Sandwich de Atum, Alface e Ovo








 

1 bolinha de pão rústico
atum de lata
1 folha de alface
fatias de ovo cozido
sal q.b.




Escorra o atum e lave a folha de alface. Coza o ovo e corte-o em fatias.
Abra o pão, coloque a folha de alface, o atum a gosto e fatias de ovo cozido salpicado com sal.


Creme de Feijão Branco com Queijo de Cabra e Bacon








1 alho francês
1 cebola grande
1 dente de alho
1 L de água
400g de feijão branco (de lata)
2 cubos de caldo de carne
125g de bacon
4 a 6 tostas ou pão torrado
queijo de cabra q.b. 
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.




Numa panela coloque um pouco de azeite e junte o alho francês em rodelas, a cebola em meias-luas, o alho picado e o bacon, salteie um pouco até que a cebola se apresente translucida. Adicione o feijão escorrido, envolva, e junte a água e os cubos de caldo de carne. Tempere com pimenta e deixe cozer, com a tampa, por 20 minutos.
Após este tempo, rectifique o sal e deixe cozinhar mais um pouco (se achar necessário, coloque mais um pouco de água). 
Retire a panela do lume e passe o preparado pela varinha mágica até obter um creme homogéneo.
Sirva quente com tostas/pão torrado e queijo de cabra.



Adaptado de: Revista Blue Cooking


Churros












2 chávenas de chá de água
2 chávenas chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga/margarina 
6 ovos
1 pitada de sal
óleo para fritar q.b.
canela em pó q.b.
açúcar em pó q.b.



Num tacho largo leve ao lume a água, o sal e a manteiga/margarina. Assim que ferver, coloque a farinha peneirada e mexa com colher de pau, até formar uma bola que não se agarre na panela. 
Retire o tacho do lume e mexa até arrefecer um pouco. Junte os ovos, um a um, batendo bem até obter uma massa homogénea. 
Quando a massa estiver bem misturada, coloque-a no saco de pasteleiro com o bico estrelado e frita a massa, fazendo um círculo com ela, começando no centro da panela e terminando no rebordo da frigideira. Vira-se essa espiral de massa, deixe dourar e retira-se para escorrer sobre papel absorvente. Repete-se a operação até terminar toda a massa. Corta-se em pedaços do tamanho desejado, passa-se pelo açúcar em pó misturado com a canela. E serve-se quente ou morno. 


Nota: Rende cerca de 15 churros.


Adaptado de: Açúcar União



Mingau de Baunilha








500ml de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
4-5 colheres de sobremesa de açúcar (ou a gosto)
1/2 colher de café de essência de baunilha




Dissolva o amido de milho em metade do leite e misture muito bem para que se dissolva completamente. 
Leve ao lume num tacho o restante leite, a essência de baunilha e o açúcar, mexa com uma vara de arames e junte o amido dissolvido. Deixe ferver mexendo bem para não empelotar. Cozinhe por 2 minutos, aproximadamente, ou até engrossar e mexendo sempre.
Coloque em tacinhas pequenas, sirva morno e decore a gosto (eu decorei com canela mas sabe melhor se não a levar).

Panquecas de Morango









120ml de iogurte natural açucarado
6 colheres de sopa de leite
2 ovos (gemas e claras separadas)
raspa de 1/2 limão (de tamanho pequeno/médio)
3 colheres de sopa de açúcar (cheias)
25g de manteiga/margarina (derretida)
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
100-150g de morangos (em pedacinhos)




Lave os morangos e retire-lhes os pés, corte-os em pedacinhos pequenos e reserve.
Numa recipiente coloque o iogurte, o leite, a raspa de limão, as gemas, o açúcar e a manteiga derretida e misture muito bem com uma vara de arames. Em seguida, junte a farinha e o fermento e bata até obter uma massa sem grumos. Deixe descansar durante 10 minutos.
Entretanto, bata as claras em castelo e reserve. 
Após os 10 minutos em que a massa levedou, acrescente os morangos à massa, mexendo delicadamente. E incorpore as claras em castelo ao preparado, apenas envolvendo cuidadosamente, até obter um creme homogéneo.
Por fim, aqueça uma frigideira pequena de fundo anti-aderente e deite nela um pouco de margarina, deixe derreter bem e junte colheradas da massa (de maneira a formar uma panqueca) e cozinhe de ambos os lados. Repita esta operação até acabar a massa.
Sirva simples ou acompanhadas de coulis de morangos (ver receita aqui).




