Arroz Colorido














1 cebola
2 colheres de sopa de margarina/azeite
50 g de ervilhas 
50 g de cenoura em pedacinhos
50 g de milho doce
300 g de arroz basmati
6 dl de água quente
Sal e pimenta q.b.




  
Descasque e pique a cebola, refogue-a na margarina/azeite e junte as cenouras, as ervilhas e o milho. Deixe refogar 1-2 minutos e junte o arroz, deixando-o refogar um pouco. 
Regue com a água quente e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando, com o tacho tapado, durante cerca de 12 minutos. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. Decore com um ramo de salsa e sirva.
Este arroz fica muito bem se for servido com qualquer carne ou peixe, assados ou grelhados.



Bolachas Linzer















110 g de amêndoa inteiras (sem pele) 
260 g de farinha 
1/4 colher de chá de sal
227 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
85+50 g de açúcar branco (total de 135g)
1 colher de chá de essência de baunilha
2 gemas de ovo grandes (40g) 
Raspa de 1 limão pequeno (apenas parte amarela)
Açúcar em pó (para polvilhar) 
120 ml de compota de framboesa vermelha

2 cortadores de bolachas em forma coração, um grande e outro pequeno


Pré-aqueça o forno a 160ºC.

Coloque as amêndoas peladas e inteiras num tabuleiro de ir ao forno. Leve-as ao forno para torrar durante cerca de 8-10 minutos (ou até que doure). Retire do forno e, depois de frias, faça farinha das amêndoas, levando-as ao processador de alimentos (picadora) juntamente com 50g de açúcar. Reserve.
Numa tigela junte a farinha e o sal.
No recipiente da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar restante, bata em velocidade média/alta até formar um creme (aproximadamente 3 minutos). Junte a baunilha, as gemas, e a raspa de limão. Junte a farinha de amêndoa e bata mais um pouco. Por fim, adicione a mistura de farinha batendo apenas para incorporar. 
Divida a massa em duas partes iguais e forme dois rectângulos com cerca de 1,5 cm de espessura. Envolva os dois rectângulos de massa em película aderente e leve ao frigorífico até ficar firme (cerca de 4-6 horas ou de um dia para o outro).
Quando a massa já estiver sólida o suficiente para se manuseada, forre dois tabuleiros com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.
Pré-aqueça o forno a 175ºC .
Retire um rectângulo de massa do frigorífico. Sobre uma superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com o rolo até que fique com 1 cm de espessura. Usando um cortador de bolachas com forma de coração com 5 a 7,5 cm de diâmetro, corte a massa.  
Coloque as bolachas no tabuleiro com, aproximadamente, 2cm de distância.
Retire o outro rectângulo de massa do frigorífico e nele use o cortador grande e depois, nas bolachas que formar, use um cortador de biscoitos menor para cortar os centros. Pode usar os corações que sobrarem do centro e cozinha-los ou junte toda esta massa e faça mais bolachas maiores, isto porque irá fazer umas espécie de "sandwich" com as duas partes, sendo que a última terá uma abertura em forma de coração. Deve ter atenção para fazer o mesmo número de bolachas tanto com abertura ao centro como sem ela.
Leve as bolachas ao forno por 10- 14 minutos ou até que estejam levemente douradas.
Retire do forno e coloque sobre uma grade para arrefecer.
Entretanto, prepare a geleia, para isso deve colocar a compota de framboesa numa pequena panela e leva-la ao lume para aquecer um pouco. Mexa sempre e quando a compota derreter e se assemelhar a uma geleia homogénea está pronta. Deixe arrefecer um pouco.


Para montar as bolachas: 
Coloque a bolachas que não tem buraco ao centro sobre uma superfície lisa. Sobre ela espalhe um pouco de geleia de framboesa. E, por fim, coloque a bolacha com abertura, pressione um pouco e deixe secar.



Nota: Para armazenar as bolachas durante vários dias não deve monta-las, ou seja não coloque logo a geleia. E guarde-as em frascos hermeticamente fechados. 
No entanto, pode recheá-las e guardá-las em caixas herméticas guardadas no frigorífico. Mas o melhor é monta-las no mesmo dia em que as servir para as manter crocantes.

