Bolo Chiffon de Laranja









Chiffon é um bolo muito leve e fofo feito com óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromas. Este bolo tão fofo, que se desfaz na boca, foi inventado em 1927 por Harry Baker, um vendedor de seguros da Califórnia que tornou-se confeiteiro. O senhor Baker manteve a receita secreta durante 20 anos até que acabou por vende-la para a General Mills. 
Nessa altura, o nome foi mudado para "bolo chiffon" e um conjunto de 14 variações da receita foram lançadas ao público num panfleto publicado em 1948 por Betty Crocker.





125+70g de açúcar
4 gemas
5 claras 
80ml de sumo de laranja
80ml de óleo de amendoim
120g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de café de aroma de laranja



Bata as 125g de açúcar com as gemas até obter um creme esbranquiçado. Junte o óleo e bata mais um pouco. Adicione o sumo de laranja em duas vezes, misturando com uma vara de arames, sem fazer muita força para não criar bolhas. Peneire a farinha e o fermento sobre as gemas batidas e misture levemente.
À parte, bata as claras em castelo firme, junte-lhes 70g de açúcar e bata mais um pouco. Junte este preparado ao anterior aos poucos, envolvendo bem e levemente à medida que vai incorporando as claras. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha e adicione a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30-40 minutos se usar uma forma com buraco ou 1 hora se optar por uma forma comum. Para verificar a cozedura faça o teste do palito no centro do bolo. Quando o bolo estiver cozido deixe-o arrefecer dentro do forno e com a porta fechada (caso contrário ele poderá abater), após já estar frio desenforme com cuidado.



Adaptado de: Pecado da Gula




Coulis de Amoras Silvestres








O coulis é uma espécie de molho/puré de origem francesa que pode ser feito à base de frutas ou legumes. 
O coulis de fruta é ideal para a decoração de sobremesas ou para acompanhar crepes, e confere uma indiscutível beleza visual aos pratos em que é utilizado. Os frutos são, geralmente, temperados com açúcar e sumo de limão, para realçar o sabor.





250g de amoras silvestres
95g de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão




Lave as amoras e retire-lhes os pés. Coloque-as num tacho juntamente com o açúcar e leve a  lume brando. Acrescente um pouco de sumo de limão e mexa bem até que todo o açúcar esteja dissolvido. Quando isto acontecer, retire o tacho do lume e passe a mistura pela varinha mágica até obter um puré homogéneo. Coe para descartar as sementinhas.
Coloque numa taça e sirva quente ou frio acompanhando sobremesas, gelados  ou crepes.

Crepes de Centeio










3 ovos
3,5 dl de leite
75g de açúcar
75g de farinha de centeio
50g de farinha de trigo
30g de margarina derretida
1 colher de café de essência de baunilha/laranja





Desfaça os ovos com uma vara de arames, junte-lhes o leite e o açúcar e misture bem. Deite as farinhas numa tigela, adicione-lhes a mistura anterior e a margarina derretida, mexendo sempre com a vara de arames até obter uma massa lisa. Perfume com a essência de baunilha e deixe repousar enquanto prepara o recheio. 
Leve a aquecer uma frigideira anti-aderente com 18 cm de diâmetro. Coloque um pouco de margarina nela e espere que derreta. Deite uma concha de massa e rode de modo a cobrir todo o fundo. Deixe cozer, volte o crepe e coza do outro lado. 




Risotto de Camarão









O Risotto é um prato de origem italiana em que arroz é cozido num caldo até obter uma consistência cremosa. Este caldo pode ser à base de carne, peixe, marisco ou vegetais; em que muitos tipos incluem queijo parmesão, vinho, manteiga e cebola. 
Na Itália, o risotto é uma das maneiras mais comuns de cozinhar arroz.




1 chávena de arroz arbóreo (arroz para risotto)
3 chávenas de caldo de marisco (use a água de cozer o camarão ou  1 cubo de caldo de marisco)
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho picado
150g de camarão descascado
10 camarões inteiros
1 colher de sopa de manteiga (rasa)
4 colheres de azeite extra virgem
50ml de vinho branco
1/2 molhinho de coentros picados
Sal e pimenta preta q.b.


