Bacalhau Assado com Migas de Broa e Espargos



















2 postas de bacalhau (usei o bacalhau demolhado ultracongelado da Bacalhau Dias)
4 dente de alho
1 cebola pequena
1 pitada de pimenta da Margão
Azeite q.b. (usei o azeite biológico virgem extra da marca Acushla)


Migas:
60 g de bacon extra da Sicarze
300 g de espargos verdes
600 ml de caldo de galinha
2 tomates secos (usei da marca Ponti)
1 fio de azeite
200 g de miolo de broa de milho
Vinagre q.b. (usei o vinagre de tomate do Ribatejo da Paladin)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)



Comece por regar o fundo de um refratário com azeite e adicione-lhe a cebola em rodelas e os dentes de alho laminados. Tempere com um pouco de sal, adicione as postas de bacalhau, salpique-lhe um pouco de pimenta e regue com azeite. Leve a assar, em forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 20-30 minutos. Durante este tempo deve ir regando o bacalhau com o molho.

Enquanto isto, prepare as migas começando por eliminar a parte mais dura do espargo, para tal deve dobrar o espargo até este se partir. A parte que deve aproveitar é a que tem o espigo enquanto que pode usar a outra extremidade para preparar uma sopa. Pele os espargos, raspando a película brilhante que os envolve, mantendo intacta a parte espigada. 
Aqueça o caldo de galinha e, quando ferver, adicione-lhe os espargos. Deixe cozer até estarem tenros, mas ainda crocantes (al dente). Retire os espargos, corte-os em pedaços pequenos e reserve o caldo da cozedura.
Aqueça azeite numa frigideira e junte-lhe o bacon em pedacinhos, deixando-o fritar um pouco. Acrescente o tomate seco também em pedacinhos e o miolo de broa bem esfarelado. Mexa com uma colher de pau até a broa absorver toda a gordura. Junte os espargos e vá adicionando o caldo da cozedura, a pouco e pouco, mexendo sempre até as migas estarem na consistência pretendida.
Borrife com um pouco de vinagre e misture bem.
Sirva o bacalhau acompanho das migas.




Para acompanhar este prato, recomendo:


Vinhão - Grande Escolha
Adega Ponte da Barca 

Castas: Vinhão
Região: Vinhos Verdes

É um vinho verde obtido exclusivamente a partir da rigorosa seleção da mais ilustre casta tinta da região - Vinhão.
 Com uma cor intensa e aroma a frutos vermelhos, tem um passado milenar e dispõe de características invulgares o que faz dele um vinho da modernidade pela sua polivalência gastronómica, sendo considerado um ex-libris na região. 

Este é um vinho excelente para o acompanhamento de pratos muito variados, entre outros pratos de carne, principalmente grelhados e assados.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Bacalhau DiasNobreMcCainMargão, Marnoto e Adega Ponte da Barca pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







2 comentários:

  1. Gosto tanto de bacalhau! É o peixe preferido cá de casa! Mas nunca comi com migas e essas tem um aspecto tão mas tão bom!

    ResponderEliminar
  2. Que dica maravilhosa, adorei. Junto com essa belíssima apresentação tudo fica divino.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/