Nota: Rende cerca de 20 bolachas recheadas com 5cm.


Adaptado de: Joy of Baking


Panna Cotta de Chocolate Branco com Coulis de Frutos Silvestres













Panna Cotta:
400 ml natas
250 ml leite
200 g chocolate branco
4 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá essência de baunilha


Coulis de Frutos Silvestres:
200 g de frutos silvestres congelados
50 g de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão
Frutos silvestres congelados q.b. (para decorar/acompanhar)



Panna Cotta:
Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água e aguarde 15 minutos para que hidratem e amoleçam.
Num tacho, coloque as natas, o leite, a essência de baunilha e o açúcar. Mexa bem com uma vara de arames. Leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume, esprema bem as folhas de gelatina e adicione-as ao preparado, envolvendo bem com a vara de arames para que se dissolvam completamente. 
Adicione o chocolate branco, partido em pedacinhos, e mexa para que este derreta completamente (se for necessário leve mais um pouco ao lume). Quando obtiver uma mistura homogénea, verta-a para uma forma (molhe-a bem no exacto momento em que a for encher com a panna cotta, isto ajudará a desenformar melhor). 
Leve ao frigorífico durante 6 horas, ou de um dia para o outro. 
Desenforme com cuidado (coloque a parte inferior da forma em água quente e, com uma faca, desenforme com cuidado). Cubra a panna cotta com o coulis de frutos silvestres e decore com alguns destes frutos. Mantenha no frigorífico até ao momento de servir. 


Coulis de Frutos Silvestres:
Num tachinho coloque a mistura de frutos silvestres congelados, junte o açúcar e o sumo de limão. Envolva bem e leve a lume brando durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Passe este preparado pela varinha mágica/picadora, envolva bem e deixe arrefecer completamente antes de usar.




Red Velvet Cake (Bolo Veludo Vermelho)













Massa:

250 g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de sal
15 g de cacau (sem açúcar adicionado)
113 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente 
300 g de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de chá de extracto/essência de baunilha
240 ml de buttermilk* (junte 1.5 c.sopa de sumo de limão a 235ml de leite)
4-5 colheres de sopa de corante alimentar vermelho
1 colher de chá vinagre de cidra
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Recheio e Cobertura:
100 g de queijo creme 
100 g de mascarpone 
500 ml de natas
1 colher de sobremesa de sumo de limão
150 g de açúcar



Massa:
Se optar por fazer o buttermilk em casa: junte 1.5 c.sopa de sumo de limão a 235ml de leite e aguarde 15 minutos. 
Unte uma forma de 22 cm de diâmetro e forre o fundo da formas com papel vegetal. Reserve.
Numa tigela misture a farinha, o sal e o cacau. Reserve.
Junte o corante com o buttermilk. Reserve.
Ligue o forno a 175ºC.
Com a batedeira eléctrica bata a manteiga até ficar suave, adicione o açúcar e bata até ficar uma massa fofa (2-3m). Adicione os ovos, um de cada vez, e batendo bem após cada adição (raspe bem as bordas do recipiente para não ficar nada de fora). Junte a baunilha e bata para incorporar. Reduza a velocidade da batedeira e misture, alternadamente, o buttermilk e a mistura da farinha, em 3 adições começando e terminando na farinha.
Numa tigela pequena adicione o vinagre com o bicarbonato de sódio, deixe a mistura reagir (fazendo espuma) e, muito rapidamente, envolva-a na massa do bolo.
Com alguma rapidez, coloque a massa na formas, alise a massa com uma espátula e leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos (faça o teste do palito).
Quando estiver cozinhado, retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer na forma. Corte o bolo a meio (ou em 3 partes iguais) usando uma faca de serrilha grande e quando este já estiver completamente frio. Leve as partes do bolo ao frigorífico enquanto prepara a cobertura (envolva com película aderente).
Coloque o recheio e a cobertura no bolo. Decore a gosto e leve ao frigorífico até ao momento de servir.


