Caracóis à Portuguesa












1 kg de caracóis
60 g chouriço extra Sicarze - disponível no Intermarché e Comércio Tradicional
50 g de  bacon extra em pedaços da Sicarze - disponível no Intermarché e Comércio Tradicional
1 cebola média
4 dentes de alho
1 folha de louro, grande
1/2 cubo de caldo de carne
50 ml de azeite
2 c. sopa de oregãos Margão
1 haste de tomilho fresco
Molho de piri piri q.b. (usei o molho de piripiri Sacana com alho e louro da Paladin)
Sal marinho Marnoto q.b.


Comece por lavar os caracóis, em várias águas, esfregando-os com sal grosso, para perderem toda a baba. Depois de limpos, coloque-os numa panela e cubra-os com água fria, tape e aguarde 30 minutos (neste tempo eles começarão a sair da casca).
Leve a lume muito brando e deixe levantar fervura com a panela tapada (por 10-15 minutos). Quando começar a aparecer espuma, à superfície da água, deve retira-la com a ajuda de uma escumadeira.
Quando ferver, acrescente os dentes de alho esmagados, o caldo de carne, o louro, a cebola em gomos, os oregãos e o tomilho. Tempere com sal e molho de piripiri. Por fim, acrescente o chouriço e o bacon cortados em cubinhos. Regue com o azeite, tape novamente a panela e deixe ferver. Deixe-os cozer, durante, cerca de, 40 minutos a 1 hora. Depois de estarem cozidos, retifique os temperos e apague o lume, Deixe-os repousar um pouco, antes de servir, para que possam adquirir mais sabor.





Para acompanhar este prato, recomendo:

Espumante Bruto - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Arinto e Avesso
Classificação: V.E.Q.P.R.D.

Processo de vinificação: Obtido pelo método Clássico de fermentação em garrafa trata-se de um Espumante bruto, que teve por base Vinho Verde Branco, elaborado a partir das castas Avesso e Arinto.
Notas de Prova: Apresenta uma cor palha aberto, com aromas frutados e uma complexidade muito agradável . A bolha fina e persistente é outra das características de qualidade deste Espumante.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Sicarze, Paladin, Margão, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/