Adaptado de: Revista Blue Cooking

Lassi de Morango e Hortelã







Lassi é uma bebida de origem Indiana feita à base de iogurte e especiarias ou fruta. 
Na verdade, há dois géneros de Lassi; o salgado e o doce. O Lassi salgado é mais comum nas aldeias do Punja e é preparado pela mistura de iogurte com água, sal e outros condimentos (especiarias) adicionados a gosto. Enquanto que o Lassi doce é aromatizado com açúcar, água de rosas e/ou limão, morango ou outros sumos de fruta. Este, geralmente, é cremoso como um batido. 




125g de morangos 
4 folhas (grandes) de hortelã fresca
240ml de leite
1 iogurte natural magro (120ml)
1 colher de sopa de açúcar
Gelo picado (opcional)




Lave os morangos e retire-lhes os pés. Reserve. Lave as folhas de hortelã e reserve.
No copo da varinha mágica ou no liquidificador coloque todos os ingredientes e desfaça-os por completo até obter uma mistura homogénea.
Sirva fresco com gelo picado (opcional).



Adaptado de: 500 Juices and Smoothies, Christine Watson

Licor de Morango









1 kg de morangos
1 litro de aguardente
1 kg de açúcar


Calda de açúcar: medida igual de água e açúcar fervidos.



Num recipiente deve desfazer os morangos com a ajuda de uma colher de pau. Num garrafão de vidro ou um frasco grande coloque a aguardente, os morangos desfeitos e o açúcar.
Durante um mês deixa-se repousar num local escuro e deve-se abanar o garrafão todos os dias. No fim deste tempo, deve provar o licor e se o considerar muito forte (com o sabor muito acentuado a aguardente) deve fazer uma calda de açúcar e adicionar. Feito isto deixe repousar mais um mês. Ao fim deste tempo filtre o licor com a ajuda de um pano ou um coador de café e engarrafe.


Licor de Framboesa Negra








1 kg de framboesas negras ou vermelhas
1 litro de aguardente
1 kg de açúcar


Calda de açúcar: medida igual de água e açúcar fervidos (como as framboesas são azedas deve colocar, pelo menos, 250g de açúcar para 250ml de água).




Num recipiente deve desfazer as framboesas com a ajuda de uma colher de pau. Num garrafão de vidro ou um frasco grande coloque a aguardente, as framboesas desfeitas e o açúcar.
Durante um mês deixa-se repousar num local escuro e deve-se abanar o garrafão todos os dias. No fim deste tempo, deve provar o licor e se o considerar muito forte (com o sabor muito acentuado a aguardente) deve fazer uma calda de açúcar e adicionar. Feito isto deixe repousar mais um mês. Ao fim deste tempo filtre o licor com a ajuda de um pano ou um coador de café e engarrafe.


Creme de Couve-Flor com Bacon









650g (+/-) de couve-flor
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande picada
100g de bacon em cubinhos
1 cubo de caldo de galinha
1 litro de água fervente (+/-)
1/2 chávena de leite magro
sal e pimenta branca q.b.
1 noz de margarina
croutons q.b.



Lave a muito bem a couve-flor  e corte-as em pedaços.
Numa panela grande, refogue o bacon num pedacinho de margarina, até dourar levemente. Retire o bacon para um prato e reserve.
Na mesma gordura, frite o alho e depois a cebola, ambos picados, refogando esta última até ficar transparente. Em seguida, junte a couve-flor e cubra com água fervente até quase cobrir toda ela (os pedaços de couve-flor devem permanecer visíveis, portanto não coloque mais água senão a sopa ficará aguada). Acrescente o cubo de caldo de galinha e misture bem até que se dissolva por completo. Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando até a couve-flor fique macia, começando a desmanchar-se. Mexa de vez em quando durante o cozimento.
Quando a couve já estiver cozida, apague o lume, deixe arrefecer um pouco, e passe tudo pela varinha mágica até obter um creme homogéneo.
Leve novamente ao lume para aquecer. Junte o leite, a pimenta branca moída na hora e acerte o sal.
No momento de servir, em cada prato de sopa, coloque um pouco de bacon e acompanhe com croutons.



