovos e corte-os em pedacinhos. Descasque as cenouras e corte-as em quadradinhos. Pique a cebola (muito bem picada) e a salsa. Reserve ambos.
Numa taça grande junte todos os ingredientes e envolva delicadamente até que estes fiquem bem distribuídos. Tempere com sal, azeite e vinagre. Mexa tudo muito bem.
Polvilhe com mais salsa picada e leve ao frigorifico até estar fria.



Canapé de Alheira









1 alheira de Mirandela
fatias de pão (cortado em quadradinhos)
palitos de madeira



Corte a alheira em rodelas e coloque-as num prato ao lado uma das outras. Leve ao microondas por 3 minutos ou grelhe numa frigideira sem adição de gordura.
Corte o pão (que deve estar bastante macio) em quadrados ligeiramente maiores que as rodelas de alheira e coloque-os num prato de servir. Sobre o pão, e presas com um palito de madeira, coloque as rodelas de alheira cozinhadas.



Assado de Frango, Batatas e Cenouras







1 frango inteiro (aberto)
1kg de batatas (cortadas em cubos)
200g de cenouras (em tiras)
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
mistura de 7 pimentas q.b.
pimentão doce q.b.
3 dentes de alho esmagados  
1dl de vinho branco
óleo q.b.
sal q.b.



Corte o frango e abra-o a meio, tempere-o com sal de ambos os lados. Reserve.
À parte faça um molho com louro em pó, o molho de piripiri, os alhos esmagados, a mistura de 7 pimentas, pimentão doce, o vinho branco e um pouco de óleo, misture bem. 
Coloque o frango num tabuleiro, regue-o com o preparado anterior e leve-o ao forno a 200ºC até estar cozinhado. Retire o molho do tabuleiro, coe e reserve.
Entretanto, coloque num tacho as batatas cortadas em cubos juntamente com as cenouras em tiras e coza-as em água e sal, reserve. Escorra ambas. Num tabuleiro coloque as batatas e as cenouras e regue-se com o molho do frango que reservou. Leve ao forno e deixe cozinhar até ficarem douradas e tostadinhas. 
Sirva com uma salada verde. 


Compota de Abóbora e Nozes







1kg de abóbora menina (sem casca e sementes)
0.5 kg de açúcar louro
200g de miolo de noz
1 pau de canela



Corte a abóbora em pedaços pequenos. Reserve.
Coloque os pedaços da abóbora num tacho, leve ao lume e deixe cozer (deve apresentar-se mole/tenra, quase a desfazer-se). Escorra a abóbora e passe-a pelo passe-vite até obter um puré. 
Em seguida coloque o puré num tacho juntamente com o açúcar e o pau de canela e deixe ferver, em lume brando mexendo sempre para não pegar. Deixe ferver até obter um creme grosso e espesso.  Para verificar que a compota está no ponto deve colocar uma colher de pau  espetada no centro do doce e se ela não se mover é porque está pronto. 
Retire o pau de canela. Pique as nozes grosseiramente e junte-as à compota, envolvendo bem.
Coloque a compota ainda quente em frascos previamente esterilizados*.
Sirva a acompanhar requeijão (ver receita aqui).



*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida deve mergulhar os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar a compota/doce ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.




Gelado de Morango







400g de morangos
200g de açúcar
200ml de natas
200ml de leite
 



Coloque as natas no congelador por, pelo menos 15 minutos antes de as usar, deste modo será mais fácil bate-las em chantilly.
Lave os morangos e retire-lhes os pés. Em seguida coloque-os num recipiente e junte-lhes o açúcar. Com a ajuda de uma colher de pau, vá esmagando os frutos e misturando-os com o açúcar até que fiquem transformados numa polpa líquida (se for necessário use a varinha mágica ou liquidificador/picadora). 
Entretanto, num recipiente à parte, bata muito bem as natas até ficarem sólidas (para que fique um chantilly mais firme junte algumas gotas de limão). Junte-as, bem como o leite, à polpa de frutos. Misture tudo muito bem.
Coloque o gelado em caixinhas com tampa, leve ao congelador e espere até se começarem a formar cristais de gelo nos bordos do gelado. Quando isto acontecer, retire o gelado do congelador e bata muito bem com um garfo ou uma batedeira, até quebrar todo o gelo. Leve de novo ao congelador por mais 2 a 3 horas (vá retirando de meia em meia hora, voltando a quebrar os cristais de gelo com um garfo ou batedeira). Após este tempo deverá estar pronto a servir.

Sumo de Morango






250g de morangos
500ml de água fresca
açúcar q.b.



Lave os morangos e retire-lhes os pés. No liquidificador ou no copo da varinha mágica coloque a água,  os morangos e açúcar a gosto, triture tudo muito bem. Coe o sumo e sirva fresquinho ou acompanhado de umas pedras de gelo.