Tempere o camarão descascados com sal e pimenta preta moída.
Coza os camarões inteiros em água, sal e molho de piripiri por 5 minutos após a água ferver.
Num tacho, aqueça quatro colheres de sopa de azeite e frite os camarões, até que adquiram um tom rosado. Retire os camarões e reserve.
Nesse mesmo tacho, onde os camarões foram fritos, com o mesmo azeite que ficou no fundo, refogue a cebola e o alho, picados. 

Quando a cebola estiver translucida, adicione o arroz arbóreo e mexa, deixando refogar um pouco. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Envolva bem e adicione um pouco de caldo de marisco (se optar por camarões inteiros aproveite a água de os cozer, se usar camarões descascados use 1 cubo de caldo de marisco juntamente com a água indicada). Tenha em atenção que, a água adicionada deverá ser apenas a suficiente para que o arroz fique cremoso. A melhor forma é ir adicionando o caldo de marisco, concha por concha, e à medida que ele vai pedindo mais, mexendo, sem parar, até o arroz ficar al dente. Neste momento acrescente os camarões que reservou e os coentros picados, envolva e deixe cozinhar.
Quando o arroz já estiver no ponto, desligue o lume, acrescente uma colher de sopa (rasa) de manteiga e sirva imediatamente.


Nota: Pode substituir o arroz arbóreo por arroz carolino.

Butterscotch Pudding











60g de manteiga (com ou sem sal)
180g de açúcar mascavo/mascavado (usei amarelo)
3/4 colher de chá de sal grosso (use apenas se a manteiga for sem sal)
3 colheres de sopa de amido de milho
625ml de leite
2 ovos grandes
2 colheres de chá de
Scotch whisky (usei Whyte & Mackay)
1 colheres de chá de essência de baunilha

 
Derreta a manteiga numa panela, adicione o açúcar mascavado e o sal (use apenas se a manteiga for sem sal), misture até que o açúcar fique mole e humedecido. Deixe caramelizar um pouco mexendo sempre. Retire do lume.
Num recipiente pequeno, misture o amido de milho com 1/4 do leite, usando uma vara de arames, até que não haja mais grumos e depois adicione os ovos. Mexa bem para incorporar.
Junte o leite restante, pouco a pouco, ao açúcar derretido, mexendo sempre. Adicione a mistura de amido de milho e envolva.
Coloque a panela novamente ao lume e espere que a mistura ferva, mexendo com frequência. Depois que começar a borbulhar, reduza a temperatura e deixe cozinhar por um minuto, mexendo sem parar, até que o pudim engrosse e fique com a consistência de um creme grosso.
Retire do lume
adicione o whisky e a essência de baunilha. Misture bem com a vara de arames.
Se ficar com a aparência meio "coalhada" ou com grumos, bata o pudim no liquidificador ou use a varinha mágica.
Verta o pudim em recipientes individuais (se pretender desenformar o pudim passe o recipiente por água fria antes de o usar), deixe arrefecer e só depois coloque no frigorifico, onde deve ficar por, pelo menos, quatro horas antes de servir. 
Na hora de servir decore com chantilly e/ou raspas de chocolate.




Adaptado de: Ripe For Dessert de David Lebovitz


Sumo de Maracujá Azul









O Maracujá azul (Passiflora Coerulea L.) deve o seu nome à cor terminal dos estames das suas flores. Este é o maracujá que mais se utiliza como ornamento, embora o seu fruto seja comestivel. O fruto é cor de laranja, pequeno e a polpa vermelho viva, embora saborosa e doce, esta é muito reduzida. 






3 colheres de sopa de polpa de maracujá azul
250ml de água
1 colher de sopa de açúcar




Num tachinho coloque ambos os ingredientes e mexa sempre até que a polpa desgrude das sementes. Quando já não houver polpa nas sementes e o açúcar estiver dissolvido apague o lume. Coe o sumo e leve ao frigorifico.
Sirva fresco.