Recheio e Cobertura:
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar. 
Coloque ambos os queijos em temperatura ambiente.
Bata as natas com o sumo de limão até obter um chantilly espesso. Junte o açúcar e bata mais um pouco (1-2 minutos). 
Junte os queijos, esmague-os com um garfo e bata bem com o mesmo para obter um creme. Junte a mistura de queijo ao chantilly e envolva muito bem.



*Buttermilk: pode usá-lo de compra ou fazê-lo em casa, para isso basta juntar 1.5 c.sopa de sumo de limão a 235ml de leite e aguardar 15 minutos. 


Adaptado de: Joy of baking



Mousse de Chocolate com Menta












100 g de chocolate negro com aroma de menta
3 ovos grandes (gemas e claras separadas)
25 g de manteiga
45 g de açúcar
25 ml de leite
1.5 folha de gelatina neutra


Separe gemas de claras, reserve-as separadamente e em temperatura ambiente.
Coloque a folha e meia de gelatina num recipiente com água, demolhando-a por 10 minutos.
Parta o chocolate em pedaços, coloque-os num recipiente juntamente com a manteiga e leve a derreter em banho-maria ou ao microondas. 
À parte bata, com uma vara de arames, as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso. A este preparado, junte, aos poucos, o chocolate derretido com a manteiga. Mexa bem para incorporar.
Ferva o leite num recipiente pequeno. Esprema bem a gelatina para sair toda a água e adicione-a ao leite quente. Mexa bem para que se dissolva completamente (se for necessário leve ao lume um bocadinho). 
Junte este preparado à mistura de chocolate, mexendo para envolver.
Por fim, bata as claras em castelo bem firme e adicione-as ao preparado anterior, envolvendo-as delicadamente até obter uma mistura homogénea. Coloque numa taça grande ou em tacinhas individuais.
Leve ao frio durante 4-5 horas e sirva.


Nota: Rende 4 taças pequenas.

Creme de Castanhas e Batata










500 g de batatas
250 g de castanhas descascadas
1.5 L de água
Pimenta branca q.b.
Sal q.b.


Leve a água ao lume com um pouco de sal e, quando ferver, junte as batatas em pequenos pedaços e as castanhas descascadas. Em lume médio/alto aguarde que as batatas cozam, mexendo ocasionalmente. tempere com um pouco de pimenta branca. Quando as batatas estiverem cozidas, use a varinha mágica e reduza o preparado a puré. Neste momento deve verificar a consistência da sopa e se considerar esta muito espessa acrescente mais um pouco de água ou se achar que está demasiado líquida adicione um pouco de amido de milho. Após a consistência estar do seu agrado, rectifique o sal e a pimenta branca e deixe cozinhar mais uns minutos.


Molotof de Baunilha










6 claras (cerca de 200g)
140 g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
Manteiga para untar q.b. (tem de ser mesmo manteiga ou não saberá igual)
Açúcar para polvilhar q.b.


Unte, muito bem, uma forma de buraco com manteiga (tem de ser mesmo manteiga ou não saberá igual) e polvi-lhe, abundantemente, com açúcar.
Coloque as claras num recipiente e bata-as em castelo bem firme (vire o recipiente onde tem as claras ao contrário e se estas não escorrerem é porque estão bem batidas), adicione o açúcar, uma colher de cada vez, batendo bem entre cada adição. No final, junte a essência de baunilha e bata mais um pouco.
Pré-aqueça o forno a 200ºC .
Deite a mistura na forma, colherada a colherada, pressionando bastante as claras e batendo com a forma para que não fiquem bolhas de ar no interior da massa. Leve ao forno e deixe cozer durante 10 minutos.
No fim deste tempo, desligue o forno e deixe lá o molotof até que este arrefeça. Após arrefecer pode desenformar.