Adaptado de: Pecado da Gula 

Pudim de Chocolate








1 litro de leite
75g de chocolate em pó
120g de açúcar
60g de amido de milho




Num tacho misture o açúcar, o amido de milho e o chocolate em pó e dissolva ambos em 1dl de leite frio. Aqueça os restantes 9dl de leite até ferver e junte-o, delicadamente, à mistura anterior. Leve a lume brando e deixe ferver durante 3 minutos, mexendo sempre com uma vara de arames. Após este tempo obterá um creme grosso e homogéneo. Retire do lume e verta em tacinhas (mesmo antes de colocar o pudim nas taças deve passa-las por água fria e não deve limpa-las, pois desta forma o pudim não ficará colado à taça). Aguarde que os pudins arrefeçam um pouco e quando deixarem de emanar vapor pode coloca-los no frigorifico. Mantenha-os no frigorifico por 2-3 horas, desenforme e sirva fresco.



Strudel de Maçã (Apfelstrudel)












O Strudel é um bolo feito com massa muito fina sobreposta por camadas e com recheio, na maioria das vezes, doce. Este tornou-se conhecido e ganhou popularidade no século XVIII através do Império Habsburgo (ou Casa d'Áustria - uma família nobre europeia que foi uma das mais importantes e influentes da história da Europa do século XIII ao século XX). Por isto, o strudel é mais frequentemente associado com a cozinha austríaca, mas também com toda a área anteriormente pertencente ao império Austro-Húngaro.  
A mais antiga receita de strudel (a Millirahmstrudel) é de 1696, uma receita manuscrita na Biblioteca Municipal vienense, Wiener Stadtbibliothek. A massa tem origem no Império Bizantino ou similares pastelarias do Médio Oriente (por ser semelhante à baklava turca).
Os tipos mais conhecidos de strudel é o Apfelstrudel (alemão para strudel de maçã), que é seguido por muitos outros tipos com recheios doces e salgados e que são oriundos de diferentes países. 
No entanto, o Strudel austríaco é diferente de todos os outros, que muitas vezes são feitos de massa folhada, enquanto que a massa deste é elástica e finíssima, tão fina que reza a lenda que o imperador austríaco era tão proteccionista com esta massa que decretou que teria de ser possível ler uma carta de amor através da mesma.









Strudel de Maçã Reineta e Passas:


3 folhas de massa filo
2 maçãs Reineta
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
1.5 colher de sopa de passas
2 colheres de sopa de manteiga derretida
sumo de limão q.b.
papel vegetal q.b.



Corte as 3 folhas de massa filo ao meio, certificando-se de que ficam do mesmo tamanho.
Descasque e corte as maçãs em laminas muito finas. Coloque sobre um tabuleiro e com uma faca afiada corte os lâminas de maçã em pedacinhos muito pequeninos. Coloque num recipiente e regue com sumo de limão. 
Misture-lhes as passas, o açúcar amarelo e a canela.
Ligue o forno a 180ºC.
Leve a manteiga ao microondas para derreter. Reserve.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga coloque a primeira folha de massa filo. Com um pincel espalhe um pouco de manteiga por toda a folha de massa, polvilhe com açúcar e canela e coloque outra folha de massa filo por cima. Proceda de igual modo até ter as folhas de massa sobrepostas. Pincele a última folha com manteiga e adicione a mistura de maçã e nozes. Enrole como se fosse uma torta, tendo o cuidado de colocar por baixo a abertura da massa e de fechar bem as pontas.
Pincele o strudel com mais um pouco de manteiga e leve ao forno já quente durante 20-30 minutos, aproximadamente.
Sirva morno ou frio.





