Fideuà














Fideuà é um prato de origem catalã que nasceu aquando de uma viagem maritima na Gandia (provincia de Valência) no ano de 1925. Costa que, marinheiros se fizeram ao mar e que, na hora da refeição, pretendiam saborear uma paelha quando perceberam que não havia arroz a bordo...sem mais opções, decidiram confecciona-la com massa.




500g de massa esparguete
1200ml de caldo de peixe
2 filetes de tamboril
12 camarões grandes
150g de camarão descascado
300g de choquinhos limpos
400g de tomate pelado e reduzido a puré
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de pimentão doce
Sal, pimenta branca e piripiri em pó q.b.


Lave os choquinhos e corte-os em pedaços, corte o tamboril em pedaços e retire as antenas aos camarões. Reserve ambos.
Pique a cebola juntamente com o alho e aqueça o caldo de peixe (que deve fazer juntando 2 cubos de caldo de peixe a 1.2 litro de água). Reserve.
Num tacho, adicione o azeite e aloure os pedaços de tamboril de ambos os lados. Retire-os para um prato e reserve. Adicione ao azeite o alho e cebola picados e refogue-os durante 3-4 minutos. Junte o tomate e deixe cozinhar até obter um molho (6-7m). Junte o choco, aumente o lume, e deixe refogar por 3 minutos. Acrescente a massa e o caldo de peixe quente. Envolva, tempere com pimentão-doce, pimenta e piripiri.  Adicione o tamboril e o camarão inteiro e o descascado, baixe o lume, tape o tacho e deixe cozinhar até que a massa esteja no ponto (junte mais água quente se for necessário). Rectifique o sal e sirva.



Bastante adaptado de: Revista Men's Health




Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/