Aveludado de Couve-Flor com Camarão









80g de manteiga
1 cebola
4 dentes de alho
500g de couve-flor
2 colheres de sopa de farinha
1,5 l de caldo de marisco (use a água de cozer o camarão ou 2 a 2.5 cubos de caldo de marisco)
200-250g de camarão
Sal e pimenta q.b.
1 ramo de salsa (para decorar)




Leve ao lume a manteiga, deixe derreter e junte a cebola e os dentes de alho, ambos picados. Quando a cebola estiver transparente adicione a couve-flor aos ramos e deixe refogar um pouco. Polvilhe com a farinha e envolva bem. Regue com o caldo de marisco, mexendo sempre para não criar grumos (se optar por camarões inteiros aproveite a água de os cozer, se usar camarões descascados use 2-2.5 cubos de caldo de marisco juntamente com 1,5 L de água).
Assim que levantar fervura, tempere com sal e pimenta e acrescente o camarão. Aguarde que cozinhe durante cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
Findo o tempo, retire o camarão e triture tudo o resto com a varinha-mágica até obter um creme homogéneo.
Rectifique os temperos e distribua a sopa pelos pratos de servir. Complemente com o camarão descascado e com a restante salsa.



Adaptado de: Revista Click in Gourmet





Frango à Paquistanesa










Conhecida por sua riqueza e sabor, a gastronomia paquistanesa é uma mistura de tradições culinárias das regiões do subcontinente indiano. Embora haja grandes variações de uma área para outra, os pratos da província de Sindh, e na região do Punjab são idênticos aos do norte da Índia devido à forte semelhança de cultura e etnia. 
Por tudo isto, a maioria dos pratos paquistaneses têm um tempero bem intenso e picante.







1 frango
1 kg de batatas em pedacinhos
1 colher de chá de alho moído/pó
1/2 colher de chá de piripiri em pó (ou a gosto)
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de pimentão-doce
1 colher de chá de cominhos
em pó
1 colher de chá de caril
1 colher de chá de gengibre em pó
2.5 dl de óleo de amendoim
1 colher de sopa de manteiga/margarina
2 colheres de sopa de
concentrado de tomate
1 cubo de caldo de galinha
Sal q.b.
 




Ligue o forno a 250ºC.
Corte o frango aos pedaços  pequenos, retire-lhe a pele e gorduras e tempere com sal grosso. Lave, descasque e corte as batatas em pedacinhos, tempere, também, com sal.
Num almofariz junte todos os especiarias e ervas aromáticas e pise muito bem com o pilão. Coloque num recipiente, junte os restantes ingredientes (excepto o frango e as batatas) e leve ao microondas durante 1 minuto para amolecer a manteiga e o cubo de caldo de carne. Mexa bem e reserve.
Coloque o frango e as batatas num tabuleiro de ir ao forno e verta o molho reservado sobre ambos, envolva bem.
Leve ao forno bastante quente até que tanto o frango como as batatas estejam assados.




Adaptado de: Desastres Culinários



Bacalhau Grelhado com Batata a Murro









4 postas de bacalhau
1kg de batatas pequeninas (com casca)
1 cabeça de alho
azeite q.b.
vinagre q.b.
sal q.b.





Comece por grelhar o bacalhau na brasa (que deves estar demolhado), quando já estiver cozinhado parta-o em pedaços. Num recipiente e servir coloque o bacalhau, os dentes de alho fatiados, azeite e vinagre (convém que fique com bastante molho). Deixe tomar gosto por 20 minutos.
Entretanto, lave muito bem as batatas (não as descasque), coloque-as no tabuleiro da coloche e tempere com uma mão cheia de sal (também pode usar o forno). Quando estiverem assadas, coloque-as sobre um pano e dê um murro em cada uma, para que esta abram.
Sirva as batatas regadas com o molho que se formou no bacalhau e acompanhe com uma salada mista.



