Bagels com Paio York e Queijo Gourmet


















Guarnição para 6 Bagels:
1 alface frisada
2 embalagens de queijo flamengo gourmet Terra Nostra
200 g de paio york (usei da marca Beira Lamego)

Massa-mãe:
200g de farinha
25g de fermento biológico fresco (usei (11g) de fermento de padeiro seco fermipan da Sodifer)
100g de água morna

Massa:
550g de farinha
20g de mel (usei o mel Mel Serra de Portel)
250g de água
10g de sal (usei o sal marinho Marnoto)

Outros:
Bicarbonato de sódio
Sementes de sésamo (usei as sementes de sésamo douradas da Margão)
Sementes de linhaça



Quando prontos e ainda mornos, abra cada um dos bagels com cuidado para que as sementes não se soltem. Na fatia inferior do bagel, faça uma boa camada com queijo gourmet e acrescente diversas fatias de paio york. 
Por fim, adicione uma folha de alface e cubra com a outra parte do pão.

Massa-mãe:
Amorne a água e junte-lhe o fermento para que se dissolva. Mexa e junte-lhe a farinha. Amasse e sove por alguns minutos até formar uma massa bem firme. Forme uma bola e coloque-a num recipiente coberto com um pano em ambiente morno. Deixe levedar durante 2 horas.

Massa:
Misture os restantes ingredientes da massa à massa-mãe, sovando e amassando bem numa superfície que não deve ser enfarinhada (pois a massa não deve levar mais farinha). Vá amassando até que a massa fique uniforme e elástica (ela será bem firme e seca). Forme uma bola, cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos . 
Após este tempo, divida a massa em pedaços de 80g (cerca de 12-14). Forme com cada pedaço uma bola. Com a ponta do rolo da massa, pressione a bola no centro, fazendo-lhe um furo. Role-o para suavizar as beiradas do furo. Deixe o furo mais aberto do que você gostaria, para evitar que ele se feche quando a massa crescer. Coloque cada um deles sobre um tabuleiro forrado com um pano e cubra-os com um pano ligeiramente húmido. Deixe fermentar uma última vez durante 30 minutos a 1 hora, até que dobrem de tamanho.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 240ºC e unte 2 tabuleiros com margarina e polvilhe-os com farinha. Reserve.
Quando os bagels acabarem de levedar coloque uma panela ao lume, assim que a água ferver junte-lhe 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por cada litro de água adicionado. Coloque quantos bagels couberem na panela de água fervente e deixe que cozinhem por 30 segundos. Vire-os com uma escumadeira e cozinhe por mais 30 segundos (eles irão flutuar à superfície da água quando estiverem no ponto).
Retire os bagels da água e coloque-os sobre um pano e nesse exacto momento polvilhe-os com as sementes para que estas colem.
Coloque os bagels nos tabuleiros, com algum espaço entre cada um e com as sementes para cima. Leve ao forno por 10 minutos, até que estejam levemente dourados. 
Retire do forno e deixe que arrefeçam sobre uma grade.





Para acompanhar este pão, recomendo:



São Domingos - Tinto Bairrada D.O.C. 2011
Caves do Solar de São Domingos




Castas: Baga (40%), Touriga-Nacional (30%) e Tinta-Roriz (30%).

Notas de prova:
Aroma focado na fruta de boa qualidade, evidenciando notas elegantes de especiarias e chocolate. Bela presença na boca, com taninos aveludados, revelando requinte e persistência.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste pão.

O meu muito obrigada à Beira Lamego,Terra Nostra, Margão, Sodifer, Necton Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/