Korma de Borrego












600 g de borrego (em cubos, sem osso) FRANCISGOOD
1 cebola grande
Sal (usei a flor de sal Marnoto)
1 flor de anis Margão
2 c. sopa de óleo de amendoim
400 ml de leite de coco Koala
200 ml de natas
1 c. chá de garam masala (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
75 g de iogurte natural
2 c. sopa de caju cru NutVitae (compre aqui)
2 c. sopa de amêndoas NutVitae (compre aqui)
Coentros biológicos, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)

Pasta:
3 dentes de alho
1 c. chá de açafrão em pó Margão
1 c. chá de sementes de coentros móidas 
1 c. chá de cominhos em pó Margão
1 c. chá de gengibre moído Margão
1/4 c. chá de canela moída Margão
3 cardamomos Margão
1 malagueta
2 c. sopa de água

Arroz aromático:
200 g de arroz Bom Sucesso
400 g de água
1 cardamomo
Sal q.b.

Caçarola de Indução com asas 28cm Crafond (compre aqui)


Comece por fazer uma pasta com as especiarias, misturando-as todas e juntando a água. Triture bem com a varinha mágica, ou no almofariz, e reserve.
Aqueça o óleo de amendoim e adicione-lhe a cebola bem picada, em lume reduzido. Acrescente uma flor de anis, deixe que liberte o seu aroma até que a cebola se encontre translucida.Junte a pasta de especiarias, mexa e deixe cozinhar durante 2 minutos.
Acrescente a carne, aloure-a de ambos os lados, tempere com sal e regue com o leite de coco e 250ml de água e deixe cozinhar durante 15 minutos.
Misture as natas com o iogurte, mexa bem, e junte tudo ao tacho, envolvendo muito bem. Aumente a chama até que o molho comece a borbulhar e deixe-o ferver por 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
Finalmente, acrescente o garam masala, misture bem e deixe cozer por mais 2 minutos, tornando a mexer. Retifique os temperos e cozinhe mais um pouco para o molho espessar ligeiramente.
Enquanto isto, coloque os cajus, cortados em pedaços médios, e as amêndoas laminadas numa frigideira sem adição de gordura e torre-os ligeiramente. Junte-os ao borrego e envolva.Ao mesmo tempo, leve a água ao lume temperada com sal e o cardamomo verde. Quando ferver acrescente o arroz e tape. Mexa ocasionalmente, e deixe cozer, em lume brando, durante, aproximadamente, 10 minutos. 
Sirva o korma de borrego sobre o arroz e polvilho com coentros picados.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/



O meu muito obrigada à  FRANCISGOOD, Glood, NutVitae, Bom Sucesso, Aroma Alentejo, Margão, Marnoto Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.