Arroz de Açafrão






O arroz de/com açafrão é um prato feito com açafrão, arroz branco e, algumas vezes, caldo de vegetais. Este arroz é encontrado na gastronomia de muitos países da Ásia Ocidental, mas tem raízes mais profundas na Índia e Turquia (neste último é um doce chamado Zerde feito de arroz branco, açafrão, açúcar, água de rosas, pinhões torrados e pistácios picados).






1 chávena de arroz
2.5 chávenas de água
1/2 colher de café de açafrão em pó
sal q.b.




Leve a água ao lume, quando estiver a ferver deite o arroz, o sal e o açafrão, mexa com uma colher, tape o tacho e deixe cozer até ficar sem água. 



  

Gelatina de Melancia












330g de pedaços de melancia, aproximadamente (apenas a parte vermelha)
2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
3-4 folhas de gelatina vermelha




Coloque as folhas de gelatina dentro de um recipiente com água, deixe repousar por 10 minutos.
No liquidificador/picadora coloque pedaços de melancia (sem sementes) e triture bem até ficar líquido, vá juntando mais pedaços de melancia até obter 350ml de sumo. Coe e reserve..
Depois de bem coado, coloque o sumo  de melancia (apenas os 350ml) num tacho e leve ao lume juntamente com açúcar, mexendo sempre até que este último se dissolva.
Em seguida, esprema bem a gelatina, apague o lume e adicione-a ao sumo quente. Misture bem para incorporar. Verta para uma forma e leve ao frigorifico durante, pelo menos, 6 horas, ou de um dia para o outro. 
Desenforme e sirva.
 

Bavaroise de Amoras Silvestres











300g de amoras
350ml de água
2 claras
10 colheres de sopa (rasas) de açúcar
7 folhas de gelatina





Coloque as folhas de gelatina dentro de um recipiente com água, deixe repousar por 10 minutos.
Lave muito bem. as amoras e coloque-as no liquidificador/picadora juntamente com a água. Coe o sumo num passador fino e meça 700ml do líquido coado.
Com apenas 700ml de sumo de amora faz-se a gelatina, se obtiver mais não deve usar mais do que o indicado (ou, se não for suficiente acrescente mais água até fazer os 700ml). 
Depois de bem coado, coloque o sumo de amora num tacho e leve ao lume juntamente com açúcar, mexendo sempre até que este último se dissolva.
Em seguida, esprema bem a gelatina, apague o lume e adicione-a ao sumo quente. Misture bem para incorporar. Deixe arrefecer.
bata as claras em castelo firme e junte-as ao preparado anterior envolvendo-as, delicadamente, até obter um creme homogéneo.
Verta para uma forma e leve ao frigorifico durante, pelo menos, 6 horas, ou de um dia para o outro. Desenforme e sirva.



Sumo de Melancia













300g de polpa de melancia
50ml de água fresca
1-2 colheres (rasas) de açúcar
gelo picado q.b.




No liquidificador coloque a polpa de melancia sem sementes. Junte a água e o açúcar e desfaça tudo até obter um sumo homogéneo. Coloque em copos e sirva com gelo picado.




Torta de Ananás Encharcada









5 rodelas de ananás (de lata)
5 ovos
9 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha
Raspa da casca de 1/2 laranja (pequena)
1 copo de calda do ananás
Pedacinhos de ananás para decorar
1 palito de madeira




Coloque as rodelas de ananás na picadora/copo da varinha mágica e desfaça tudo até obter uma espécie de polpa.
Num recipiente coloque os ovos, a farinha, o açúcar e a raspa de laranja leve à batedeira por 1-2 minutos em velocidade média, junte a polpa de ananás que reservou e bata mais um pouco em velocidade alta.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e verta nele a massa da torta. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC por 25-35 minutos, aproximadamente (não deixe cozer demais, pois deve ficar húmida). 
Desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar e enrole. Coloque numa torteira, pique toda a superfície da torta (espete até ao fundo) com um palito de madeira e regue com a calda de ananás. Decore com pedaços de ananás e sirva cada fatia acompanhada de um pouco da calda que ficará na torteira.