Strudel de Maçã Royal Gala e Nozes:


3 folhas de massa filo
2 maçãs Royal Gala
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de nozes picadas (opcional)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
sumo de limão q.b.
papel vegetal q.b.



Corte as 3 folhas de massa filo ao meio, certificando-se de que ficam do mesmo tamanho.
Descasque e corte as maçãs em laminas muito finas. Coloque sobre um tabuleiro e com uma faca afiada corte os lâminas de maçã em pedacinhos muito pequeninos. Coloque num recipiente e regue com sumo de limão.
Misture-lhes as nozes picadas, o açúcar amarelo e a canela.
Ligue o forno a 180ºC.
Leve a manteiga ao microondas para derreter. Reserve.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga coloque a primeira folha de massa filo. Com um pincel espalhe um pouco de manteiga por toda a folha de massa, polvilhe com açúcar e canela e coloque outra folha de massa filo por cima. Proceda de igual modo até ter as folhas de massa sobrepostas. Pincele a última folha com manteiga e adicione a mistura de maçã e passas. Enrole como se fosse uma torta, tendo o cuidado de colocar por baixo a abertura da massa e de fechar bem as pontas.
Pincele o strudel com mais um pouco de manteiga e leve ao forno já quente durante 20-30 minutos, aproximadamente.
Sirva morno ou frio.





Ramen de Camarão e Couve





1.2 L de água
1 placa de noodles de ovo de sabor de camarão (com saqueta de tempero)
1-3 gotas de molho de piripiri (ver receita aqui)
1/3 colher de café de pasta/pó de wasabi (opcional)
1.5 cubo de caldo de marisco
1/3 couve lombarda (em juliana)
150-200g de camarão descascado
sal q.b.




Num tacho coloque a água,  o cubo e meio de caldo de marisco, os camarões descascados e a couve cortada em juliana. Tempere com sal e piripiri. Leve ao lume até que a couve esteja meio cozida. Quando isto acontecer, acrescente os noodles, envolva bem e adicione a saqueta de tempero de camarão. Adicione o wasabi, mexa. Deixe cozinhar até que ambos os ingredientes estejam cozidos. Rectifique os temperos. Sirva de imediato.


Nota: Pode substituir os camarões descascados por igual quantidade de camarões inteiros. Sendo que, desta forma, deve cozer somente os camarões na água (juntamente com o sal e piripiri) e depois coa-la e descascar os camarões. Adicionando, de seguida, os restantes ingredientes.



Pizza de Bacon e Queijo de Cabra










Base:
1 chávenas de farinha de trigo
1/3 chávena de centeio
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 chávena de leite
1 colheres de sopa de margarina
sal fino q.b.


Cobertura:
6 fatias de bacon (cortada em cubinhos)
1/2 queijo de cabra de rolo (de pasta mole e cremosa)
100g de queijo mozarella
molho de tomate para pizza (ver receita aqui)






Corte o bacon e o fiambre em cubinhos, reserve. Corte 4 fatias de queijo e reserve-as. Desfaça o restante queijo, deixando-o em migalhas, reserve.
Entretanto faça o molho de tomate, reserve e deixe arrefecer (ver receita aqui). 
Num recipiente largo junte todos os ingredientes e amasse bem durante uns minutos (se a massa não estiver no ponto acrescente mais farinha ou leite, consoante a situação). Depois polvilhe uma superfície lisa com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo da massa. Com um garfo espete toda a área da base da pizza e aguarde uns 5 a 10 minutos (não deixe a base com uma altura muito grande de massa pois esta crescerá no forno). Após este tempo a massa estará um pouco mais rija e facilmente conseguirá solta-la.
Em seguida, coloque-a num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha e espete-a com um garfo (o tabuleiro não deve ser muito grosso ou , então, a meio da cozedura coloque a pizza a cozer na grade do forno, isto fará com que a massa coza devidamente e que não fique mole ou crua). Leve a base ao forno a 200ºC até cozinhar (mas sem deixar que fique rija/estaladiça).
 Assim que a base da pizza estiver cozinhada, retire-as do forno e cubra-a com molho de tomate que confeccionou previamente.
Sobre o molho de tomate coloque o queijo mozarella juntamente com o queijo de cabra desfeito, espalhando bem o queijo por toda a base. Adicione o bacon em cubinhos, cobrindo toda a superfície da pizza. Por fim, decore com 4 rodelas de queijo de cabra.
Leve ao forno a 200ºC até estar gratinada.