Tarte Fresca de Morangos












1.5 pacote de bolacha maria (300g)
150g de manteiga/margarina
1 lata de leite condensado
1 lata (use a de leite condensado) de leite
2 pacotes de natas (400ml)
3 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho
1 caixa de morangos (400g-500g +/-)
1 saqueta de gelatina de morango (85g)
6 folhas de gelatina incolor
1 colher de sobremesa de açúcar




Triture as bolachas numa picadora até obter uma espécie de farinha e junte-lhe a manteiga/margarina derretida, amassando bem com as mãos. 
Unte uma tarteira de fundo removivel (de 25 cm de diâmetro) com margarina e forre o fundo e a lateral com a massa de bolacha. Pressione bem com as mãos e alise a superfície com uma colher. Leve a forno pré-aquecido a 220ºC por 10 minutos. Retire do forno e reserve.
Entretanto, coloque as folhas de gelatina submersas num pouco de água fria. 
Num tacho, junte o leite condensado, o leite (dissolva o amido de milho no leite), as gemas e a essência de baunilha. Misture tudo muito bem com uma vara de arames e leve ao lume até que engrosse e obtenha um creme bastante espesso. Quando isto acontecer acrescente as folhas de gelatina demolhadas (escorridas) e envolva bem para que se dissolva. Desligue o lume e junte as natas, mexendo cuidadosamente e incorporando-as ao preparado.
Sobre a base de bolacha já cozinhada verta o creme com as natas e aguarde que arrefeça. Quando já estiver frio forre a superfície da tarte com morangos cortados em rodelas.
À parte faça a gelatina juntando uma saqueta (apenas uma saqueta) de gelatina em pó de morango (85g) com 250ml de água a ferver e 1 colher de sobremesa de açúcar, misture muito bem para que se dissolva e acrescente mais 250ml de água fria, torne a mexer e verta este preparado, com muito cuidado, sobre a tarte.
Leve ao frigorifico até solidificar. Sirva fresco.



Pizza de Queijos, Fiambre, Chourição e Cogumelos






1 base de pizza (ver receita aqui ou aqui)
molho de tomate para pizza (ver receita aqui)
100g de queijo mozarella ralado 
100g de queijo emmental ralado
100g de fiambre
50g de chourição
cogumelos laminados q.b.




Faça a base de pizza (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça  e fina veja aqui), coloque-a num tabuleiro e leve-a ao forno por, aproximadamente, 20-30 minutos ou até estar cozida. Entretanto faça o molho de tomate, reserve e deixe arrefecer (ver receita aqui).
Corte o fiambre em quadradinhos, reserve.
Sobre a base de pizza cozinhada coloque bastante molho de tomate e, sobre este, disponha o fiambre. Em seguida adicione o chouriçao e os cogumelos. Por fim, acrescente os queijos.
 Leve ao forno a 180º C até que o queijo derreta e a massa se apresente estaladiça (ou no ponto que mais gostar dela).


 

Pão Fofo com Chouriço


2.5 chávenas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de margarina
sal fino q.b.
rodelas de chourição q.b.




Num recipiente largo junte todos os ingredientes e amasse bem durante uns minutos. Depois polvilhe uma superfície lisa com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo da massa, tape com um pano e aguarde 10 minutos (após este tempo a massa estará um pouco mais rija e facilmente conseguirá usa-la). 
Após este tempo corte a massa em rectângulos, e, sobre eles, coloque as rodelas de chourição. Enrole a massa no sentido do comprimento e disponha os pãezinhos, com algum espaço entre si, num tabuleiro untado de margarina e polvilhado de farinha.  Leve a forno médio até estarem cozinhados.



Fettuccine à Bolonhesa com Cogumelos






300g de fettuccine
500g de carne de vaca picada
1/2 cebola (bem picada)
1 dente de alho picado
óleo q.b.
1 lata de cogumelos laminados
200g de queijo mozarella ralado
1 cubo de caldo de carne
3 tomates sem pele (triturados)
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
salsa e oregãos (picados) q.b.




Num tacho coloque um pouquinho de óleo e refogue a cebola e o alho bem picados. Em seguida junte o cubo de caldo de carne dissolvido num pouco de água. Mexa. Junte o tomate triturado, a folha de louro, o vinho branco, a salsa picada, sal e pimenta. Junte a carne picada e os cogumelos. Deixe apurar bem, mexendo frequentemente. Quando estiver quase pronto junte um pouco de oregãos e reserve.
À parte coza a massa em água temperada de sal (coloque um fio de óleo na água para que ela não grude). Quando esta estiver "al dente" apague o lume, escorra-a e reserve.
Num refractário coloque o fettuccine, junte o preparado de carne e, com dois garfos, misture os dois. 
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.