Bolo de Chocolate com Amêndoa e Chantilly















Massa:
200g de chocolate negro (para culinária)
5 ovos (gemas e claras separadas)
150g de açúcar
100g de manteiga
75g de farinha 
100g de amêndoa moída (em farinha)
1 colher de café de fermento em pó

Recheio e cobertura:
400ml de natas
10 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão



Massa:
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de fundo/aro removível de 22/23cm de diâmetro. Reserve.
 Derreta a manteiga juntamente com o chocolate partido em banho-maria, mexendo bem para incorporar Deixe arrefecer.
Bata as gemas com o açúcar usando a batedeira em velocidade elevada. Junte a misture de chocolate a este preparado. Junte a farinha, a amêndoa moída e o fermento.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata as claras em castelo e envolva-as, delicadamente, e até obter uma massa uniforme. Coloque a massa na forma eleve ao forno durante 50-60 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito). retire do forno, deixe arrefecer e desenforme. Corte o bolo a meio usando uma faca de serilha, recheie e cubra com o chantilly. Decore a gosto.


Recheio e cobertura:
Coloque as natas 20 minutos no congelador antes de as usar pois será mais fácil de as bater.
Bata as natas juntamente com o sumo de limão e o açúcar até obter um chantilly firme.


Adaptado de: Nestlé

Corações de Merengue















Lembrei-me de fazer algo doce para este dia, já tão doce, que se aproxima. 
Mas o que fazer? Queria algo diferente, delicado, frágil e deliciosamente doce...
E foi assim que surgiram estes docinhos de merengue que representam muito bem o coração de muitas pessoas...pois eles são duros à primeira vista... mas ao primeiro toque... desfazem-se em doçura e cremosidade.
Feliz Dia dos Namorados!




125g de claras (cerca de 4)
200 g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de corante alimentar vermelho


Coloque uma  folha de papel vegetal num tabuleiro largo. Com um lápis desenhe corações de vários tamanhos e deixando 2cm entre cada um (eu usei cortadores de biscoito como molde). Reserve.
 Numa tigela, junte as claras com o açúcar, o corante e a baunilha, envolva bem com uma vara de arames. Sobre o lume coloque um tacho largo com água e quando esta ferver coloque o recipiente com as claras em "banho maria". E mantenha-o dentro de água, mexendo sempre a mistura de claras,  até que esta se encontre morna e o açúcar pareça estar completamente dissolvido. Nessa altura retire logo o recipiente do "banho maria" e bata com a batedeira eléctrica até ficar um creme bem firme (para ter certeza que está no ponto deve virar o recipiente ao contrário e se o creme nem se mover é porque está pronto).
Ligue o forno a 150ºC.
Coloque o creme dentro de um saco/seringa de pasteleiro com boquilha lisa. Contorne e/ou encha os corações que desenhou no papel vegetal, alise o merengue com uma espátula. 
Leve ao forno pré-aquecido durante 20 minutos (nesta altura eles devem encontrar-se com a camada superficial um pouco rija). Retire-os do forno e aguarde que arrefeçam antes de os retirar do papel vegetal com extremo cuidado, pois são muito frágeis. 

Muffins de Limão com Pedaços de Chocolate Branco















375g de farinha com fermento
125g de açúcar
200g de chocolate branco picado (pedaços médios)
2 ovos
375ml de leite
2 colheres de chá de raspa de limão
160g de manteiga (derretida)
50g de amêndoa laminada


Pré aqueça o forno a 210ºC.
Prepare 12 formas de muffins (de 125ml) untando-as com margarina derretida e polvilhando-as com farinha. Coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno, reserve.
Parta o chocolate branco em pedaços médios, reserve.
Coloque a farinha num recipiente largo, junte o açúcar e o chocolate picado, misture bem e faça um buraco/cova no centro.
À parte, bata os ovos com o leite e a raspa de limão. Verta esta mistura na cavidade dos ingredientes sólidos. Junte a manteiga derretida e, com uma colher de metal, mexa até que tudo esteja bem misturado. Não bata demasiado a massa, pois este deve ter uma textura grumosa.
Coloque a massa nas formas preenchendo apenas ¾ da sua capacidade. Espalhe a amêndoa laminada pela superfície dos muffins, pressionando suavemente para que se fixem.
Leve ao forno por 15-20 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 5 minutos, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.



Nota: Rende12 Muffins grandes, usando formas de 125ml.
Adaptado de: Muffins - Le Cordon Bleu

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/