Pudim de Morangos











400g de morangos (bem maduros)
250g de açúcar
60g de amido de milho 
leite q.b. (600-800ml +/-) 
1 colher de sopa de sumo de limão 




Lave os morangos e retire-lhes os pés. Coloque os morangos num copo medidor ou no jarro do liquidificador, acrescente 1dl de leite e triture os morangos até obter um puré (usando a varinha mágica ou o liquidificador). Junte 1 colher de sopa de sumo de limão, mexa.
Neste momento, olhe para o copo medidor e verifique a quantidade de polpa de morangos que obteve. Em seguida, acrescente leite até fazer 1200ml. Volte a ligar a varinha mágica/liquidificador por mais 1 minuto para misturar bem o leite com a polpa dos morangos. Reserve.
Num recipiente misture o açúcar com o amido de milho e dissolva ambos em 1dl de leite frio. 
Leve ao lume, num tacho, a mistura de leite e morangos e deixe ferver, mexendo ocasionalmente. 
Quando ferver, incorpore delicadamente a mistura de amido de milho e açúcar, mexendo sucessivamente com uma vara de arames por 3 minutos. Após este tempo obterá um creme espesso e homogéneo. 
Retire do lume e verta numa taça/forma (mesmo antes de colocar o pudim na taça deve passa-la por água fria e não deve limpa-la, pois desta forma o pudim não ficará colado à taça). 
Aguarde que o pudim arrefeça um pouco e quando deixar de emanar vapor pode coloca-lo no frigorifico. Mantenha-o no frigorifico por 2 horas, desenforme e sirva fresco.




Bolo de Três Camadas com Creme de Baunilha








Massa:
3 ovos
1 + ½ chávena de açúcar
½ chávena de leite
1 colher de chá de raspa de limão
1 + ½ chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó


Recheio e Cobertura:
600 ml de leite
1 pacote de pudim de baunilha (instantâneo)
2 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha custard
Raspas de chocolate para decorar




Massa:
Ligue o forno a 180ºC. Separe as gemas das claras.
Bata o açúcar com as gemas e a raspa do limão. Junte, lentamente, o leite e misture bem. Acrescente a farinha e bata muito bem.
Bata as claras em castelo firme e junte-as ao preparado anterior
Unte uma folha de papel vegetal com margarina e polvilhe-a com farinha e coloque-a numa forma pequena (eu usei um tacho de 18 cm de diâmetro, pois o bolo será bem pequeno e deve ser alto para poder corta-lo em três).
Coloque a massa na forma e leve-a ao forno até estar cozido. Para verificar se o bolo está pronto faça o teste do palito (espete um palito de madeira no centro do bolo e se este sair limpo é porque está cozido).
Desenforme e deixe arrefecer. Corte o bolo em três partes iguais e reserve.



Recheio e Cobertura:
Num recipiente junte o açúcar, a farinha custard e o pó do pudim, misture muito bem.
Num tacho coloque o leite e leve ao lume até ferver. Quando isto acontecer, junte a mistura de pudim ao leite, mexendo sempre até engrossar. Deixar arrefecer um pouco para que se torne num creme mais espesso e deste modo seja mais fácil de barrar.


Montagem:
Coloque uma das partes do bolo num prato de servir e barre a sua superfície com o creme de baunilha. Coloque a outra parte do bolo sobre o creme e faça o mesmo procedimento. Por fim, coloque a última parte do bolo e barre todo ele com o restante creme. Polvilhe e decore com raspas de chocolate e leve ao frigorifico por meia hora.
Sirva fresco.

Adaptado de: Baunilha e Caramelo

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/