Chamuças no Forno














500 g de vazia de vitela (usei a carne do Alentejo alimentada a bolota do Solar da Giesteira (compre aqui)
1 fio de azeite
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 c. sopa de manteiga Terra Nostra
3 c. sopa de coco ralado
1 embalagem de coco tostado doce Origens Bio
1/2 couve coração
1/2 c. chá de açafrão em pó Margão
1/2 c. chá de cominhos em pó Margão
1 pitada de pimenta branca  Margão
1/4 c. chá de flocos de piripiri
1/2 c. chá de cardamomo verde moído (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
40 ml de vinho branco
1/2 c. sopa de coentros, picados, frescos e biológicos Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
Flor de sal Marnoto
8-10 folhas de massa filo
Manteiga q.b.



Comece por aquecer um fio de azeite e junte-lhe a carne, previamente picada, e deixe-a adquirir cor. Acrescente os cominhos, o cardamomo, o piripiri, o açafrão, o sal e a pimenta. Cozinhe por 10 minutos e adicione a manteiga, o coco ralado e os flocos de coco partidos em pedaços pequenos. Cozinhe por 3 minutos, em lume baixo, e regue com o vinho branco. Deixe-o evaporar e acrescente a cebola, os dentes de alho e a couve coração, ambos picados. Regue com um pouco de água e deixe cozinhar até que os legumes se encontrem cozinhados. Retifique os temperos.
Enquanto isto, pincele uma folha de massa filo com manteiga e coloque por cima uma outra folha, colando-as bem. Corte o retangulo de massa em 3 tiras compridas de tamanho igual, repetindo o mesmo procedimento com as restantes folhas de massa.
Estenda uma tira de massa e, numa das pontas, dobre um triângulo, levando a ponta da massa de um lado ao outro da sua largura. Ao colocar a massa na posição original irá ver que a marca formada divide a extremidade da tira da massa em duas partes, em dois triângulos. Preencha o segundo triângulo com o recheio preparado e cubra com o primeiro triângulo que formou. Pincele a massa com manteiga e continue a dobrar a massa sempre em triângulos e pincelando com manteiga (este processo é idêntico à forma de dobrar sacos de plástico). Quando chegar ao fim da massa, insira a ponta da mesma na massa já dobrada para que a chamuça nãos e abra.
Coloque as chamuças num tabuleiro de forno, pincele-as com um pouco de manteiga e leve ao forno, previamente aquecido, a 180ºC, durante 15 minutos ou até dourarem.





Para acompanhar este prato, recomendo:


Pontual Reserva
Pontual Wines

Tinto

Denominação: Vinho Regional Alentejano
Ano: 2013
Castas: Alicante Bouschet 80%, Touriga Nacional 10%, Syrah 10%

Cor granada com profundidade, aroma a frutos vermelhos e notas balsâmicas muito elegantes. Na boca persistem frutos vermelhos, acidez bem balanceada com os taninos redondos, terminando fino e elegante.

Aging: 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. 




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da GiesteiraTerra NostraGlood, Origens Bio, Margão, Aroma Alentejo, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.












1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/