Pizza de Carne






1 base de pizza grande (ver receita aqui ou aqui)
molho de tomate para pizza (ver receita aqui)
200g de carne de vaca picada
100g de bacon
2 fatia de fiambre
1 lata (pequena) de cogumelos laminados
200g de queijo mozarella ralado
margarina q.b.
mistura de 5 pimentas em grão q.b.
sal q.b.
Coloque a base de massa para pizza num tabuleiro de ir ao forno (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça e fina veja aqui), sendo que a base de pizza tem de estar já cozinhada. Sobre ela coloque bastante molho de tomate que deve preparar com alguma antecedência.
Corte o bacon e o fiambre em cubinhos, reserve. 
Numa frigideira coloque um pouco de margarina e frite a carne de vaca picada temperada com sal e mistura de pimentas moídas na hora. Retire a carne da frigideira e coloque-a sobre a o molho de tomate, em cima coloque o bacon e em seguida o fiambre. Acrescente os cogumelos laminados a gosto e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a 180ºC até que o queijo se apresente derretido (aproximadamente 15 minutos).  




Creme de Custard








1 litro de leite
5 colheres de sopa de custard
6 colheres de sopa de açúcar
100g de manteiga
1 limão pequeno (casca)
1 pau de canela
canela em pó (para polvilhar-opcional)




Dilua, com uma vara de arames, a farinha custard em meio litro de leite e verta para um tacho.
Adicione o açúcar, a casca de limão, a manteiga, o pau de canela e envolva bem, acrescente o restante leite e leve a lume brando até obter um creme, mexendo sempre. Disponha o creme em tacinhas antes que este arrefeça e polvilhe com canela (opcional). Leve ao frigorifico e sirva fresco.



Favas com Entrecosto








0.5 kg de entrecosto (cortado em pedacinhos)
1 kg de favas (descascadas)
1 chouriço corrente
1 cebola picada
3 dentes de alho
2 tomates picados
1 folha de louro
sal q.b.
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
1 dl de vinho branco
azeite/óleo de amendoim q.b.
1 raminho de salsa
1 raminho de hortelã 




Num tacho coloque o óleo/azeite e refogue com entrecosto com o vinho branco, a folha de louro, o molho de piripiri, o sal, o tomate bem picado e a cebola e o alho picados. Deixe cozinhar em lume médio até a carne estar meio cozinhada (a meio da cozedura). Quando isto acontecer junte o chouriço em rodelas, as favas e as ervas atadas num raminho. Mexa um pouco e deixe cozinhar até que o entrecosto e as favas estavam tenros e cozidos. Rectifique os temperos.





Sopa de Camarão Picante






1 L de água
4-5 batatas pequenas
50g de alho francês
1 cebola pequena
2 dentes de alho
10 camarões (grandes) inteiros
1 colher se sopa de concentrado de tomate
1 cubo de caldo de marisco
sal q.b.
molho de piripiri q.b. (ver receita aqui)
coentros frescos q.b.




Numa panela coloca-se a água com sal e molho piripiri, deixa-se ferver. Junta-se as batatas em pedacinhos pequenos, os camarões inteiros (retire os bigodes dos camarões), o alho francês em rodelas finas, um pouco de coentros frescos, a cebola e o alho em pedaços e o concentrado de tomate. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar até as batatas cozerem, quando isto acontecer retire os camarões e passe a sopa pela varinha mágica até obter um creme (se for necessário acrescente mais um pouco de água). Descasque os camarões e junte-os novamente à sopa, leve-a  ao lume e acrescente o cubo de caldo de marisco. Deixe cozinhar mais um pouco e rectifique os temperos. Sirva com folhas de coentros frescos.




Salada Cocktail

 








1 alface pequena (8-10 folhas)
2 ovos cozidos
8 delícias do mar
8 camarões (grandes) inteiros
4 tostas
6 nozes
80g de queijo brie
azeitonas pretas q.b.
molho whisky cocktail q.b.




Coza os camarões inteiros em água, sal e piripiri por 5 minutos. Descasque e reserve. 
Coza os ovos e corte em rodelas. Corte as tostas e o queijo brie em quadradinhos pequenos. Rasgue a alface em pedaços e desfie as delícias do mar.
Num recipiente faça uma cama com a alface, sobre esta coloque as delícias do mar, o queijo e as tostas. À volta disponha o ovo, as azeitonas e as nozes. Ao centro coloque os camarões e o molho whisky cocktail.




Molho Whisky Cocktail:

25g ketchup 
80g maionese 
1 colher de chá de whisky  
2 colheres de sopa de natas   
pimenta preta q.b.
sal q.b. 


Junte a maionese, o ketchup, as natas, o whisky, o sal e a pimenta. 
Misture tudo muito bem (sem bater). Rectifique o sabor e os temperos. Torne a mexer e sirva fresco. 


 

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/