Bifes de Caril Empanados














2 bifes de vaca
2 dentes de alho
1 folha de louro grande
1/2 a 1 colher de café de caril (depende do tamanho dos bifes)
0.5dl de vinho branco
1 ovo batido
farinha q.b.
pão ralado com ervas finas q.b.
sal q.b.
óleo de amendoim q.b. (para fritar)






Sobre uma tábua de madeira bata os bifes de vaca com um maço de cozinha, mas apenas levemente, isto fará com que se quebrem os veios da carne e esta fique mais macia.
Coloque os bifes num recipiente fundo e tempere-os com 2 dentes de alho em fatias, a folha de louro cortada a meio (retire o pauzinho central pois este é tóxico), o vinho branco, sal e caril. Envolva a mistura muito bem usando as mãos e tape o recipiente com película aderente, deixe marinar por 4-6 horas.
Após este tempo, retire os bifes da marinada e passe-os por farinha. Em seguida bata um ovo, mergulhe os bifes nele e passe-os pelo pão ralado de ervas finas (certifique-se que têm pão ralado suficiente para cobrir todo o bife). Leve-os a fritar em óleo de amendoim bem quente até dourarem de ambos os lados.
Sirva acompanhado de arroz basmati e salada mista.




Omelete de Queijo e Cebola









2 ovos
1 cebola pequena
50g de queijo ralado
oregãos q.b.
sal q.b.
óleo de amendoim q.b.




Bata os ovos com o auxilio de um garfo e tempere com sal. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente coloque um pouco de óleo de amendoim, deixe aquecer e junte a cebola cortada em pedacinhos. Quando esta alourar junte os os ovos, mexa com uma espátula e acrescente o queijo ralado. Polvilhe com oregãos secos e moídos. Quando já estiver lourinha por baixo, vire e cozinhe do outro lado. Sirva acompanhada de salada mista.



Salsichas com Couve Lombarda









4 salsichas frescas de porco
12 folhas de couve lombarda (as folhas mais claras são mais tenras)
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
450g de tomate pelado e picado (ou uma lata pequena de tomate)
500ml de caldo de carne (1.5 cubo de caldo de carne + 500ml de água morna)
1 dl de óleo de amendoim/azeite
0.5dl de vinho branco
bicarbonato de sódio q.b.
sal e pimenta q.b.
palitos de madeira/metal q.b.




Separar as folhas da couve e escolher as maiores e mais claras. Lave-as bem e corte parte mais grossa do talo de cada uma.
Numa panela alta com água a ferver, coloque as folhas de couve e um pouco de bicarbonato de sódio (este fará com que as folhas mantenham a cor) e deixe cozinhar 5-15 minutos depois de ferver (isto irá depender da rijeza da couve, o ideal será que fique quase cozido). Escorra-as e coloque-as sobre uma travessa/tabuleiro.Coloque três folhas de couve umas sobre as outras e, sobre estas, adicione a salsicha fresca. Enrole muito bem e prenda o rolo com palitos de madeira/metal, certificando-se que as pontas estão bem presas.
Num tacho largo, coloque o óleo de amendoim/azeite e a cebola e dentes de alho muito bem picados, deixe refogar um pouco até que a cebola fique translucida. Junte o tomate bem picado e o vinho branco e deixe cozinhar mais um pouco, mexendo ocasionalmente. Acrescente os rolos de couve e salsicha e acomode-os bem no tacho de forma a caberem todos, uns ao lado dos outros. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o caldo de carne, tape o tacho e deixe cozinhar por 30 minutos, aproximadamente, ou até a couve estar tenra (se for necessário acrescente mais água).
Sirva acompanhado de arroz branco e azeitonas.



Nota: Pode fazer esta receita usando salsicha de peru mas, para isso, deve usar cubos de caldo de galinha.



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/